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Conto: Felicidade clandestina, de Clarice Lispector

 

16/09/2009

Autor e Coautor(es)
Alessandra Fernandes de Azevedo
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ler, compreender e interpretar o texto.

• Identificar o texto como o gênero textual conto.

• Produzir um texto narrativo

• Identificar elementos responsáveis pela coesão textual.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Habilidades básicas de leitura;
• Elementos constitutivos da estrutura da narrativa: personagens, enredo, espaço, tempo, foco narrativo
• Elementos responsáveis pela coesão textual.

Estratégias e recursos da aula
PARA CONHECIMENTO DO PROFESSOR< /strong>

Observação: Gênero (textual, de texto, discursivo, do discurso)
Trata-se de textos orais ou escritos materializados em situações comunicativas recorrentes. Os gêneros textuais são os textos que encontramos em nossa vida diária com padrões sócio-comunicativos característicos definidos por sua composição, objetivos enunciativos e estilo concretamente realizados por forças históricas, sociais, institucionais e tecnológicas. Os gêneros constituem uma listagem aberta, são entidades empíricas em situações comunicativas e se expressam em designações tais como: sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem jornalística, aula expositiva, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, e-mail, bate-papo por computador, aulas virtuais e assim por diante. Como tal, os gêneros são formas textuais escritas ou orais bastante estáveis, histórica e socialmente situadas.
Tipo (textual, de texto, de discurso)
Esta noção designa muito mais modalidades discursivas ou então seqüências textuais do que um texto em sua materialidade. O tipo textual define-se pela natureza lingüística de sua composição {modalidade, aspectos sintáticos, lexicais, tempos verbais, relações lógicas, estilo, organização do conteúdo etc.}. Em geral, os tipos textuais abrangem um número limitado de categorias conhecidas como: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção. Quando predomina uma característica tipológica num dado texto concreto dizemos que esse é um texto argumentativo ou narrativo ou expositivo ou descritivo ou injuntivo. Os tipos textuais constituem modos discursivos organizados no formato de seqüências estruturais sistemáticas que entram na composição de um gênero textual. Tipo e gênero não formam uma dicotomia, mas se complementam na produção textual.

Fonte: http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf/index.php?option=com_content&task=view&id=181&Itemid=60

Observação:Professor, de acordo com os estudos lingüísticos, as aulas de língua portuguesa devem estar voltadas para leitura e interpretação de textos. Os textos pertencem a um determinado gênero textual como, por exemplo, carta de leitor, bilhete, artigo, entrevista, notícia e outros. Todo gênero textual está inserido dentro de uma tipologia como nos exemplos seguintes: o conto está na tipologia dos textos com base no narrar; a notícia, no relatar; a propaganda, no argumentar e outros.

Propor os seguintes exercícios para os alunos:


1) Qual o foco narrativo do conto? Comprove sua resposta com um trecho do texto.

2) Nos três primeiros parágrafos, verifica-se a descrição dos personagens. Como esses personagens são descritos?

3) Leia o trecho abaixo:

“Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos excessivamente crespos, meio arruivados. Tinha um busto enorme, enquanto nós todas ainda éramos achatadas.” (1º parágrafo)

Que palavra representa a presença do narrador e de outros personagens envolvidos na narrativa?

4) Há nos primeiros três parágrafos uma situação de confronto, de conflito.
a) Por quem essa situação é vivida?
b) E por que isso ocorre?

5) Além da situação de conflito estabelecida nos parágrafos iniciais, verifica-se uma outra.
a) Qual é essa outra relação conflituosa?
b) Quem são as personagens dessa relação?
c) E qual é o motivo para o conflito estabelecido entre elas?
d) Retire do conto o trecho que exemplifique essa relação de conflito.
e) Como esse conflito é resolvido? Quem é o responsável pela resolução desse conflito?
f) Qual dos personagens sai dessa situação mai s satisfeito? E por quê?

6) Explique a frase: “Não era mais uma menina com um livro: era uma m ulher com o seu amante.”


7) Com base no trecho abaixo:

“Até que veio para ela o magno dia de começar a exercer sobre mim uma tortura chinesa. Como casualmente, informou-me que possuía As reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato.” (4º parágrafo)

a) Explique a expressão “magno dia”.
b) Quem informou? Para quem informou? O que informou?


8) No trecho abaixo, uma das personagens do conto encontra-se em um estado de felicidade ímpar. Por que ela se sente assim?

“Até o dia seguinte eu me transformei na própria esperança da alegria: eu não vivia, eu nadava devagar num mar suave, as ondas me levavam e me traziam.” (6º parágrafo)


9) Indique a que se referem os elementos destacados abaixo:

a) “E nós menos ainda: até para aniversário, em vez de pelo menos um livrinho barato, ela nos entregava em mãos um cartão-postal da loja do pai.” (2º parágrafo)

b) “Comigo exerceu com calma ferocidade o seu sadismo. Na minha ânsia de ler, eu nem notava as humilhações a que ela me submetia: continuava a implorar-lhe emprestados os livros que ela não lia.” (3º parágrafo)

c) “Ela devia estar estranhando a aparição muda e diária daquela menina à porta de sua casa.” (11º parágrafo)


10) Leia o trecho:

“Não me mandou entrar. Olhando bem para meus olhos, disse-me que havia emprestado o livro a outra menina, e que eu voltasse no dia seguinte para buscá-lo” (7º parágrafo)

Analise a posição dos elementos destacados em relação ao verbo.
a) Esses elementos estão antes ou depois do verbo?
b) Por que cada um deles assume uma posição distinta dentro da frase?
c) Em “(...) no dia seguinte para buscá-lo”, buscar o quê? Por que o elemento da resposta acima foi substituído por “lo” em “buscá-lo”?

Avaliação

Produção textual

No conto “Felicidade Clandestina” de Clarice Lispector, a narradora almeja muito o livro “Reinações de Narizinho” de Monteiro Lobato e, até consegui-lo, passa por situações desconfortáveis .

Escreva um pequeno texto narrando uma situação em que você tenha vivido algo semelhante à menina do conto, ou seja, desejar muito uma coisa e passar por situações desconfortáveis para consegui-la. Caso não tenha acontecido nada parecido com você, invente uma situação semelhante.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniões

  • Valéria Araujo, Escola Paulo Costa , Sergipe - disse:
    valeriaaco@hotmail.com

    22/08/2011

    Cinco estrelas

    gostei demais dessa aula, achei muito interessante e trabalha exatamente aquilo que é mais importante numa aula de língua portuguesa: leitura e interpretação de texto.


  • Wendel Costa, Colégio Estadual, Imaculada Conceição , Bahia - disse:
    delcostaaraci@hotmail.com

    16/07/2011

    Cinco estrelas

    Parabenizo a autora pela valiosa aula. Vou utilizar como uma das minhas aulas.


  • Maria do Socorro, COLÉGIO ESTADUAL LAGOA DA CONFUSÃO , Tocantins - disse:
    socmirand@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sua aula está simplesmente maravilhosa.


  • Mirna Silveira Lescano Diehl, EM PADRE JOSÉ DE ANCHIETA , Mato Grosso do Sul - disse:
    mirnadiehl@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Amei a aula. Clarice é, sem dúvida nenhuma uma das maiores literatas mundiais. Vou trabalhar esta aula com meus pequenos.


Sem classificação.
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