22/09/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Orientações ao professor:
Sequência didática:
1. Faça uma roda de conversa com os alunos e questione sobre as parlendas que eles conhecem;
2. Faça uma listagem dessas parlendas para futuras atividades;
3. Como trabalho de casa, peça ao aluno que pergunte a algum dos familiares se este conhece alguma parlenda e possa registrar ou ensiná-lo a recitar.
4. Faça uma roda de socialização das parlendas pesquisadas entre os familiares.
5. Converse com os alunos sobre a importância dos textos orais;
6. Convide-os a assistirem o vídeo da parlenda “ A velha a fiar”.
Após a sessão de vídeo, desafie a memória dos alunos e peça que eles tentem refazer a sequência proposta pela parlenda.
7. Para auxiliar, o professor inicialmente pode dar uma sequência de ilustração para o aluno ordenar. Distribua para cada dupla a parlenda dividida em palavras (cada palavra em um cartão).Peça que eles ordenem na mesma sequência da música e que não pode sobrar palavras.
8. Combine que mudará o desafio e irá trocar as imagens por palavras e os alunos devem ordenar na seqüência da música.
9. Proponha que os alunos em duplas produzam um livro animado da parlenda a velha a fiar no PowerPoint.
10. Analisem vários livros e o professor como escriba, pode listar as partes de um livro para garantir a fidedignidade da produção.
11. O aluno deverá escrever a parlenda. Segue uma sugestão de ilustração.
12. Pode-se narrar a classe recitando a parlenda e inserir o arquivo de som no livro.Utilize os recursos de animação do PowerPoint para enriquecer a atividade. Os alunos também podem fazer os desenhos ou no próprio computador ou eles podem ser scanneados.
13. Nos créditos, peça para que cada alunos se inclua.
14. Na reunião de pais apresente a produção dos alunos. Comente os avanços de cada aluno.
15. Inclua esse trabalho em um CD-Rom com todas as atividades do aluno (Portfólio Digital) e no final do ano entregue-o em uma cerimônia de finalização dos trabalhos. É importante valorizar a produção dos alunos, dessa forma, eles também a valorizarão.
Três estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/04/2012
Uma estrelaNão se trata de uma parlenda o texto trabalhado. É uma cantiga!!!
27/03/2011
Cinco estrelasExcelente a tividade. Vou aproveitá-la na minha classe de 1ª série.
24/03/2010
Quatro estrelasCorrigir o power point "veio à mosca" quando o correto seria: "veio a mosca", trata-se de um artigo e não de um artigo mais preposição. Atenciosamente,
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns! amei sua maneira lúdica de ensinar!
24/03/2010
Quatro estrelasA aula foi muito bem elaborada possibilitando a interação da escrita com a oralidade do aluno. Muito boa e interessante para os alunos da alfabetização.