25/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Por meio destas aulas o professor trabalhará o tempo verbal simple past, fazendo com que os alunos reconheçam e produzam o gênero textual biografia.
O aluno já deverá usar o Simple Present (DO/DOES).
As estratégias utilizadas serão:
1- Aulas interativas (professor-aluno e aluno – aluno);
2- Textos impressos;
3- Laboratório de informática.
Professor, antes de apresentar as biografias sugeridas abaixo, tenha certeza de que os nomes das pessoas estarão ocultos (Michael Jackson, Albert Einstein e Elvis Presley).
Divida a sala em três grandes grupos. Amplie as fotos e cole-as em um papel mais resistente. Monte um quebra-cabeça e distribua entre os três grupos. Tenha certeza, professor, de que os alunos estão com todas as peças da brincadeira embaralhadas.
Figura 1: Michael Jackson.
Fonte: http://radiocomercial.clix.pt/upload/m/michael_jackson(2).jpg
(acesso em 14 de Setembro de 2009)
Figura 2: Albert Einstein.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_XH_bdnfjeyA/SZmiTB6uz4I/AAAAAAAAAkk/_Z6Z9fHrAjI/s320/Albert_Einstein.jpg
(acesso em 14 de Setembro de 2009)
Figura 3: Elvis Presley.
Fonte: http://cristovam.org.br/blog/wp-content/uploads/image/Elvis.jpg
(acesso em 14 de Setembro de 2009)
Enquanto os alunos montam o quebra-cabeça, instigue-os com as perguntas a seguir (essas pessoas já morreram, mas peça-os para fazer de conta que elas ainda existem - nesse momento você ainda vai usar o Presente Simples para fazer perguntas):
Professor:
“Who is this person?”
“How old is he/she?
“Where does he/she work?”
“What does he/she do?” etc..
Certifique-se de conseguir a maior quantidade possível de informações sobre as pessoas em questão. Anote no quadro o que os alunos responderam. Todas as respostas são importantes para que seja possível a compreensão, feita pelos alunos e com a ajuda do professor, das características de uma biografia.
Neste momento, apresente as biografias das personalidades presentes nos quebra-cabeças. É ideal que eles acompanhem o texto com você, por isso, sugerimos a confecção de um cartaz com esse texto ou a exibição dele em arquivo Power Point (ou equivalente) em data show (se você tiver esse recurso disponível).
Sugestão: Se achar conveniente, troque as pessoas sugeridas. A intenção dessa aula, é fazer com que o aprendizado seja significativo.
http://www.biography.com/articles/Michael-Jackson-38211
Biografia de Michael Jackson, cantor.
(acesso em 14 de Setembro de 2009)
http://nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1921/einstein-bio.html
Biografia de Albert Einstein, cientista.
(acesso em 14 de Setembro de 2009)
http://www.imdb.com/name/nm0000062/bio
Biografia de Elvis Presley.
(acesso em 14 de Setembro de 2009 )
Aproveite esse momento e peça para que os alunos tragam biografias (em Português) de pessoas que são significativas para eles. Essas biografias serão utilizadas posteriormente.
As biografias sugeridas na aula 1 são simples e pequenas. Apresente cada uma delas novamente e compare, juntamente com os alunos, com as informações que eles deram sobre cada pessoa.
Perguntas como: What is her/his birth name?, How old is he/she?, Where does he/she live? devem ser feitas durante as apresentações das biografias sugeridas. Dessa maneira, usando conhecimentos já adquiridos, o aluno será motivado.
Questione seus alunos se eles já tiveram contato com algum texto parecido com os apresentados.
Peça que façam uma comparação com as biografias que eles escolheram. Exemplo:
Einstein’s birth name is: Albert Einstein
And
… birth name is: …..
Logo após essas comparações, mostre aos alunos o que é uma biografia. No endereço: http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u22.jhtm
(acesso em 14 de Setembro de 2009) existem características lingüísticas e textuais desse gênero textual.
Os principais conceitos que os alunos devem encontrar são:
• A biografia é um gênero que informa sobre a vida de uma determinada pessoa;
• Os fatos são contados em ordem cronológica;
• Encontram-se na biografia fatos relevantes para o leitor;
• Verbos no passado que demonstram ação são predominantes neste gênero (nasceu, morreu, criou, etc).
Solicite aos aprendizes que produzam um pôster para ilustrar as características de uma biografia.
Volte às biografias que você apresentou/leu. Realce a presença dos verbos no passado nas biografias. Lembre os alunos que o simple past descreve ações realizadas no tempo passado. Para informações detalhadas sobre o simple past acesse:
http://www.englishpage.com/verbpage/simplepast.html
(acesso em 14 de Setembro de 2009)
No quadro, exponha algumas frases simples no Simple Past e mostre a eles porque o tempo verbal em questão é chamado de SIMPLE PAST. Chame a atenção para a formação da estrutura da frase, que tem sujeito, verbo e complemento.
Ao dar os exemplos no quadro, use verbos que expressam ações que eles praticam sempre (study, watch TV, go to school, sleep, etc.). Dessa forma, você vai apresentar verbos regulares e irregulares e pode aproveitar esse momento para falar sobre os dois tipos.
No site mencionado acima, é possível encontrar mais detalhes necessários para explicar o uso do simple past com as formas regulares (-ED) dos verbos. Também poderá encontrar um link para uma lista de verbos irregulares. A partir dele, crie uma lista pequena para ser distribuída para os alunos. Escolha os verbos mais básicos para começar (pelo menos 12).
Nesta atividade será necessária a formação de pares. Cada par deve ter duas biografias (as biografias que você pediu que eles trouxessem).
Após relembrar o uso do simple past, com base no que você trabalhou na aula anterior, incentive os alunos a analisar as biografias em mãos.Cada dupla deverá selecionar, em cada biografia, no mínimo 5 sentenças que tenham um verbo no passado e apresentar para o restante da sala. Neste momento, a criatividade do aluno deve ser aguçada.
Figura 4: Luvas brilhantes que Jackson usava.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Musica/foto/0,,21646767-EX,00.jpg
(acesso em 14 de Se tembro de 2009)
Ex: “Michael Jackson wore bright gloves”
Neste exemplo, os alunos poderiam trazer luvas brilhantes, semelhantes às que Jackson usava (se isso for possível).
Características da autobiografia:
*É, como o próprio nome indica,uma biografia redigida pelo próprio. O autor narra, na primeira pessoa, acontecimentos que
seleciona da sua própria vida, em geral para caracterizar a sua personalidade.
* O relato autobiográfico tem, em geral, um caráter mais expressivo do que informativo.
Fonte: http://www.esec-nuno-alvares.rcts.pt/professores/portugues/diario.pdf
(acesso em 14 de Setembro de 2009)
Dicionário bilíngüe - caso haja a chance de um acesso ao site abaixo no laboratório de informática.
RECURSO - Dictionary.com -
(acesso em 14 de Setembro de 2009)
O aluno deverá ser capaz de usar, adquadamente, a forma do passado simples na construção da biografia. É interessante salientar que, apesar de ter um trabalho final em grupo, é possível avaliar a produção de cada estudante.
Proponha aos alunos a produção de uma biografia. Caso queiram fazer uma coleção de biografias, de pessoas famosas por exemplo, lembre-os de citar as fontes de imagens e dados retirados para o trabalho deles.
Explique a diferença entre biografia e autobiografia. Proponha a criação das autobiografias da turma (ver informações sobre esse gênero no campo Estratégias e Recursos de Aula), Construir a coleção de autobiografias da turma e formar um livro. O uso de fotos, figuras e desenhos para a ilustração é imprescindível. Nesta atividade é necessário o engajamento de todos os alunos, pois, só assim o conhecimento individual de cada um pode ajudar na construção do saber coletivo.
NOTA: Esta etapa deve ser realizada durante as aulas, caso seja a avaliação adotada por você. Mais de uma aula vai ser necessária, estipule prazos para que você realize o processo de feedback da produção dos alunos. Você deve solicitar que os alunos troquem suas biografias entre eles (peer edition - edição em pares). Peça para eles corrigirem possíveis erros.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!