05/10/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
A importância do zero num sistema posicional como o nosso e a sua não necessidade num sistema não posicional como o dos egípcios.
- Sistema de numeração decimal. Ordens, classes, valor posicional dos algarismos.
- Símbolos utilizados pelos egípcios em sua numeração-(Aula”A numeração egípcia e seus símbolos)”.
1° momento:
Corrida dos símbolos egípcios – Os símbolos utilizados na numeração egípcia serão relembrados a partir de uma brincadeira.
Material: 7 sacos de papel pardo tamanho que caiba a cabeça de uma criança. Cada saco terá na sua frente um símbolo egípcio.
Exemplo:
Após apresentar os símbolos recordando-os, o professor colocará os sacos no chão, à frente da turma.
A turma posiciona-se, no chão, em 2 filas.
O professor fala a quantidade. Exemplo: 10. As primeiras crianças das filas deverão correr e vestir o “saco” certo.
A atividade deverá ser repetida tantas vezes forem necessárias para que todos os alunos participem.
2° momento:
Com a turma dividida em grupos de 4 ou 5, o professor apresentará a representação de algumas quantidades, numa folha de papel pardo ou cartolina, utilizando a numeração egípcia e orientará a observação dos grupos com algumas perguntas:
1) O que há de comum entre a numeração egípcia e a nossa quanto ao agrupamento?
(O professor espera que os alunos notem que também utilizavam a base 10-sistema decimal).
2) O que há de diferente entre os símbolos utilizados por eles e os nossos?
(Os alunos deverão apontar a diferença entre os desenhos e os algarismos indo-arábicos).
3) Como representamos numericamente dezessete lápis? E setenta e um lápis?
Como os egípcios representavam estas mesmas quantidades?
Que diferença existe nas representações?
(Os alunos deverão perceber a posição dos símbolos, importante no nosso sistema que é posicional, e sem qualquer importância no sistema egípcio que não é posicional).
4) Observem a terceira representação com cuidado. O que está faltando?
Por que isto acontece?
(Os alunos deverão apontar a falta do zero e, refletindo sobre um sistema não posicional, perceber a não necessidade desse algarismo em sua numeração).
5) Observem a quarta representação. Com quantos algarismos representaríamos esta
mesma quantidade? E eles, quantos símbolos precisaram usar?
(Os alunos deverão perceber que, com poucos ou apenas um símbolo, a numeração egípcia podia representar grandes quantidades).
Será feita durante toda atividade, mas ao final, o professor pede para que os grupos registrem o que foi realizado e o que aprenderam, permitindo assim uma maior reflexão dos alunos sobre a atividade.
Uma estrela 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/06/2010
Uma estrelata faltando so mais detalhes numericos......... ASS:EU