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Formando palavras

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
Flávia Helena Pontes Carneiro
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Escrever palavras.
Aprender a relação entre fonemas e grafemas em sílabas simples e complexas.
Evoluir na apropriação do sistema de escrita alfabético e ortográfico.
Desenvolver a consciência fonológica e fonêmica.

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos das letras do alfabeto.
Compreensão de que usamos letras para representar o som das palavras.

Estratégias e recursos da aula
Material
  • Kit de caixinhas de fósforos
    Um conjunto de caixinhas de fósforo com imagens de animais. Exemplo: uma caixinha com a imagem de um gato colada na parte externa deverá conter em seu interior as quatro letras para formar a palavra G A T O. (Ver imagens abaixo das atividade 2).
  • Folhas com as imagens para o registro do autoditado das palavras. As folhas devem ser organizadas por graus de dificuldade em relação à constituição das sílabas – quantidade e seqüência das letras e quanto ao domínio de regularidades e irregularidades ortográficas. Ex.: uma folha com as palavras GATO, TUCANO, SAPO e outra com as palavras PASSARINHO, URUBU, CROCODILO, etc.

Dica: para montar um conjunto de caixinhas, pesquisar e obter as imagens desejadas, você poderá acessar o site:
http://office.microsoft.com/en-us/clipart/default.aspx <Acesso em 12/09/2009>

Para maiores informações sobre a aquisição da escrita, após acessar o site abaixo, clique em Revista Nova Escola/ Tudo sobre Educação e faça a busca por Telma Weisz.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?palavra=nova+escola&outrosPaises=false&categoria=14&uf=&x=16&y=7 <acesso em 12/09/2009>

 

 

Atividade 1

Esta atividade tem como objetivo favorecer a aquisição e consolidação da base alfabética por crianças que já compreenderam que usamos letras para representar o som das palavras e pode ser explorada com crianças de diferentes hipóteses em relação ao sistema de escrita alfabética.

Segue abaixo a listagem com palavras de um grupo semântico (animais) para você montar as caixinhas de fósforo.

  • Palavras com estrutura simples formadas por silabas canônicas (CV consoante vogal).
    RATO – GATO – GALO – PATO - MACACO – CAVALO –TUCANO – SAPO –JACARÉ – VACA – CAMELO – GIRAFA – LOBO – GORILA -
  • Palavras formadas por sílabas não canônicas (CCV consoante consoante vogal, CVC consoante vogal consoante, CCVC consoante consoante vogal consoante, V vogal).
    BALEIA – BORBOLETA - CARANGUEJO – TOURO – MORCEGO – BALEIA –CACHORRO –MINHOCA –TUBARÃO – PASSARINHO – AVESTRUZ – COBRA –ELEFANTE – RINOCERONTE – PEIXE – FORMIGA – AVESTRUZ – BURRO – EMA – CROCODILO – URUBU – ONÇA – LEÃO – URSO -

Em roda, o professor deverá fazer a leitura das imagens juntamente com a turma para que os alunos reconheçam adequamente a imagem do animal e pronunciem a palavra que será formada. Deverá também dar as orientações de como realizar a atividade: todas as letras que estão dentro da caixinha devem ser usadas e, após montar a palavra, a criança deverá fazer a leitura oral para o professor. Isso provocará a reflexão, por parte da criança, sobre a correspondência entre os sons que pronuncia e as letras. O aluno poderá trabalhar com autonomia e à medida que formar as palavras, poderá passar para outra caixinha, mas deverá deixar a palavra formada sobre a mesa para posterior leitura para o professor. Esta atividade poderá ser repetida outras vezes para que o professor faça a observação de todas as crianças.

É importante estar atento aos diferentes níveis em relação às hipóteses das crianças e oferecer atividades com diferentes graus de dificuldade. Se para um grupo de alunos o desafio é escrever alfabeticamente palavras com sílabas canônicas, para outro, poderá ser palavras com sílabas não canônicas e até mesmo o trabalho com as regularidades e irregularidades ortográficas. Atento a isso, o professor poderá distribuir as caixinhas em alguns momentos e em outros deixar livre para as crianças fazerem suas próprias escolhas.

Depois da orientação inicial e garantida a compreensão por parte dos alunos, eles poderão trabalhar individualmente. Após formar a palavra GATO, por exemplo, o aluno a deverá ler para a professora. Pode acontecer de as crianças deixarem de usar alguma letra ou colocar as letras de maneira que não seja possível ler a palavra. A intervenção do professor deverá ser feita individualmente, para que o aluno avance em suas hipóteses, com perguntas do tipo: que letras você usou aqui? Para formar o GA de gato que letras você usou? Quantas letras tem essa palavra? Nesse momento, pode ser necessário pronunciar devagar os sons correspondentes a cada letra para que a criança comece a perceber as unidades menores que a sílaba (os fonemas). Ou ainda, caso alguma criança tenha invertido a ordem das letras, o professor poderá questionar o aluno e levá-lo a perceber os sons iniciais e/ou finais, considerando a sílaba e também discriminar os sons no interior da silaba, favorecendo o desenvolvimento da consciência fonêmica.

Atividade 2

Distribuir uma folha com um conjunto de imagens iguais a da caixinha para que os alunos façam o registro por escrito com os nomes de alguns animais (4 ou 5 imagens). Após a escrita individual, o professor poderá refletir sobre algumas palavras, registrando algumas escritas das crianças no quadro e fazendo a correção coletiva. Esta é uma boa oportunidade para ampliar a consciência fonológica e fonêmica de todos os alunos, discriminando cada um dos sons da palavra e destacando a letra que deve ser usada para fazer a escrita, favorecendo a análise da correspondência entre os sons e as letras.

Avaliação

Este tipo de atividade demanda uma atenção individualizada do professor e, certamente, ele não terá condições de observar, num mesmo dia, todas as crianças. É preciso, então, que as intervenções e observações sobre os avanços em relação às hipóteses da escrita, compreensão da constituição da sílaba e leitura da palavra e sobre as relações de correspondência entre fonemas e grafemas sejam anotadas num caderno de registros para que se possa monitorar o processo de desenvolvimento relativo aquisição do sistema de escrita de todos os alunos.

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