28/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Escrever palavras.
Aprender a relação entre fonemas e grafemas em sílabas simples e complexas.
Evoluir na apropriação do sistema de escrita alfabético e ortográfico.
Desenvolver a consciência fonológica e fonêmica.
Conhecimentos das letras do alfabeto.
Compreensão de que usamos letras para representar o som das palavras.
Dica: para montar um conjunto de caixinhas, pesquisar e obter as imagens desejadas, você poderá acessar o site:
http://office.microsoft.com/en-us/clipart/default.aspx <Acesso em 12/09/2009>
Para maiores informações sobre a aquisição da escrita, após acessar o site abaixo, clique em Revista Nova Escola/ Tudo sobre Educação e faça a busca por Telma Weisz.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?palavra=nova+escola&outrosPaises=false&categoria=14&uf=&x=16&y=7 <acesso em 12/09/2009>
Esta atividade tem como objetivo favorecer a aquisição e consolidação da base alfabética por crianças que já compreenderam que usamos letras para representar o som das palavras e pode ser explorada com crianças de diferentes hipóteses em relação ao sistema de escrita alfabética.
Segue abaixo a listagem com palavras de um grupo semântico (animais) para você montar as caixinhas de fósforo.
Em roda, o professor deverá fazer a leitura das imagens juntamente com a turma para que os alunos reconheçam adequamente a imagem do animal e pronunciem a palavra que será formada. Deverá também dar as orientações de como realizar a atividade: todas as letras que estão dentro da caixinha devem ser usadas e, após montar a palavra, a criança deverá fazer a leitura oral para o professor. Isso provocará a reflexão, por parte da criança, sobre a correspondência entre os sons que pronuncia e as letras. O aluno poderá trabalhar com autonomia e à medida que formar as palavras, poderá passar para outra caixinha, mas deverá deixar a palavra formada sobre a mesa para posterior leitura para o professor. Esta atividade poderá ser repetida outras vezes para que o professor faça a observação de todas as crianças.
É importante estar atento aos diferentes níveis em relação às hipóteses das crianças e oferecer atividades com diferentes graus de dificuldade. Se para um grupo de alunos o desafio é escrever alfabeticamente palavras com sílabas canônicas, para outro, poderá ser palavras com sílabas não canônicas e até mesmo o trabalho com as regularidades e irregularidades ortográficas. Atento a isso, o professor poderá distribuir as caixinhas em alguns momentos e em outros deixar livre para as crianças fazerem suas próprias escolhas.
Depois da orientação inicial e garantida a compreensão por parte dos alunos, eles poderão trabalhar individualmente. Após formar a palavra GATO, por exemplo, o aluno a deverá ler para a professora. Pode acontecer de as crianças deixarem de usar alguma letra ou colocar as letras de maneira que não seja possível ler a palavra. A intervenção do professor deverá ser feita individualmente, para que o aluno avance em suas hipóteses, com perguntas do tipo: que letras você usou aqui? Para formar o GA de gato que letras você usou? Quantas letras tem essa palavra? Nesse momento, pode ser necessário pronunciar devagar os sons correspondentes a cada letra para que a criança comece a perceber as unidades menores que a sílaba (os fonemas). Ou ainda, caso alguma criança tenha invertido a ordem das letras, o professor poderá questionar o aluno e levá-lo a perceber os sons iniciais e/ou finais, considerando a sílaba e também discriminar os sons no interior da silaba, favorecendo o desenvolvimento da consciência fonêmica.
Distribuir uma folha com um conjunto de imagens iguais a da caixinha para que os alunos façam o registro por escrito com os nomes de alguns animais (4 ou 5 imagens). Após a escrita individual, o professor poderá refletir sobre algumas palavras, registrando algumas escritas das crianças no quadro e fazendo a correção coletiva. Esta é uma boa oportunidade para ampliar a consciência fonológica e fonêmica de todos os alunos, discriminando cada um dos sons da palavra e destacando a letra que deve ser usada para fazer a escrita, favorecendo a análise da correspondência entre os sons e as letras.
Este tipo de atividade demanda uma atenção individualizada do professor e, certamente, ele não terá condições de observar, num mesmo dia, todas as crianças. É preciso, então, que as intervenções e observações sobre os avanços em relação às hipóteses da escrita, compreensão da constituição da sílaba e leitura da palavra e sobre as relações de correspondência entre fonemas e grafemas sejam anotadas num caderno de registros para que se possa monitorar o processo de desenvolvimento relativo aquisição do sistema de escrita de todos os alunos.
Quatro estrelas 5 classificações
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04/04/2020
Quatro estrelasmuito criativo, excelente descrição da atividade.
21/02/2016
Cinco estrelasExcelente. Contribui muito para o professor alfabetizador
14/11/2012
Cinco estrelasmaravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
30/07/2011
Cinco estrelasMuito boa a sua ideia. Parabéns.
04/07/2010
Quatro estrelasatividade criativa para alfabetização.