Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Toque no Fundo – jogos de passes e estratégias coletivas nas aulas de educação física CAp UFRJ

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Executar passes de diferentes formas e distâncias para os colegas desmarcados sem discriminar, seja por habilidade, gênero ou grau de amizade;
Selecionar e ocupar espaços na quadra em que seja possível se livrar da marcação;
Colaborar com os demais colegas quanto ao seu posicionamento na quadra;
Debater estratégias de jogo coletivo para ataque e defesa e
Respeitar a sua integridade física e a dos colegas nas atividades desenvolvidas.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade I – Jogo dos “dez passes”: Caro professor esta atividade será desenvolvida com toda a turma disposta na quadra, faça uma divisão por igual em duas equipes distribuídas de forma mista por gênero, ou seja, meninos com meninas e inicie a atividade explicando aos alunos que eles terão um tempo para debater as estratégias de jogo e, sobretudo, possibilitar que todos os seus integrantes participem da atividade. Explique aos alunos que eles deverão ser capazes de trocar dez passes sem que integrantes da outra equipe interceptem a jogada. É importante para estimular os alunos que assim que iniciarem a troca de passes eles comecem a contar bem alto o número de passes que estão executando. A cada sequência de dez passes trocados a equipe ganha 1 ponto. Caso a bola seja interceptada a contagem voltará a zero e, a bola será de posse da outra equipe que iniciará a sua contagem.
Nesta atividade não é permitido tirar a bola das mãos do aluno da outra equipe puxando-a, empurrando o aluno, ou seja, fazendo falta.
Estimule os alunos a ocupar espaços livres na quadra e que executem passes curtos, médios e longos para fugir da marcação da outra equipe.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_kskQogitaQM/SUVVEN2_lNI/AAAAAAAABjk/sSCgAHmk57w/s320/carlos2.jpg


Dica I – Se durante a atividade o professor perceber que os alunos estão com muita dificuldade em dar sequência e fazer pontos, sugiro que comece com “5 passes” e vá aumentando o número de passes, sucessivamente;
Dica II – Ao longo desta atividade o professor pode inserir uma 2ª bola durante o jogo e se avaliar o bom andamento da atividade uma 3ª bola;
Dica III – Ao final desta atividade sugiro que faça uma pausa para debate/avaliação da atividade para a transição para a próxima, faça perguntas do tipo:
O que acharam do jogo dos “dez passes”?
Quais as estratégias utilizadas para fugir da marcação e possibilitar a maior contagem de pontos?
As equipes estão respeitando a participação de todos os seus integrantes, indiscriminadamente?

Atividade II- “Toque no fundo” – Professor, esta atividade será desenvolvida com as equipes organizadas como no início da aula (2 equipes mistas). O objetivo é fazer com que a bola chegue a linha de fundo da outra equipe, quando isso acontecer o aluno deve encostar a bola na linha de fundo,o que vale 3 pontos. As equipes devem levantar estratégias de jogo, tais como: como chegar ao ataque sem comprometer a defesa; como posicionar colegas da equipe para realizar o ponto. Estimule os alunos a esse debate e selecione um tempo para que isso ocorra, efetivamente.
Dica I – Professor, nesta atividade você pode dar continuidade a atividade anterior, ou seja, se a pontuação no fundo vale 3 pontos, coloque uma pontuação na troca de passes, se durante esta atividade a equipe conseguir trocar “dez passes” valerá 2 pontos e se fizer com que a bola chegue na linha de fundo oposta valerá 3 pontos. É importante que as atividades tenham sequência, o que facilita o processo de ensino aprendizagem;

Dica II - Professor, proponho que esta atividade os alunos tenham um fita pendurada ao lado do calção e, para auxiliá-los no cuidado com a integridade física pessoal e dos colegas, para tomar a posse de bola é necessário retirar essa fita do colega que estã com a bola.

Professor, considero esta é uma atividade de intensidade física média para maioria dos alunos, aproveite e faça pequenos intervalos onde eles possam se hidratar. Na volta realize pequenas intervenções avaliativas da atividade com os alunos. Perguntas do tipo: Qual a maior dificuldade do jogo? Qual equipe está sendo mais coletiva e proporcionando a participação dos colegas?


Ao final da aula, faz-se necessário um debate sobre estas atividades,portanto,proponho que os alunos avaliem as atividades e, se foi possibilitada a participação coletiva de todos os alunos e, se as estratégias utilizadas pelos grupos surtiu efeito nos jogos.

Caro colega, assista ao vídeo "Jogo dos dez passes":

http://www.youtube.com/watch?v=f8Ha4mHq6JA

Recursos Complementares

Consulte o livro:
DIETRICH, K; DURRWACHTER, G; SCHALLER, H. Os Grandes Jogos: metodologia e prática. Rio de Janeiro: Ed. Ao Livro Técnico, 2005.

Avaliação

O processo de avaliação desta aula dar-se á durante todas as atividades com a sequência dos debates construídos. Ao final, selecione um tempo da aula para finalizá-la e levantar outras questões prementes. Pergunte aos seus alunos:
Esta aula foi desprovida de discriminação técnica, por gênero ou por grau de amizade, ou seja, os alunos proporcionaram que todos pudessem participar?Em caso de dúvidas ou negativa estimule-os a levantar o por que e como poderiam fazer com que a aula fosse mais coletiva.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.