18/09/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
1. Trazer ou pedir aos alunos que tragam, alguns dias antes de iniciar o trabalho, embalagens de diferentes produtos com a marca impressa.
2. No dia programado, expor todas as embalagens na sala de aula.
3. A seguir, promover a atividade de classificação dessas embalagens, pedindo aos alunos que as separem da seguinte forma: produtos de limpeza, de higiene pessoal, alimentícios e outros.
4. Realizar, oralmente, um trabalho de exploração dessas embalagens para que os alunos percebam as especificidades contidas, como caixas, vidros, plásticos e outros.
5. Para recordar, selecionar algum produto e perguntar: qual a marca, quanto pesa o produto, para que serve.
6. Após a análise dos produtos, dividir a turma em duplas e realizar a seguinte atividade:
* Pedir a cada dupla que escolha um produto, inventar um nome para ele, ou seja, a marca. Utilizando sucata, os alunos deverão produzir uma embalagem a partir de letras grandes e coloridas que poderão ser recortadas de jornais e revistas.
* Para finalizar, deverão escrever na embalagem as informações necessárias sobre o produto: o peso, a quantidade, validade.
7. Pedir aos alunos que releiam o rótulo da embalagem e verifiquem se: faltou alguma das informações acima citadas; ficou atraente; a letra está legível; as palavras estão escritas corretamente.
8. Depois de tudo pronto, cada dupla apresentará à turma sua embalagem que também poderá ser exposta no corredor da escola, onde pais, alunos e outras pessoas possam conhecer e apreciar a criação dos alunos.
Durante a confecção e apresentação dos produtos pelos alunos o professor avaliará se eles empregaram, na embalagem, as informações necessárias sobre o produto e fará o registro em seu diário de classe.
Serão observados os seguintes itens:
- Utilizou a letra maiúscula na marca
- A quantidade foi registrada
- Data de fabricação e validade foram escritas
- O código de barras foi inserido
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!