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O calor que vem de dentro da Terra.

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
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Leda Maria Correa Moura

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Processo técnico-econômico, a política e os problemas socioambientais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Um só mundo, muitos cenários geográficos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Natureza e as questões sócio-ambientais
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao término das atividades o aluno deverá:
- conhecer a estrutura geológica da Terra;
- discorrer sobre a energia geotermica.
Duração das atividades
03 horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá dominar:

- as formas de produzir energia;

- o que é energia limpa.
Estratégias e recursos da aula

AULA 1: Contextualizado

O professor apresenta aos alunos o comercial de TV "chuva de pipoca", disponível no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=04La60fUukU - acesso em 19/09/2009) e abre a discussão partindo da análise do que acontece no vídeo. Professor, solicite aos alunos que apresentem suas dúvidas a respeito do comercial e o que mais lhes chamou a atenção.

Durante a discussão o professor pode acrescentar questões que leve os alunos à reflexão, como:

- o que fez com que a pipoca estourasse ao ser jogada dentro do vulcão?

- o que acontece para que seja quente dentro do vulcão?

- é só por meio dos vulcões que podemos saber sobre o calor no interior da Terra?

- será que dá para usar estas altas temperaturas para alguma coisa em benefício da humanidade?

Nesta discussão o professor vai apresentando, de forma breve, informações a respeito da estrutura terrestre: as camadas da Terra e as características de cada uma delas.Os alunos devem anotar em seus cadernos todas as dúvidas, curiosidades, questionamentos.

Aula 2 - Conhecendo a estrutura da Terra

A partir das anotações feitas pelos alunos e das questões apresentadas pelo professor, dá-se início às descobertas. A primeira refere-se à Estrutura da Terra, pois é a partir dela que se pode explicar o "fenômeno da chuva de pipoca". Para conhecer a estrutura da Terra os alunos realizarão pesquisa, no laboratório de informática:

1. acessar o recurso "estrutura interna da Terra", para ver e conhecer detalhes a respeito das camadas da Terra;

Interior da Terra

 

Animação explicativa sobre o interior terrestre - disponível em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11649/interiorterra.swf .

2. buscar informações a respeito das camadas e imagens que mostrem estas camadas e suas características.

3. A questão norteadora da pesquisa é: será que dá pra usar o calor do interior da Terra como energia?

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Sites que podem ser usados:

- Camadas da Terra, da USP, denomina as camadas e traz imagem (acesso 13 set 2009): http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo4B/Eneralte/Terra.htm;

- Como tudo funciona - UOL - o texto trata do funcionamento dos vulcões e tem imagem das camadas terrestres com espessura de cada uma delas (acesso 13 set 2009): http://ciencia.hsw.uol.com.br/vulcoes.htm;

- Observatório Sismológico, da Universidade de Brasília - descreve as camadas da Terra (acesso em 13 set 2009): http://www.obsis.unb.br/index.php?option=com_content&view=article &id=58&Itemid=69〈=pt;

- BrasilEscola - camadas da Terra - breve descrição das camadas, informando a temperatura média de cada uma elas (acesso 13 set 2009): http://www.brasilescola.com/geografia/camadas-terra.htm;

- BrasilEscola - estrutura terrestre - denomina, descreve e traz imagem das camadas (acesso 13 set 2009): http://www.brasilescola.com/geografia/estrutura-terrestre.htm;

- wikipédia - Terra - descreve as camadas terrestres, a espessura e a composição delas e traz imagem (acesso 13 set 2009): http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra.

No encontro seguinte os alunos devem entregar ao professor suas respostas à questão: será que dá pra usar o calor do interior da Terra como energia?

Aula 3 - Discutindo a energia geotérmica

Neste encontro o professor vai pedir aos alunos que apresentem suas respostas à questão, sistematizando-as no quadro-de-giz. Muito provavelmente haverá, entre as respostas dos alunos, algo sobre a energia geotérmica - neste caso o professor vai aprofundar o assunto. Caso a opção de geotermia não venha dos alunos o professor insere o tema.

Abaixo há sugestões de diversos vídeos, você passar todos, discutindo uma a um com os alunos sobre as fontes alternativas de energia mas, ao utilizar a última sugestão, que trata da energia geotérmica, você precisa puxar mais ainda pelos alunos. Eles devem lembrar de lugares onde há águas quentes no Brasil (Santa Catarina, Paraná, Goiás, Rio Grande do Norte, por exemplo); a lembrança desses lugares deve levar á reflexão de que essas águas quentes podem ser utilizadas para outros fins além do turismo.



Para auxiliar o entendimento da energia geotérmica o professor pode apresentar 04 pequenos vídeos para os alunos, todos tratam de produção de energia limpa. Os 02 primeiros falam de forma geral, citando as fontes alternativas de energia, os outros 02 tratam mais especificamente da geotermia.
  1. vídeo 1: Energias renovaveis (acesso em 12 set 2009) - http://www.youtube.com/watch?v=9ZonZC8M76k;
  2. vídeo 2: Energias limpas (acesso em 12 set 2009) - http://www.youtube.com/watch?v=Md76P4jVYhE;
  3. vídeo 3: Energia Geotérmica no Quenia (acesso em 12 set 2009) - http://www.youtube.com/watch?v=TEEHbiIcQ_8;
  4. vídeo 4: Energia Geotérmica / Califórnia (acesso em 12 set 2009) - http://www.youtube.com/watch?v=fEim-09J4zs.

Após os vídeos o professor convida os alunos para uma discussão a respeito das fontes alternativas de energia, chamando atenção para a geotermia. Importante focar de onde vem esta energia, relacioná-la com a estrutura da Terra e com o grau geotérmico. Dois elementos que podem auxiliar nesta explicação são os vulcões (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vulcão) e os gseires (http://pt.wikipedia.org/wiki/Géiser</a>). Também cabe discussão a respeito dos lugares onde é possíve l explorar a energia geotérmica e se, no Brasil, é possível esta exploração.

Apesar do Brasil ter grande potencial energético (usinas hidrelétricas, petróleo, aquíferos quentes, vento, litoral extenso/marés), ainda assim é necessário economizar energia. Professor, convide a turma a divulgar as ações de economia de energia pela escola por meio de cartazes, páginas na web, podcasts, panfletos.

Para esta atividade, organize os alunos em grupo, onde devem escolher um tipo de energia para divulgar e as ações que cada cidadão pode assumir para o consumo consciente deste recurso. 

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Informações geotermia no Brasil:

  • Professor, a respeito do uso de geotermia no Brasil, por enquanto há pesquisas e previsões de exploração e uso a partir do Aquífero Guarani. Segundo o professor Nelson Amantheada, da Universidade Estadual de Londrina, do Aquífero Guarani é possível extrair energia limpa e de forma infinita. (fonte: http://blog.ongmae.org.br/page/2/. Acesso em: 11 set 2009) e de fontes de água quente, como as de Mossoró no RN (fonte: http://www.abin.gov.br/modules/articles/article.php?id=156).
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Interior da Terra Animação/simulação
Recursos Complementares
1. Endereços:

2. Outros vídeos sobre geotermia:

Avaliação

A avaliação deve ser feita em todo o processo, a partir de critérios pré-estabelecidos:
1. o aluno participou das discussões (aula1 + aula2 + aula3) contribuindo com sugestões, perguntas/questionamentos, comentários;
2. o aluno participou do grupo, trabalhando coletiva e colaborativamente;
3. o aluno (grupo) realizou e entregou no prazo a pesquisa de acordo com a solicitação do professor;
4. o aluno assistiu aos vídeos e contribuiu nas discussões e produções;
5. o aluno atuou como disseminador na "campanha" pela economia de energia.

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