Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Biografias e o estudo do Passado Simples

 

25/10/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Por meio destas aulas o professor trabalhará o tempo verbal simple past, fazendo com que os alunos reconheçam e produzam o gênero textual biografia.

Duração das atividades
08 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deverá usar o Simple Present (DO/DOES).

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
1- Aulas interativas (professor-aluno e aluno – aluno);
2- Textos impressos;
3- Laboratório de informática.


AULA 1 


Professor, antes de apresentar as biografias sugeridas abaixo, tenha certeza de que os nomes das pessoas estarão ocultos (Michael Jackson, Albert Einstein e Elvis Presley).

Divida a sala em três grandes grupos. Amplie as fotos e cole-as em um papel mais resistente. Monte um quebra-cabeça e distribua entre os três grupos. Tenha certeza, professor, de que os alunos estão com todas as peças da brincadeira embaralhadas.

Figura 1: Michael Jackson.

Fonte: http://radiocomercial.clix.pt/upload/m/michael_jackson(2).jpg

(acesso em 14 de Setembro de 2009)

Figura 2: Albert Einstein.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_XH_bdnfjeyA/SZmiTB6uz4I/AAAAAAAAAkk/_Z6Z9fHrAjI/s320/Albert_Einstein.jpg
(acesso em 14 de Setembro de 2009)

Figura 3: Elvis Presley.

Fonte: http://cristovam.org.br/blog/wp-content/uploads/image/Elvis.jpg
(acesso em 14 de Setembro de 2009)

Enquanto os alunos montam o quebra-cabeça, instigue-os com as perguntas a seguir (essas pessoas já morreram, mas peça-os para fazer de conta que elas ainda existem - nesse momento você ainda vai usar o Presente Simples para fazer perguntas):

Professor:

“Who is this person?”
“How old is he/she? 
“Where does he/she work?”
“What does he/she do?”
  etc..

Certifique-se de conseguir a maior quantidade possível de informações sobre as pessoas em questão. Anote no quadro o que os alunos responderam. Todas as respostas são importantes para que seja possível a compreensão, feita pelos alunos e com a ajuda do professor, das características de uma biografia.

Neste momento, apresente as biografias das personalidades presentes nos quebra-cabeças. É ideal que eles acompanhem o texto com você, por isso, sugerimos a confecção de um cartaz com esse texto ou a exibição dele em arquivo Power Point (ou equivalente) em data show (se você tiver esse recurso disponível).

Sugestão: Se achar conveniente, troque as pessoas sugeridas. A intenção dessa aula, é fazer com que o aprendizado seja significativo.


http://www.biography.com/articles/Michael-Jackson-38211
Biografia de Michael Jackson, cantor.

(acesso em 14 de Setembro de 2009)

http://nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1921/einstein-bio.html
Biografia de Albert Einstein, cientista.

(acesso em 14 de Setembro de 2009)

http://www.imdb.com/name/nm0000062/bio
Biografia de Elvis Presley.

(acesso em 14 de Setembro de 2009 )

Aproveite esse momento e peça para que os alunos tragam biografias (em Português) de pessoas que são significativas para eles. Essas biografias serão utilizadas posteriormente.

 AULA 2 

As biografias sugeridas na aula 1 são simples e pequenas. Apresente cada uma delas novamente e compare, juntamente com os alunos, com as informações que eles deram sobre cada pessoa.


Perguntas como: What is her/his birth name?, How old is he/she?, Where does he/she live? devem ser feitas durante as apresentações das biografias sugeridas. Dessa maneira, usando conhecimentos já adquiridos, o aluno será motivado.

Questione seus alunos se eles já tiveram contato com algum texto parecido com os apresentados.

Peça que façam uma comparação com as biografias que eles escolheram. Exemplo:

Einstein’s birth name is: Albert Einstein

And

… birth name is: …..

Logo após essas comparações, mostre aos alunos o que é uma biografia. No endereço: http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u22.jhtm
(acesso em 14 de Setembro de 2009) existem características lingüísticas e textuais desse gênero textual.

Os principais conceitos que os alunos devem encontrar são:
• A biografia é um gênero que informa sobre a vida de uma determinada pessoa;
• Os fatos são contados em ordem cronológica;
• Encontram-se na biografia fatos relevantes para o leitor;
• Verbos no passado que demonstram ação são predominantes neste gênero (nasceu, morreu, criou, etc).

Solicite aos aprendizes que produzam um pôster para ilustrar as características de uma biografia.

Aula 3

Volte às biografias que você apresentou/leu. Realce a presença dos verbos no passado nas biografias. Lembre os alunos que o simple past descreve ações realizadas no tempo passado. Para informações detalhadas sobre o simple past acesse:

http://www.englishpage.com/verbpage/simplepast.html
(acesso em 14 de Setembro de 2009)

No quadro, exponha algumas frases simples no Simple Past e mostre a eles porque o tempo verbal em questão é chamado de SIMPLE PAST. Chame a atenção para a formação da estrutura da frase, que tem sujeito, verbo e complemento.

Ao dar os exemplos no quadro, use verbos que expressam ações que eles praticam sempre (study, watch TV, go to school, sleep, etc.). Dessa forma, você vai apresentar verbos regulares e irregulares e pode aproveitar esse momento para falar sobre os dois tipos.

No site mencionado acima, é possível encontrar mais detalhes necessários para explicar o uso do simple past com as formas regulares (-ED) dos verbos. Também poderá encontrar um link para uma lista de verbos irregulares. A partir dele, crie uma lista pequena para ser distribuída para os alunos. Escolha os verbos mais básicos para começar (pelo menos 12).

AULA 4 

Nesta atividade será necessária a formação de pares. Cada par deve ter duas biografias (as biografias que você pediu que eles trouxessem).

Após relembrar o uso do simple past, com base no que você trabalhou na aula anterior, incentive os alunos a analisar as biografias em mãos.Cada dupla deverá selecionar, em cada biografia, no mínimo 5 sentenças que tenham um verbo no passado e apresentar para o restante da sala. Neste momento, a criatividade do aluno deve ser aguçada.

Figura 4: Luvas brilhantes que Jackson usava.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Musica/foto/0,,21646767-EX,00.jpg

(acesso em 14 de Se tembro de 2009)

Ex: “Michael Jackson wore bright gloves”

Neste exemplo, os alunos poderiam trazer luvas brilhantes, semelhantes às que Jackson usava (se isso for possível).

AULA 5 Produção Final/Avaliação (que deve se estender até as aulas 6, 7 e 8).

Características da autobiografia:

*É, como o próprio nome indica,uma biografia redigida pelo próprio. O autor narra, na primeira pessoa, acontecimentos que
seleciona da sua própria vida, em geral para caracterizar a sua personalidade.
* O relato autobiográfico tem, em geral, um caráter mais expressivo do que informativo.

Fonte: http://www.esec-nuno-alvares.rcts.pt/professores/portugues/diario.pdf

(acesso em 14 de Setembro de 2009)

Recursos Complementares

Dicionário bilíngüe - caso haja a chance de um acesso ao site abaixo no laboratório de informática.

RECURSO - Dictionary.com -

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false

(acesso em 14 de Setembro de 2009)

Avaliação

O aluno deverá ser capaz de usar, adquadamente, a forma do passado simples na construção da biografia. É interessante salientar que, apesar de ter um trabalho final em grupo, é possível avaliar a produção de cada estudante.

Proponha aos alunos a produção de uma biografia.  Caso queiram fazer uma coleção de biografias, de pessoas famosas por exemplo, lembre-os de citar as fontes de imagens e dados retirados para o trabalho deles.

Explique a diferença entre biografia e autobiografia. Proponha a criação das autobiografias da turma (ver informações sobre esse gênero no campo Estratégias e Recursos de Aula), Construir a coleção de autobiografias da turma e formar um livro. O uso de fotos, figuras e desenhos para a ilustração é imprescindível.  Nesta atividade é necessário o engajamento de todos os alunos, pois, só assim o conhecimento individual de cada um pode ajudar na construção do saber coletivo.

NOTA: Esta etapa deve ser realizada durante as aulas, caso seja a avaliação adotada por você. Mais de uma aula vai ser necessária, estipule prazos para que você realize o processo de feedback da produção dos alunos. Você deve solicitar que os alunos troquem suas biografias entre eles (peer edition - edição em pares). Peça para eles corrigirem possíveis erros.


Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.