Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Regras de Divisibilidade

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá que, a partir de regras simples, ele poderá identificar se um número é divisível ou não por outro.

Duração das atividades
1 aula de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito de múltiplos e divisores.
Estratégias e recursos da aula


1° momento:

O professor explica o que significa uma regra de divisibilidade e propõe à turma, dividida em grupos de 5, que tente descobrir algumas.

Entrega a cada grupo um envelope com cartões de diversas cores; cada cor ligada a uma regra.

A- Pede que os grupos peguem os cartões amarelos.

Há dois tipos:

a) Os que não estão riscados e são divisíveis por 2.
b) Os que estão com o risco de negação e não são divisíveis por 2.

Cartões utilizados na divisibilidade por 2:

a) 152 580 3276 5218 3504

b) 3279 583 3267 82181 125 (este grupo de cartões deve estar com o risco de negação)

A partir da observação dos cartões, os grupos discutem e tentam descobrir a regra.


B- Pede, agora, que os grupos peguem os cartões brancos e orienta a atividade como a anterior.
Cartões utilizados na divisibilidade por 3;

a) 1002 2514 261 453 21111

b) 1004 262 21011 2513 175 (este grupo de cartões deve estar com o risco de negação)


C- Pede, agora, que os grupos peguem os cartões azuis.
Cartões usados na divisibilidade por 6:

a) 1002 35560 3114 126 138

b) 1003 135460 314 127 149 (este grupo de cartões deve estar com o risco de negação)


D- Momento dos cartões verdes.
Cartões usados na divisibilidade por 5:

a) 315 760 8135 330 6205

b) 316 607 81352 303 6208 (este grupo de cartões deve estar com o risco de negação)


E- Momento dos cartões roxos.
Cartões usados na divisibilidade por 9:

a) 2160 32562 828 513 945

b) 827 2162 515 2165 888 (este grupo de cartões deve estar com o risco de negação)

F- Momento dos cartões cor-de-rosa.
Cartões usados na divisibilidade por 10:

a) 150 1300 8910 3250 45000

b) 7208 513 12004 172 5401 (este grupo de cartões deve estar com o risco de negação)

O professor, dependendo do interesse da turma, poderá apresentar, procedendo do mesmo modo, a divisibilidade por 4 e por 8.

Ao final da atividade, a turma terá realizado, em colaboração, o registro das regras de divisibilidade.

Avaliação

As conclusões a que chegaram cada grupo e a lógica existente em cada descoberta serão materiais fundamentais para que o professor avalie esse momento de aprendizagem.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fabíola, Escola , Bahia - disse:
    fabi357@hotmail.com

    28/07/2011

    Quatro estrelas

    Ótima atividade. Criativa e eficaz na construção de regras que auxiliam na compreensão do conteúdo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.