Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogo dos 4 cantos - jogos de passes e estratégias coletivas nas aulas do CAp UFRJ

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Executar passes de diferentes formas e distâncias para os colegas desmarcados sem discriminar, seja por habilidade, gênero ou grau de amizade;
Selecionar e ocupar espaços na quadra em que seja possível se livrar da marcação;
Colaborar com os demais colegas quanto ao seu posicionamento na quadra;
Debater estratégias de jogo coletivo para ataque e defesa e
Respeitar a sua integridade física e a dos colegas nas atividades desenvolvidas.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade I- “Pique Bandeira” - Caro professor, esta aula se iniciará com um jogo popular conhecido como “pique bandeira”. Separe duas equipes contendo meninos e meninas, ou seja, duas equipes mistas. O objetivo desta atividade é chegar ao ponto livre na quadra da outra equipe, não ser “colado”, pois nesse caso o aluno deverá ficar imóvel até que outro aluno livre da sua equipe venha liberá-lo para o jogo. Na área livre da outra equipe estará uma “bandeira”, que na nossa atividade será substituída por uma bola de borracha para facilitar a troca de passes. Aqueles alunos que conseguirem chegar a essa área deverão tentar atravessar a quadra até chegar ao seu campo sem ser pego por nenhum integrante da outra equipe. A equipe que conseguir voltar primeiro ao seu campo com a bola (bandeira) sem ser pego ganha o ponto.
Importante: Pode parecer um jogo simples, mas há a necessidade de um mínimo de organização. Nem todos os alunos deverão ir ao campo de ataque, assim como, senão sair do campo de defesa não fará pontos. Portanto, aí está o conceito da atividade. Como fazer pontos e ganhar o jogo sem fragilizar o seu campo defensivo?Sugiro que estimule o debate a organização antes e durante a atividade.
Lembrete: aqueles que conseguirem chegar à área livre da outra equipe poderão realizar troca de passes até que surja a oportunidade de voltar com essa “bandeira” ao seu campo.

Fonte: http://brincandodebrincar.com/desenhos/pique_bandeira.jpg


Dicas:
Professor sugiro inserir mais uma “bandeira” para cada equipe assim que o jogo estiver bem organizado, isso torna o jogo mais dinâmico e os alunos tem que reformular as estratégias de marcação e ataque com rapidez.

Atividade II- “Jogo dos 4 cantos”:Fig.nº 1. Inicialmente, aproveitaremos a organização das equipes da Atividade I, ou seja, duas equipes com meninos e meninas(conhecido como organização mista).A quadra será demarcada em seus vértices(na área dos escanteios) com quatro semi círculos com giz ou com cones , neles ficarão 2 alunos de cada equipe para receber a bola.Esses alunos não podem sair dos “cantos” sob nenhuma hipótese. Inicie o jogo pedindo que 2 alunos da equipe A fiquem nos dois “cantos” no campo de ataque da sua equipe e,outros dois da equipe B ,na campo de ataque da sua equipe. O objetivo desta atividade é fazer com que a bola chegue a um dos “cantos” da sua equipe.
É fundamental que os alunos criem as estratégias de defesa e de ataque de suas equipes. É muito importante que cada aluno faça a atividade com aquilo que pode oferecer, algumas vezes nem sempre é o aluno mais privilegiado, do ponto de vista atlético é que irá fazer os pontos, pode ajudar, mas é necessária uma integração dos alunos que deverão dividir tarefas. Pode ser feita uma analogia com um time de futebol, do tipo: temos a defesa par defender; os meias para organizar e os atacantes para finalizar.
Organize um tempo de jogo, deixe-os vivenciá-lo e no intervalo para hidratação busque o debate, com perguntas, do tipo: O que acharam do jogo? Que forma de organização cada equipe encontrou para jogar?
Dicas: 1-Professor sugiro fazer variações do jogo. Por exemplo, observe a figura nº 2 (recursos complementares) para aumentar o grau de dificuldade do jogo peça que dois alunos de cada equipe fiquem nas diagonais dos “cantos”, isso levará um tempo até que os alunos se adaptem, porém dá uma dinâmica que levará a uma nova organização.
Dicas: 2- Insira uma 2ª bola quando o jogo estiver bem assimilado pelos alunos. Lembre-os que é importante fazer pontos, porém, para se chegar a os “cantos” é fundamental que se realize bons passes.
Dicas: 3- Promova rodízios constantes nos alunos que se posicionam nos “cantos”, para não deixar que fiquem muito tempo nessa função.

FIg 1:

< /p>

Professor, possibilite espaços para que os alunos discutam essas estratégias de forma coletiva.Ao final da aula reuna-os no centro da quadra e faça um avaliação das atividades com os alunos,faça perguntas, do tipo:

Quais foram as estratégias de ataque e de defesa utilizadas pelos grupos?

Os grupos possibilitaram que todos os alunos participassem das atividades?

O que acharam deste jogo "4 cantos"?Que variação fariam a partir deste jogo?

Recursos Complementares

Consulte o livro:
DIETRICH, K; DURRWACHTER, G; SCHALLER, H. Os Grandes Jogos: metodologia e prática. Rio de Janeiro: Ed. Ao Livro Técnico, 2005.

Avaliação

A avaliação será realizada através dos debates que deverão ocorrer durante a aula, porém, ao final desta promova uma breve discussão dos aspectos trabalhados nas atividades. Sugiro que as seguintes questões:
O que torna o jogo coletivo e possível que todos possam interagir nas atividades?
Cite desportos em que o passe é elemento fundamental (surgirão respostas simples como futebol, handebol, basquetebol, mas podem surgir jogos que nem todos os alunos conheçam tipo: futebol americano, rúgbi. Pode ser uma oportunidade de enriquecer a cultura esportiva desses alunos apresentado-os numa oportunidade propícia).

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fernanda Rodrigues, _______------ , Santa Catarina - disse:
    fernanda.feh07@hotmail.com

    28/02/2012

    Cinco estrelas

    Eu acho que essa resposta esta incompleta. Porque 4 cantos se joga assim: Tem 2 duplas, uma das duplas faz uma fila e a outra dupla se espalha, para quando a dupla adversaria jogar a bola ela pegar e tacar no meio do campo ,aonde tiver um bambolhe,se essa dupla nao consequi pegar a bola a tempo de uma pessoa da dupla adversaria chegar a um bambolhe. Esse jogo tem: pessoas 5 bambolhes e um juiz para ver os pontos


  • monica, E.E.M FAZENDA REUNIDAS ALTLANTICA , Rio de Janeiro - disse:
    lariethatha@gmail.com

    24/03/2011

    Cinco estrelas

    eu e meus amigos adoramos vamos pratica


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.