Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Parlendas- brincar e aprender- A velha a fiar

 

22/09/2008

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O gênero textual, parlenda, ajuda o aluno em processo de alfabetização, pois propicia a relação entre o escrito e o oral, permitindo dessa forma o avanço nas habilidades de leitura, escrita e interpretação do próprio texto. Além de valorizar nosso acervo cultural oral que passa de geração em geração.A antecipação da leitura auxilia o aluno a refletir sobre o código escrito.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno tenha acesso a diversas parlendas, pois um vasto repertório, além de configurar um banco de acesso, é também uma oportunidade diversificada para que possam refletir sobre a escrita formal. Identificar em que hipótese silábica o aluno se encontra.
Estratégias e recursos da aula

Orientações ao professor:

  • Garanta que o aluno tenha acesso a várias parlendas através de livros, sites, ou até mesmo de uma pesquisa realizada com os familiares, lembrando que a parlenda é um registro oral que atravessa gerações.
  • Toda atividade deve ser introduzida de forma lúdica, aprender a ler e escrever é uma grande conquista é não precisa ser tedioso, nem mecânico, pois as contribuições pedagógicas atuais nos mostram que a alfabetização e letramento são processos cognitivos e não somente memorização e treino.
  • A parlenda permite que os alunos mesmo antes de saber ler convencionalmente pratiquem atos de leitura;
  • Para se fazer boas intervenções é importante que se entenda sobre as estratégias de leitura.
  • Em uma atividade como esta à dupla produtiva é algo recomendado, pois a troca entre os alunos pode ser essencial para os avanços, cabe ressaltar que uma boa dupla, não é aquela em que um sabe muito sobre código escrito e a outro pouquíssimo, pois um deles pode acabar realizando a atividade sozinho, não atingindo os objetivos iniciais do professor.
  • Para o aluno saber recitar a parlenda dá mais autonomia para que ele se concentre nas questões do código de escrita.
  • Para a alfabetização e o letramento é importante que este tipo de texto seja apenas um dos muitos a serem trabalhados em sala de aula, é preciso que se diversifique e oportunize aos alunos entrar em contato com os mais diferentes textos.
  •  A problematização das perguntas do professor deve levar em conta o difícil, mas o possível para o aluno, ou seja, o desafio deve ser na medida.
  • As parlendas já são textos que os alunos gostam e partir de um vídeo, modifica o recurso e pode estimular a turma.

Sequência didática:


1. Faça uma roda de conversa com os alunos e questione sobre as parlendas que eles conhecem;
2. Faça uma listagem dessas parlendas para futuras atividades;
3. Como trabalho de casa, peça ao aluno que pergunte a algum dos familiares se este conhece alguma parlenda e possa registrar ou ensiná-lo a recitar.
4. Faça uma roda de socialização das parlendas pesquisadas entre os familiares.
5. Converse com os alunos sobre a importância dos textos orais;
6. Convide-os a assistirem o vídeo da parlenda “ A velha a fiar”.

Após a sessão de vídeo, desafie a memória dos alunos e peça que eles tentem refazer a sequência proposta pela parlenda.


7. Para auxiliar, o professor inicialmente pode dar uma sequência de ilustração para o aluno ordenar. Distribua para cada dupla a parlenda dividida em palavras (cada palavra em um cartão).Peça que eles ordenem na mesma sequência da música e que não pode sobrar palavras.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/731/imagens/parlenda1.gif

8. Combine que mudará o desafio e irá trocar as imagens por palavras e os alunos devem ordenar na seqüência da música.
9. Proponha que os alunos em duplas produzam um livro animado da parlenda a velha a fiar no PowerPoint.
10. Analisem vários livros e o professor como escriba, pode listar as partes de um livro para garantir a fidedignidade da produção.
11. O aluno deverá escrever a parlenda. Segue uma sugestão de ilustração.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/731/imagens/Slide2.GIF
 

12. Pode-se narrar a classe recitando a parlenda e inserir o arquivo de som no livro.Utilize os recursos de animação do PowerPoint para enriquecer a atividade. Os alunos também podem fazer os desenhos ou no próprio computador ou eles podem ser scanneados.
13. Nos créditos, peça para que cada alunos se inclua.
14. Na reunião de pais apresente a produção dos alunos. Comente os avanços de cada aluno.
15. Inclua esse trabalho em um CD-Rom com todas as atividades do aluno (Portfólio Digital) e no final do ano entregue-o em uma cerimônia de finalização dos trabalhos. É importante valorizar a produção dos alunos, dessa forma, eles também a valorizarão.
 

Recursos Complementares
Livros de parlendas, sites, computador, projetor multimídia ou retroprojetor. http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21 http://www.alzirazulmira.com/index1.html http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/218592
Avaliação
A avaliação neste caso deve levar em conta a hipótese silábica em que se encontra o aluno, para isso o professor precisa ter registros significativos que tenham também o registro da leitura do aluno, para se analisar efetivamente o que o aluno pensa sobre a escrita. Outro fator avaliativo é a contribuição do aluno nas descobertas nos momentos de socialização das atividades com a classe. Mais um elemento avaliativo é o portfólio dos avanços do aluno, que serve tanto para o professor, como para o aluno para que este perceba o quanto está progredindo.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 1/5 - 20%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 1/5 - 20%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • nina, EMB , São Paulo - disse:
    nina_gaeta@yahoo.com.br

    22/04/2012

    Uma estrela

    Não se trata de uma parlenda o texto trabalhado. É uma cantiga!!!


  • MARILENE, Escola Estadual , São Paulo - disse:
    marilenemlg@yahoo.com.br

    27/03/2011

    Cinco estrelas

    Excelente a tividade. Vou aproveitá-la na minha classe de 1ª série.


  • Ester Barbosa, IDALINA MACEDO COSTA SODRE DONA , São Paulo - disse:
    ester_ctbarbosa@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Corrigir o power point "veio à mosca" quando o correto seria: "veio a mosca", trata-se de um artigo e não de um artigo mais preposição. Atenciosamente,


  • Aneilza Santos Duarte, Escola Municipal Paulo Freire , Mato Grosso - disse:
    aneilzasantosduarte@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns! amei sua maneira lúdica de ensinar!


  • Érica Barcelos Rangel, COLÉGIO ESTADUAL JACINTHO XAVIER MARTINS , Rio de Janeiro - disse:
    caca_bibitinha@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula foi muito bem elaborada possibilitando a interação da escrita com a oralidade do aluno. Muito boa e interessante para os alunos da alfabetização.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.