21/10/2009
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Compreender as características do gênero carta de solicitação e desenvolver a habilidade da solicitação por escrito em situação real de interlocução.
Primeira etapa:
Proponha um exercício de elaboração de justificativas para diferentes solicitações propostas individualmente pelos próprios alunos. O objetivo é desenvolver a elaboração de justificativas para que exercitem competências necessárias à escrita do gênero em estudo.
Atividade:
Preencham, individualmente, o quadro, apresentando duas justificativas para cada pedido.
Pedido |
Destinatário |
Justificativas |
Diretora da escola |
1. 2. |
|
Prefeito (a) |
1. 2. |
|
Pai ou mãe |
1. 2. |
|
Colega |
1. 2. |
Após a elaboração de justificativas, peça que os alunos as apresente para toda a classe, enquanto isso, professor, faça os ajustes necessários.
Segunda etapa:
Professor: proponha aos alunos a elaboração de uma carta de solicitação destinada ao diretor da escola. Primeiramente, apresente aos alunos uma cópia de carta uma carta modelar[1], contendo todos os componentes de uma carta de solicitação: local e data, vocativo, agradecimento/despedida, assinatura, explicitação do objeto da solicitação, justificativa da solicitação, negociação do pedido, reconhecimento do status do interlocutor .
São Paulo, 25 de abril de 1998. Cara Márcia Lopes, Sabemos que você é a pessoa responsável pela compra de material pedagógico da escola e, por isso, escrevemos esta carta, pois estamos precisando da sua ajuda. Como você sabe, as classes têm uma pequena biblioteca nas salas de aula. Os livros, em geral, ficam nas “casinhas” desocupadas pelas pastas ou nas prateleiras que ficam na parte alta do armário. Nós não estamos usando as “casinhas” porque temos apenas duas vagas, o que não permite acomodar todos os livros nem possibilita uma boa classificação deles. Os livros, portanto, estão nas prateleiras. Nesse lugar, a organização não se mantém porque eles não param em pé, o que torna muito difícil a localização do volume que procuramos. Outro problema devido ao fato de caírem na prateleira é a quantidade de estragos que nossos livros estão sofrendo: amassos e rasgos. Se nós tivéssemos a oportunidade de adquirir sete caixinhas como as da biblioteca, esses problemas estariam resolvidos e nós iríamos aproveitar melhor nossa pequena biblioteca. Desde já agradecemos sua atenção, Alunos da 2ª B |
Analise juntamente com os alunos toda a estrutu ra composicional da carta de solicitação.
Em seguida, proponha a montagem coletiva de um quadro que registre o resultado das discussões, desenvolvidas acerca dos componentes de uma carta de solicitação( use a estrutura).
O Quadro abaixo é apenas uma sugestão, pois é necessário que o professor construa um quadro que represente as conclusões dos alunos. |
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Para escrever uma carta de solicitação, em situação formal, não posso me esquecer de: |
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Para que minha solicitação tenha mais chance de ser atendida é preciso: |
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Quadro 4
Terceira etapa:
Professor: proponha a elaboração de cartas de solicitação destinada ao diretor (a) da escola e dê algumas sugestões aos alunos que possam ser objeto de solicitação: mudança de regras disciplinares; melhorias nas instalações; aquisição de material pedagógico ou outras reivindicações que eles desejem fazer, (desde que sejam reivindicações possíveis de serem atendidas e que realmente interessem ao bem-estar e à educação dos alunos)
Após a elaboração das cartas, solicite aos alunos que troquem as produções entre si, afim de que cada aluno avalie a produção do colega. Peça que o aluno verifique se a produção do colega apresenta: local e data, vocativo, agradecimento e despedida; se utiliza uma linguagem formal, que demonstre o reconhecimento do status do interlocutor, se seu pedido é relevante, se há clareza no pedido e se utiliza justificativas que sustentem suas solicitações.
Solicite aos alunos que façam anotações, no final da página, sobre os componentes textuais que não estão presentes, ou que se apresentam de forma inadequada. Em seguida, oriente os para que destroquem as produções e individualmente reescrevam as cartas de solicitação produzidas, fazendo as alterações apontadas pelo colega ou quaisquer outras que julgar conveniente.
A valiação deverá ser realizada através da produção final escrita das cartas de solicitação. O professor deve aproveitar para comparar a produção inicial com a produção final.
Cinco estrelas 1 classificações
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18/03/2013
Cinco estrelasA aula é excelente, me ajudou a compreender as características do gênero carta de solicitação e desenvolver por escrito em situação real de interlocução. O autor, Joseli Rezende Thomaz, está de parabéns.