Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criando uma propaganda a partir de rótulos

 

05/10/2009

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno deverá compreender o processo de utilização da marca e do produto de um rótulo como partes necessárias para a elaboração de uma propaganda.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já tenha conhecimento do que é um rótulo e o que ele contém. É interessante que os alunos observem, também, propagandas em jornais, revistas, televisão e outros meios de comunicação.

Estratégias e recursos da aula

1. Iniciar uma conversa com os alunos sobre o universo das propagandas e do consumo.

2. Relembrar as propagandas que mais atingem cada um, tentando levantar os motivos da preferência. Citar alguns exemplos: "Toddy, sabor que alimenta", "Danoninho, vale por um bifinho", "OMO faz, OMO mostra", ressaltando a intenção implícita no texto.

3. Distribuir um rótulo(selecionado anteriormente pelo professor ou escolhido pelo aluno) para cada um ou dois alunos.

4. O rótulo poderá ser colado numa folha branca A4, pois o aluno tenha bastante espaço para a confecção da propaganda.

5. A seguir, inventará uma propaganda para o rótulo fixado.

6. Os alunos deverão perceber que: a imagem e o texto se completam para traduzir a mensagem da propaganda; a propaganda tem a função de convencer o consumidor a comprar o produto anunciado.

7. Ao final, os alunos apresentarão para a turma  a propaganda que também poderá ser exposta no corredor da escola.

Avaliação

Após recolher o material produzido o professor poderá avaliar os seguintes itens:

* A relação do produto com a frase divulgada, ou seja, se o aluno compreendeu a necessidade de articular a utilidade do produto à sua divulgação.

* A estruturação da propaganda como forma de convencimento.

* Os recursos utilizados como estimuladores à compra do produto. (letras, cores, posição da escrita, frases, etc)

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.