22/09/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
1ª etapa:
Despertando o desejo de pesquisar...
O trabalho será iniciado disponibilizando-se o gif Animated Flower para os alunos inserirem em uma produção textual em duplas, no laboratório de informática da escola. Os alunos devem ser orientados a produzirem um texto informativo sobre o tema que a animação disponibilizada ilustra.
Em seguida os textos podem ser socializados. O grupo deve ser motivado a pensar sobre ciclos de desenvolvimento existentes na natureza. Propõe-se então uma pesquisa sobre ciclos de vida, suscitando uma conversa sobre rãs e borboletas. Registra-se em texto coletivo o que já sabem sobre o ciclo de vida desses animais. Propõe-se, assim, que formem grupos, escolham se desejam pesquisar sobre rãs ou sobre borboletas e busquem informações sobre as etapas de desenvolvimento do animal escolhido em livros e revistas sobre o assunto, bem como na Internet. Os alunos devem ser orientados a selecionarem as informações no material coletado e sintetizá-las, lembrando que devem citar as fontes. As informações encontradas devem ser discutidas e comparadas na aula seguinte.
2ª etapa:
Usando a observação como estratégia de pesquisa...
Para promover a observação direta como meio de pesquisa, o professor pode levar para a sala de aula um aquário com alguns girinos e outro com uma lagarta para observação. No caso da lagarta é necessário manter folhas frescas da planta onde foi encontrada. Os girinos podem ser alimentados com "ração de fundo" para aquários. Ao longo do ciclo de desenvolvimento do animal, orientar que os alunos registrem as transformações observadas por meio de fotos e, ou, desenhos. Por exemplo, os grupos que observarem os girinos vão anotar as modificações observadas em cada semana: coloração, aparecimento de patas, modificação da boca, redução da cauda, etc., acompanhando cada estágio de desenvolvimento.
3ª etapa:
Organizando as informações pesquisadas...
Usando o laboratório de informática da escola, o professor orientará a escrita em grupos de um texto informativo com os aspectos pesquisados e observados. Para complementar , cada grupo deverá selecionar os desenhos ou fotos que usarão para produzir uma animação, tal como a apresentada no início do trabalho.
As imagens devem ser organizadas em pastas digitais: cada grupo deverá criar sua pasta, baixar as fotos ou digitalizar os desenhos usando um scaner e salvar as imagens em formato jpg. É importante orientar que as imagens podem ser nomeadas usando-se referencia numérica de acordo com a ordem do processo de desenvolvimento. A animação pode ser produzida em PowerPoint, utilizando a seqüência de imagens em cada slide e programando o tempo na transição de cada um deles. Pode-se também usar um softaware chamado Animator 9.
Após baixar o Animator 9 pela Internet, deve-se clicar sobre o atalho que aparece dentro da pasta onde foi salvo. Na página que aparece, deve-se clicar sobre o botão "Stich"
Em seguida, basta procurar as imagens desejadas nas pastas, selecioná-las e clicar em "done"
Em seguida, nomeia-se o projeto e o salva. Para ver a animação, basta clicar em play. Clicando em “frame delay”, é possível controlar a velocidade.
Para inserir a produção em Animator no PowerPoint, basta clicar em inserir - filmes e sons - filme do arquivo e localizar a pasta do trabalho do grupo. Em seguida, selecionar arquivos do tipo: "todos os arquivos", aparecendo "animate".
O professor deve ajudar os grupos a organizarem-se em um trabalho colaborativo, dividindo papéis e responsabilidades na produção.
Com o auxílio do projetor multimídia, cada grupo poderá compartilhar sua animação para a turma.
Um observação importante é que, após a observação do desenvolvimento, os animais devem ser soltos no local onde foram retirados em sua fase inicial.
Nome | Tipo |
---|---|
Animated flower | Imagem |
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei bastante da sugestão de aula é por ai que conseguimos inserir as tecnologias nos conteudos curriculares. Parabéns! Profª Elane Candida. De: Profª Maria do Carmo.