Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produzindo embalagens

 

18/09/2009

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno deverá perceber que as embalagens costumam ser atraentes para chamar a atenção do consumidor, identificando as informações contidas e verificando a finalidade das mesmas.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que o aluno já tenha trabalhado com rótulos e se familiarizado com as marcas textuais desse gênero.
Estratégias e recursos da aula

1. Trazer ou pedir aos alunos que tragam, alguns dias antes de iniciar o trabalho, embalagens de diferentes produtos com a marca impressa.

2. No dia programado, expor todas as embalagens na sala de aula.

3. A seguir, promover a atividade de classificação dessas embalagens, pedindo aos alunos que as separem da seguinte forma: produtos de limpeza, de higiene pessoal, alimentícios e outros.

4. Realizar, oralmente, um trabalho de exploração dessas embalagens para que os alunos percebam as especificidades contidas, como caixas, vidros, plásticos e outros.

5. Para recordar, selecionar algum produto e perguntar: qual a marca, quanto pesa o produto, para que serve.

6. Após a análise dos produtos, dividir a turma em duplas e realizar a seguinte atividade:

* Pedir a cada dupla que escolha um produto, inventar um nome para ele, ou seja, a marca. Utilizando sucata, os alunos deverão produzir uma embalagem a partir de letras grandes e coloridas que poderão ser recortadas de jornais e revistas.

* Para finalizar, deverão escrever na embalagem as informações necessárias sobre o produto: o peso, a quantidade, validade.

7. Pedir aos alunos que releiam o rótulo da embalagem e verifiquem se: faltou alguma das informações acima citadas; ficou atraente; a letra está legível; as palavras estão escritas corretamente.

8. Depois de tudo pronto, cada dupla apresentará à turma sua embalagem que  também poderá ser exposta no corredor da escola, onde pais, alunos e outras pessoas possam conhecer e apreciar a criação dos alunos.

Avaliação

Durante a confecção e apresentação dos produtos pelos alunos o professor avaliará se eles empregaram, na embalagem, as informações necessárias sobre o produto e fará o registro em seu diário de classe.

Serão observados os seguintes itens:

- Utilizou a letra maiúscula na marca

- A quantidade foi registrada

- Data de fabricação e validade foram escritas

- O código de barras foi inserido

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.