29/10/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
O aluno aprenderá que, a partir de regras simples, ele poderá identificar se um número é divisível ou não por outro.
1° momento:
O professor explica o que significa uma regra de divisibilidade e propõe à turma, dividida em grupos de 5, que tente descobrir algumas.
Entrega a cada grupo um envelope com cartões de diversas cores; cada cor ligada a uma regra.
A- Pede que os grupos peguem os cartões amarelos.
Há dois tipos:
a) Os que não estão riscados e são divisíveis por 2.
b) Os que estão com o risco de negação e não são divisíveis por 2.
Cartões utilizados na divisibilidade por 2:
a) 152 580 3276 5218 3504
b) 3279 583 3267 82181 125 (este grupo de cartões deve estar com o risco de negação)
A partir da observação dos cartões, os grupos discutem e tentam descobrir a regra.
B- Pede, agora, que os grupos peguem os cartões brancos e orienta a atividade como a anterior.
Cartões utilizados na divisibilidade por 3;
a) 1002 2514 261 453 21111
b) 1004 262 21011 2513 175 (este grupo de cartões deve estar com o risco de negação)
C- Pede, agora, que os grupos peguem os cartões azuis.
Cartões usados na divisibilidade por 6:
a) 1002 35560 3114 126 138
b) 1003 135460 314 127 149 (este grupo de cartões deve estar com o risco de negação)
D- Momento dos cartões verdes.
Cartões usados na divisibilidade por 5:
a) 315 760 8135 330 6205
b) 316 607 81352 303 6208 (este grupo de cartões deve estar com o risco de negação)
E- Momento dos cartões roxos.
Cartões usados na divisibilidade por 9:
a) 2160 32562 828 513 945
b) 827 2162 515 2165 888 (este grupo de cartões deve estar com o risco de negação)
F- Momento dos cartões cor-de-rosa.
Cartões usados na divisibilidade por 10:
a) 150 1300 8910 3250 45000
b) 7208 513 12004 172 5401 (este grupo de cartões deve estar com o risco de negação)
O professor, dependendo do interesse da turma, poderá apresentar, procedendo do mesmo modo, a divisibilidade por 4 e por 8.
Ao final da atividade, a turma terá realizado, em colaboração, o registro das regras de divisibilidade.
As conclusões a que chegaram cada grupo e a lógica existente em cada descoberta serão materiais fundamentais para que o professor avalie esse momento de aprendizagem.
Quatro estrelas 1 classificações
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28/07/2011
Quatro estrelasÓtima atividade. Criativa e eficaz na construção de regras que auxiliam na compreensão do conteúdo.