Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Webgincana- Cadeia alimentar

 

22/09/2008

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Entender a relação entre consumidores e reprodutores; Relacionar a existência da cadeia alimentar e o equilíbrio ecológico; Entender a noção de teia alimentar; Discutir a influência da ação do Homem na natureza. Utilizar a pesquisa na Internet de forma lúdica e desafiadora.
Duração das atividades
Uma seqüência de atividades de 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito de WebGincana inter-relação existente entre os animais para sua sobrevivência Discutir a importância dos jogos em um processo de aprendizagem.
Estratégias e recursos da aula

Orientações didáticas para o professor:

  • O desafio, a pesquisa na Internet, associadas a atividades lúdicas representam a essência do Conceito de WebGincana.
  • Discuta com os alunos que jogos são instrumentos de aprendizagem e por isso pedem o mesmo envolvimento das outras atividades.
  • Explique que as atividades ocorrerão em equipe, portanto o espírito de colaboração coletiva deve prevalecer. A competição é só um meio, o objetivo maior é a aprendizagem.
  • As regras devem ser discutidas e checadas se foram compreendidas por todos.
  • Utilize diferentes linguagens para incrementar as missões e desafios.
  • Peça para os alunos assistirem o filme Rei leão, como tarefa de casa 1 dia antes da webgincana.
  • Anote os pontos em um quadro e só o divulgue no final.
  • Promova um debate ao final da webgincana, para identificar os avanços em relação ao tema.

Introdução

A harmonia da natureza manifesta-se no ciclo da vida. Nossa natureza é formada pelas plantas, animais e até mesmo o próprio Homem. Há um equilíbrio ecológico para que todos possam sobreviver. Você já pensou no que ocorreria se alguns animais desaparecessem? E a devastação de plantas e habitat dos animais? Vamos aprender sobre consumidores e reprodutores!
Vamos descobrir os maravilhosos mistérios da cadeia alimentar!
Para isso, você e seus amigos irão se dividir em times e o mais legal é que enfrentarão desafios e missões.
Filmes, poesias, músicas serão as pistas em busca do tesouro do conhecimento.
Participe, brinque e aprenda!
A aventura começa agora!

Desafio

Instruções do jogo

Vocês terão que responder algumas questões. Não se preocupem, pois as respostas estarão nos sites indicados nas referências. Será preciso, atenção e concentração para encontrá-las com rapidez. Certifique-se que todos de sua equipe leiam todas as perguntas e as respostas encontradas.
As missões terão uma pontuação maior que os desafios, portanto se dedique a elas com muita criatividade.
Todos receberão pontos quando completarem os desafios e missões, no entanto, a pontuação estará relacionada com o tempo, ou seja, quanto mais rápido o time finalizar, maior será sua pontuação.
Cada time deverá eleger um líder, esse será responsável por comunicar o professor que o time finalizou o desafio ou missão.
Caso algum membro do time atrapalhe os colegas das outras equipes nas realizações das atividades, o time todo perderá ponto. A colaboração é fundamental!
Lembrem-se todos serão vencedores!

Quadro de pontuação
 

Missões

1º primeiro time a terminar- 8 pontos
2º time- 7 pontos
3º time – 7 pontos
4º time – 6 pontos
5º time- 6 pontos
6º time- 5 pontos
7º time- 5 pontos
8º time- 4 pontos

Desafios

1º primeiro time a terminar- 4 pontos
2º time- 3 pontos
3º time – 3 pontos
4º time – 2 pontos
5º time- 2 pontos
6º time- 2 pontos
7º time- 1 pontos
8º time- 1 pontos

1º Desafio


O time deve se reunir e escolher um nome, um símbolo- desenhar este símbolo e escrever junto o nome da equipe e ainda inventar uma saudação. O líder deve levar o cartaz pronto para o professor. Sejam criativos!

 

1ª Missão

Após assistir ao filme Rei leão, faça um pequeno texto com pelo menos 5 linhas. Respondendo a questão:
- Por que o leão é considerado rei da floresta?
O texto deve ser levado ao professor pelo líder, no entanto todos devem contribuir na elaboração.

 

2º desafio

Responda as questões abaixo. Todas as respostas devem estar corretas para que o time receba a pontuação. Portanto, atenção! Preencha a folha que receberem e assim que tiverem terminado o líder deve comunicar o professor. Para auxiliar utilize esse recurso:


Quais são os elemento s básicos que compõem uma cadeia alimentar?
O que é teia alimentar?
Como a ação do Homem pode prejudicar a teia alimentar?
O que é uma cadeia alimentar?
O que são decompositores?
O que são seres autótrofos?
O que é desequilíbrio ecológico?
O que são animais herbívoros e carnívoros?
Explique como a ação de um inseticida pode atingir uma cadeia alimentar?
Como a poluição dos mares pode afetar a cadeia alimentar marinha ?


2ª Missão

A equipe deve colocar estas cadeias alimentares em ordem. No menor tempo possível e corretamente, ao finalizar o líder deve comunicar a professora.

TRIGO
RAPOSA
GAFANHOTO
GALINHA
 

CORUJA
MILHO
RATO SILVESTRE
 

GAFANHOTO
BOIPEVA
CAPIM
SAPO
 

DECOMPOSITORES
GAFANHOTO
JAGUATIRICA
COBRA
AVES
ÁRVORE
AVE
INSETOS ALADOS
 

3º Desafio

Façam 3 desenhos que possam representar ações maléficas que o Homem pode causar para o desequilíbrio ecológico da teia alimentar.


3ª Missão


O time deve escolher uma música e fazer uma paródia com o seguinte tema: Teia Alimentar e equilíbrio ecológico.

4º Desafio


Leiam à poesia e se inspirem. Libere o poeta que há na equipe e criem uma poesia. Afinal a vida é sempre mais bela acompanhada de poesia

4ª Missão


Time ao final dessa aventura, faça uma propaganda conscientizando os homens sobre o equilíbrio que precisamos na natureza. O grupo pode preparar uma representação.
 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cadeia alimentar Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./educacao/index.php3&conteudo=./educacao/artigos/cadeiatrofica.html http://www.saudeanimal.com.br/ecologia_teia_alimentar.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeia_Alimentar http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u12.jhtm http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Cadeiaalimentar.php http://paginas.terra.com.br/educacao/sariego/ecol_ecossistemica.htm http://www.trupedaterra.com.br/colunas.aspx?coluna=193&page=3 http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_293401.shtml
Avaliação
Vencerá a webgincana o grupo que acumular a maior pontuação no jogo. Estas incluem a participação de todos do grupo na resolução das questões e o fazer uso dos sites que foram disponibilizados para pesquisa. Isso não significa que outras fontes não possam ser usadas (desde que haja necessidade).
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.