Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos de arremessos e estratégias coletivas nas aulas do CAp UFRJ

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Executar arremessos de distância longa;
Organizar a equipe para selecionar o melhor momento de arremesso;
Organizar a equipe para defender os arremessos;

Levantar estratégias que possibilitem que meninos e meninas tenham a mesma oportunidade durante a aula de: discutir situações; participar do jogo; propor estarégias, etc;

Refletir e encontrar possibilidades de meninos e meninas participarem de atividades coletivas de forma integrada(discussão sobre gênero);

Respeitar a sua integridade física e a dos colegas nas atividades desenvolvidas;

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios nestas atividades

Estratégias e recursos da aula

Caro professor,

Esta aula deverá criar situações em que os alunos tenham que encontrar soluções para as atividades em que meninos e meninas discutam,reflitam e possibilitem que TODOS os alunos tenham possibilidade de participar das atividades de uma forma integrada, dividindo tarefas e criando soluções para problemas que, porventura, surjam durante a aula.

Para isso, sugiro que ofereça espaços para discussões, debates e , que as idéias que apareçam possam ser discutidas em conjunto e inseridas nas atividades.

Atividade I – “Queimado secreto” – Professor divida duas equipes, com meninos e meninas (formato misto) e, peça aos alunos que escolham um dos alunos da sua equipe que será o “agente secreto”.O jogo de queimado é um jogo bastante popular e, esta é uma das diversas variações conhecidas. A outra equipe não deverá saber quem é o “agente secreto”, enquanto cada equipe deverá defendê-lo de ser queimado. A partida termina apenas quando o “agente secreto” é queimado, portanto, isso pode ser rápido ou demorar mais um pouco, o que dependerá da organização de defesa e ataque de cada um.
Lembre aos alunos que os arremessos devem ser respeitar a integridade física do seu colega, evitando regiões mais sensíveis, tais como: cabeça, rosto, peito e órgãos sexuais.
Dica I – Professor promova trocas de alunos na função do “agente secreto”, possibilitando que outros alunos participem desta função.

Atividade II – “Marcobol- Jogos de arremessos longos” – Professor divida duas equipes mistas (meninos e meninas) e peça que cada equipe ocupe apenas a sua metade da quadra, e execute arremessos em direção a quadra oposta sem invadir o campo da outra equipe. O arremessos devem ser em direção ao gol (vale 3 pontos) e a linha de fundo ( para isso trace uma “linha imaginária” da altura da trave de futebol paralelamente a linha de fundo) valerá 1 ponto. Peça aos alunos que organize a sua equipe para atacar (arremessar) e para defender (evitar os gols da outra equipe), indiscriminadamente, meninos e meninas podem ocupar qualquer função.
Os alunos podem organizar barreiras no centro da sua meia quadra para evitar os arremessos da outra equipe; enquanto isso a equipe que estiver arremessando deve traçar estratégias para fugir dessa marcação (isso, na maioria das vezes se dá por troca de passes na sua meia quadra.
Professor inicie o jogo com duas bolas – uma para cada equipe – e, aos poucos coloque mais 1 bola,para mais tarde colocar mais uma bola.Portanto,esse jogo pode aceitar até 4 bolas simultâneas na quadra, pois é necessário ficar atento a marcação de pontos – linha de fundo: 1 ponto; gol: 3 pontos.
Dica II – Professor este é um jogo de intensidade média, seria conveniente realizar antes do início uma sessão de alongamentos para as estruturas mais utilizadas nesta atividade.
Dica III- peça aos alunos sugestões para variar o formato do jogo, ou seja, o princípio deve ser respeitado – o arremesso do meio da quadra, mas a forma de organizar a equipe no ataque e na defesa pode ser modificada, por exemplo: durante um período os meninos apenas defendem e passam as bolas para as meninas arremessarem e, depois devem trocam essas funções.

Dica IV-Certamente, surgirão discussões sobre a participação de meninos e meninas jogando juntos,portanto, aproveite esses momentos para estimular a reflexão e discussão sobre o tema de gênero nas atividades físicas, promova perguntas, do tipo:

Por que meninos e meninas não podem jogar juntos?

Quais as estratégias que os grupos utilizaram para possibilitar que meninos e meninas tivessem as mesmas oportunidades de jogar? 

Recursos Complementares

Consulte os livros:
DIETRICH, K; DURRWACHTER, G; SCHALLER, H. Os Grandes Jogos: metodologia e prática. Rio de Janeiro: Ed. Ao Livro Técnico, 2005.
DA SILVA, Pedro Antonio. 3000 Exercícios e Jogos para Educação Física Escolar.
Rio de Janeiro. Editora Sprint, 2ª edição. 2003.

Avaliação

A avaliação proposta para esta aula será realizada através de uma ficha de acompanhamento confeccionada pelo professor. Será uma ficha denominada de auto avaliação. Os alunos levarão essa ficha para casa e deverão entregá-la na aula seguinte preenchendo os seguintes critérios:
Participação nas atividades – 0 a 2 pontos;
Colaboração com os colegas -0 a 2 pontos
Movimentos defensivos (individual) -0 a 2 pontos.
Movimentos ofensivos (individual) – 0 a 2 pontos
Cuidado com a integridade física pessoal e dos colegas - 0 a 2 pontos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • zuleica, E.E. CLARICE DE MAGALHAES CASTRO , São Paulo - disse:
    sapozul@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    admiro a criativaidade e a disponibilidade de multiplicar tais atividades ,nos dando uma gama maior de diversidade no nosso trabalho.parabens a todos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.