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Estratégias coletivas de defesa e ataque nos jogos de passes nas aulas de educação do CAp UFRJ

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Executar passes de diferentes formas e distâncias para os colegas desmarcados sem discriminar, seja por habilidade, gênero ou grau de amizade;
Selecionar e ocupar espaços na quadra em que seja possível se livrar da marcação;
Colaborar com os demais colegas quanto ao seu posicionamento na quadra;
Debater estratégias de jogo coletivo para ataque e defesa;
Executar os movimentos de defesa e de ataque de forma organizada;
Respeitar a sua integridade física e a dos colegas nas atividades desenvolvidas

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nesta aula o aluno já deverá dominar os fundamentos de passes com as mãos, já que essa atividade pode ser desenvolvida nas aulas de handebol e de basquetebol. Os alunos devem estar familiarizados com a ocupação de espaços na quadra, ou seja, reconhecer o que significa os movimentos defensivos e ofensivos nos jogos.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, nesta aula de Ataque x Defesa os alunos deverão compreender a importância de um bom movimento defensivo coletivo para a equipe ter sucesso nos movimentos de ataque.
Atividade I – “Toque no fundo” (Fig. 1). Professor inicie esta atividade dividindo os alunos da seguinte forma: 2 equipes masculinas (azul e branco,por exemplo) e duas equipe femininas (azul e branco).As equipes masculinas ocuparão uma metade da quadra e as equipes femininas a outra metade.( é importante deixar claro que a equipe azul é a união dos meninos com as meninas do azul,o mesmo se refere a equipe branca).A 1ª atividade será o jogo “toque no fundo”onde os fundos serão as linhas laterais da quadra.Nesta atividade os meninos jogarão numa metade da quadra e na outra as meninas. O objetivo é executar a troca de passes em espaço reduzido e fazer a bola chegar na linha de fundo da quadra oposta.,tocando-a na linha lateral(fundo).

Atividade II – “Ataque x Defesa – toque no fundo” (Fig. 2) – Esta atividade deverá ter a seguinte confecção: meninos da equipe azul posicionados na defesa de sua meia quadra; meninos da equipe branca no ataque da sua meia quadra; enquanto as meninas da equipe azul ficarão no ataque da sua meia quadra e, as meninas da equipe branca, na defesa de sua meia quadra.Os meninos não poderão invadir a meia quadra das meninas,o mesmo se aplica as meninas.
Dinâmica da atividade: Enquanto os meninos da equipe azul estão defendendo o seu campo e evitando a marcação de pontos da equipe branca dos meninos, assim que obtiver a posse de bola eles deverão executar um passe para as meninas da sua equipe azul que deverão executar um ataque contra a equipe branca; essas, por sua vez, deverão evitar a pontuação das meninas e, caso consigam a posse de bola deverão executar um passe para os meninos da equipe branca do outro lado da quadra que estão em posição de ataque.
Serão dados 3 pontos a equipe que conseguir colocar a bola na linha de fundo da quadra da outra equipe.Porém, a equipe de defesa que conseguir aposse de bola e repassá-la com um passe a sua equipe de ataque deverá ser dado um ponto,valorizando assim, o processo de transição ataque/defesa.
Dicas:
Dia I- Estimule os alunos a executarem rápidas trocas de passes para se livrarem da marcação. Não é possível quicar a bola no chão (drible) caso isso ocorra haverá a troca de posse de bola que irá para a outra equipe;
Dica II- Demarque uma linha reta de uma linha lateral a outra da quadra e chame-a de “linha de defesa” e diga aos alunos que estão em movimento de defesa (tanto meninos, quanto as meninas) que eles não podem passar dessa linha para marcar a outra equipe. Isto facilita a visualização e o entendimento que um bloco defensivo de conjunto e organizado auxilia a equipe.
Dica III – Professor, não se esqueça de marcar um tempo para a execução desta atividade para permitir que todos tenham a vivência de atacar e defender.

Professor, o espaço para debate com os alunos deve ser estruturado e estimulado. Esta atividade, em especial, deve ser entendida, por isso, promova o debate para discussão das atividades.

Avaliação

O processo de avaliação desta aula será através da nota que ao final os alunos darão para os movimentos de defesa e ataque de suas respectivas equipes.

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