Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bola à torre - jogos de passes e estratégias coletivas nas aulas de educação física do CAp UFRJ

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Executar passes de diferentes formas e distâncias para os colegas desmarcados sem discriminar, seja por habilidade, gênero ou grau de amizade;
Selecionar e ocupar espaços na quadra em que seja possível se livrar da marcação;
Colaborar com os demais colegas quanto ao seu posicionamento na quadra;
Debater estratégias de jogo coletivo para ataque e defesa e
Respeitar a sua integridade física e a dos colegas nas atividades desenvolvidas

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter assimilado as atividades desenvolvidas nas aulas anteriores, para que se realize uma transferência de aprendizagem para esta aula, em especial, na ocupação do espaço(coordenação espaço/temporal) e, nos debates para levantamento de estratégias coletivas para solucionar questões surgidas durante as atividades.

Estratégias e recursos da aula

Atividade I – “Bola à torre - meia quadra”(Fig. 1)- Professor, nesta atividade faremos uma organização diferente das aulas anteriores, utilizaremos 4 equipes mistas(com meninos e meninas) e, dividiremos a quadra em dois campos,onde 2 equipes jogarão numa metade e as outras duas jogarão na outra metade(A x B /C x D).O objetivo deste jogo é trocar passes fugindo da marcação da outra equipe e fazer essa bola chegue na “torre” que será uma cadeira posicionada no final da linha lateral. A quadra será dividida em duas partes, portanto, as cadeiras serão colocadas no final de cada linha lateral e nelas um aluno de cada equipe ficará de pé com um cesto nas mãos, pois é ali que os alunos deverão jogar a bola da sua equipe.
Dica 1:Visando a segurança dos alunos peça-lhes que posicionem as cadeiras com o encosto a sua frente;
Dica 2- É importante isolar a área da “torre” marcando com giz um círculo no chão em volta da torre ou com cones, onde será proibido a entrada de qualquer aluno nessa área(isso é para segurança dos alunos).

Atividade II – “Bola à Torre - toda a quadra”(Fig .2) Caro Professor, após a apresentação do jogo aos alunos agora vamos jogar em toda a quadra e, utilizaremos uma metodologia de organização de jogos conhecida popularmente como “Rei da Mesa”, ou seja, a equipe que conseguir fazer pontos se mantém no jogo. Faça um sorteio onde duas equipes iniciarão o jogo na quadra, as outras duas entrarão de acordo com a ordem deste sorteio. O rodízio de jogos se dá após uma equipe marcar dois pontos ou caso isso não ocorra num tempo pré determinado, a escolha do professor, sugiro 4 minutos para que as equipes que estão de fora não esperem muito tempo e o jogo se torne mais dinâmico. Porém, caso uma equipe permaneçapor muito tempo em quadra façauma discussão e avaliação dos jogos onde poderão surgir questões, tais como: essa equipe pode ter ficado mais forte,portanto, será importante fazer uma nova combinação de equipes, para proporcionar uma participação ampla de todas as equipes.

Dica 1: Sugira que eles estipulem outros tipos de contagem de pontos, por exemplo: a equipe que trocar o maior número de passes;
Dica 2: Pontuar a equipe em que o maior número de alunos distintos faça o ponto na “torre” (isso evita com que o aluno fique numa posição estática durante o jogo, conhecida por “banheira” e, assim, o aluno fique passivo durante a atividade.)
Dica 3: É possível inserir mais uma bola no jogo, dá uma dinâmica muito interessante ao jogo e

Dica 4: Professor, esta atividade é de intensidade moderada de exigência física,não se esqueça de oferecer espaço durante a aula para a hidratação e, aproveite para contextualizar esse tema com os alunos.Durante esses espaços torna-se um bom momento para fazer uma avaliação das atividades com os alunos.

Fig.1:

Fig: 2 - Toda a quadra

Caro professor, finalize a aula proporcionando um espaço para avaliação destas atividades.Peça aos alunos que escolham se preferiram jogar em um espaço reduzido(meia quadra)ou em um espaço maior(quadra toda);solicite-os a propor uma variação para este jogo e em que atividades coletivas é possível desenvolver este jogo.

Assista ao vídeo de passes que pode auxiliá-lo na apresentação da aula:

http://www.youtube.com/watch?v=f8Ha4mHq6JA

Assista ao vídeo de iniciação ao jogo "Bola à Torre":

http://www.youtube.com/watch?v=aUu4pe1sYqw

Avaliação

O processo de avaliação desta aula será organizado pelos alunos. Sugira que as equipes que estiverem esperando para entrar na 2ª parte da aula avaliem qual a equipe possibilita que todos os integrantes participem do jogo;
Deverão avaliar também qual a equipe propõe as melhores estratégias para equilíbrio de ataque e defesa da equipe;
Ao final esta 4ª aula, onde o passe foi o elemento de interação da turma faça algumas perguntas ao final da aula: É possível jogar menino e menina na mesma equipe?
Há necessidade de maiores cuidados quando joga meninos e meninas na mesma equipe?
Para a turma qual o significado das palavras inclusão e exclusão?
Na sociedade, que significado estas palavras tem?

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 1/3 - 33.33%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.