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Terrário: compreendendo a alimentação das plantas e sua respiração

 

08/10/2009

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andrea Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Compreender como as plantas se alimentam.

* Reconhecer como acontece a respiração das plantas.

* Perceber a importância do respeito ao meio ambiente em que vivemos.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para facilitar a compreensão do tema, os alunos poderão conhecer o livro de literatura infantil: O jardim de Ceci, de Gerusa Rodrigues Pinto. Ilustrações de Hugo Mattos da Silva. Editora FAPI LTDA..

Estratégias e recursos da aula

Convidar os alunos a observar uma planta de perto: para isso, montar um terrário na sala de aula.

Ver material necessário e como fazer no link:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9863/Terrario/p07.htm

1ª aula

A montagem do terrário começa pela limpeza do recipiente.
No fundo colocam-se as pedrinhas, formando uma camada para drenagem da água.
Imediatamente acima, coloca-se uma camada fina de carvão ativado, para evitar o crescimento de fungos na água, o apodrecimento das raízes e a formação de gases.
Finalizando, coloca-se uma camada de terra, até completar cerca de ¼ da altura do recipiente.
Preparado o terreno, é hora de escolher as plantas adequadas. São mais indicadas as plantas que crescem pouco, como por exemplo begônias e pequenos antúrios.
Após colocar a planta, é necessário borrifar água com cuidado dentro do recipiente e fechar o terrário com uma tampa ou com plástico preso com um elástico.
O terrário deve ficar num local iluminado, mas sem receber sol diretamente, caso contrário, se transformará numa estufa.

2ª aula:
Observação diária com registro no local previamente combinado.

Conversar sobre a forma como as plantas se alimentam:
Uma planta se nutre, mas não de terra. Através da raiz, a planta absorve sobretudo água e pequena quantidade de sais. Mas, a planta retira seu alimento do ar, da água e da luz solar. No ar, está presente o gás carbônico, um gás composto de dois elementos: carbono e oxigênio. Esse gás é invisível, ou seja, nós não vemos.
A água que a raiz absorve da terra contém dois elementos: hidrogênio e oxigênio. Desse modo, do ar e da água a planta já conseguiu três elementos: carbono, hidrogênio e oxigênio. Com eles, a planta produz o açúcar, uma substância nutritiva que é composta exatamente daqueles três elementos.
Todavia, misturando-se água e gás carbônico, não se obtém açúcar, por quê?
Para que essa transformação venha a ocorrer é necessário fornecer calor, ou eletricidade, ou alguma outra forma de energia. A planta recebe essa energia do sol.
Na folha está presente uma substância, a clorofila, capaz de absorver energia da luz solar e de usá-la para obtenção de açúcar a partir da água e do gás carbônico. Esse processo tem um nome: fotossíntese clorofiliana.
O açúcar é o alimento da planta, que transforma em ramos, folhas, raízes, enfim, o usa para crescer; o oxigênio, entretanto, é eliminado no ar. É esse oxigênio que os seres vivos utilizam para respirar, inclusive o homem. Se não fossem as plantas, todos os demais seres viventes morreriam.

Como podemos verificar se a planta respira mesmo?
Observemos nós mesmos, soltando ar na frente de vidro ou espelho. O que acontece?
Vamos, então, nos próximos dias observar o que vai acontecer com a planta no recipiente fechado.

OBSERVAÇÃO: Ir observando, diariamente, o comportamento da planta e as condições do local onde está plantada. Anotar.

Fonte: Ciencia Hoje on-line.

Recursos Complementares

Pode-se acrescentar no terrário pequenos animais de jardim, como tatuzinhos ou caramujos e a partir daí introduzir outro assunto como: a alimentação e locomoção dos animais, como se comportam nesse ambiente, dentre outros.

Avaliação

Diariamente os alunos farão observações do terrário e essas observações serão anotadas em um local prédeterminado. Esse registro poderá conter diversas considerações, como por exemplo: a quantidade de goticulas d'água no vidro do recipiente, como a planta se comporta apesar de ficar num recipiente fechado, o desenvolvimento da planta, etc.

Com esse registro, a professora irá avaliar a qualidade das observações desenvolvidas, assim como a apropriação dos conhecimentos trabalhados. Ao final, os alunos poderão fazer um texto coletivo para registrar o conhecimento apreendido.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

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Opiniões

  • flavia souza, flavia souza , São Paulo - disse:
    flavia-restart2011@live.com

    18/04/2012

    Cinco estrelas

    achei muito legal essa aula me ajudou muito na escola na hora de responder um relatório de Ciências.Alias a aula e boa para quem te dificuldades no aprendizado,muito ampla e criativa parabéns Miriam Raquel Piazzi Machado.


  • ROSENDO MARTINS, secretaria municipal de educação , Mato Grosso - disse:
    rosendomt@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    parabéns pela atividade, muito interessantes os recursos utilizados


  • ROSELY NARLOCH DE ABREU, Escola , Mato Grosso - disse:
    Narloch_470@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei esta aula, muito criativa e ampla.Também muito útil como tema para aulas diferenciados. Parabéns para a autora. Um grnade abraço.


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