30/10/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Executar passes de diferentes formas e distâncias para os colegas desmarcados sem discriminar, seja por habilidade, gênero ou grau de amizade;
Selecionar e ocupar espaços na quadra em que seja possível se livrar da marcação;
Colaborar com os demais colegas quanto ao seu posicionamento na quadra;
Debater estratégias de jogo coletivo para ataque e defesa e
Respeitar a sua integridade física e a dos colegas nas atividades desenvolvidas
Os alunos deverão ter assimilado as atividades desenvolvidas nas aulas anteriores, para que se realize uma transferência de aprendizagem para esta aula, em especial, na ocupação do espaço(coordenação espaço/temporal) e, nos debates para levantamento de estratégias coletivas para solucionar questões surgidas durante as atividades.
Atividade I – “Bola à torre - meia quadra”(Fig. 1)- Professor, nesta atividade faremos uma organização diferente das aulas anteriores, utilizaremos 4 equipes mistas(com meninos e meninas) e, dividiremos a quadra em dois campos,onde 2 equipes jogarão numa metade e as outras duas jogarão na outra metade(A x B /C x D).O objetivo deste jogo é trocar passes fugindo da marcação da outra equipe e fazer essa bola chegue na “torre” que será uma cadeira posicionada no final da linha lateral. A quadra será dividida em duas partes, portanto, as cadeiras serão colocadas no final de cada linha lateral e nelas um aluno de cada equipe ficará de pé com um cesto nas mãos, pois é ali que os alunos deverão jogar a bola da sua equipe.
Dica 1:Visando a segurança dos alunos peça-lhes que posicionem as cadeiras com o encosto a sua frente;
Dica 2- É importante isolar a área da “torre” marcando com giz um círculo no chão em volta da torre ou com cones, onde será proibido a entrada de qualquer aluno nessa área(isso é para segurança dos alunos).
Atividade II – “Bola à Torre - toda a quadra”(Fig .2) Caro Professor, após a apresentação do jogo aos alunos agora vamos jogar em toda a quadra e, utilizaremos uma metodologia de organização de jogos conhecida popularmente como “Rei da Mesa”, ou seja, a equipe que conseguir fazer pontos se mantém no jogo. Faça um sorteio onde duas equipes iniciarão o jogo na quadra, as outras duas entrarão de acordo com a ordem deste sorteio. O rodízio de jogos se dá após uma equipe marcar dois pontos ou caso isso não ocorra num tempo pré determinado, a escolha do professor, sugiro 4 minutos para que as equipes que estão de fora não esperem muito tempo e o jogo se torne mais dinâmico. Porém, caso uma equipe permaneçapor muito tempo em quadra façauma discussão e avaliação dos jogos onde poderão surgir questões, tais como: essa equipe pode ter ficado mais forte,portanto, será importante fazer uma nova combinação de equipes, para proporcionar uma participação ampla de todas as equipes.
Dica 1: Sugira que eles estipulem outros tipos de contagem de pontos, por exemplo: a equipe que trocar o maior número de passes;
Dica 2: Pontuar a equipe em que o maior número de alunos distintos faça o ponto na “torre” (isso evita com que o aluno fique numa posição estática durante o jogo, conhecida por “banheira” e, assim, o aluno fique passivo durante a atividade.)
Dica 3: É possível inserir mais uma bola no jogo, dá uma dinâmica muito interessante ao jogo e
Dica 4: Professor, esta atividade é de intensidade moderada de exigência física,não se esqueça de oferecer espaço durante a aula para a hidratação e, aproveite para contextualizar esse tema com os alunos.Durante esses espaços torna-se um bom momento para fazer uma avaliação das atividades com os alunos.
Fig.1:
Fig: 2 - Toda a quadra
Caro professor, finalize a aula proporcionando um espaço para avaliação destas atividades.Peça aos alunos que escolham se preferiram jogar em um espaço reduzido(meia quadra)ou em um espaço maior(quadra toda);solicite-os a propor uma variação para este jogo e em que atividades coletivas é possível desenvolver este jogo.
Assista ao vídeo de passes que pode auxiliá-lo na apresentação da aula:
http://www.youtube.com/watch?v=f8Ha4mHq6JA
Assista ao vídeo de iniciação ao jogo "Bola à Torre":
O processo de avaliação desta aula será organizado pelos alunos. Sugira que as equipes que estiverem esperando para entrar na 2ª parte da aula avaliem qual a equipe possibilita que todos os integrantes participem do jogo;
Deverão avaliar também qual a equipe propõe as melhores estratégias para equilíbrio de ataque e defesa da equipe;
Ao final esta 4ª aula, onde o passe foi o elemento de interação da turma faça algumas perguntas ao final da aula: É possível jogar menino e menina na mesma equipe?
Há necessidade de maiores cuidados quando joga meninos e meninas na mesma equipe?
Para a turma qual o significado das palavras inclusão e exclusão?
Na sociedade, que significado estas palavras tem?
Três estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/02/2014
Cinco estrelasmuito legal vai trabalhar a atenção dos alunos,coordenação motora,parabens
17/03/2012
Uma estrelaquais são as regras do jogo ?
24/03/2010
Cinco estrelasè uma ótima atividade, eu trabalho com crianças de 7 a 15 anos dentro de um projeto o qual visa interação e socialização...essa atividade é excelente...parabéns o projeto é chamado de 2º tempo.