05/10/2009
Andréa vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
É necessário que o aluno já tenha conhecimento do que é um rótulo e o que ele contém. É interessante que os alunos observem, também, propagandas em jornais, revistas, televisão e outros meios de comunicação.
1. Iniciar uma conversa com os alunos sobre o universo das propagandas e do consumo.
2. Relembrar as propagandas que mais atingem cada um, tentando levantar os motivos da preferência. Citar alguns exemplos: "Toddy, sabor que alimenta", "Danoninho, vale por um bifinho", "OMO faz, OMO mostra", ressaltando a intenção implícita no texto.
3. Distribuir um rótulo(selecionado anteriormente pelo professor ou escolhido pelo aluno) para cada um ou dois alunos.
4. O rótulo poderá ser colado numa folha branca A4, pois o aluno tenha bastante espaço para a confecção da propaganda.
5. A seguir, inventará uma propaganda para o rótulo fixado.
6. Os alunos deverão perceber que: a imagem e o texto se completam para traduzir a mensagem da propaganda; a propaganda tem a função de convencer o consumidor a comprar o produto anunciado.
7. Ao final, os alunos apresentarão para a turma a propaganda que também poderá ser exposta no corredor da escola.
Após recolher o material produzido o professor poderá avaliar os seguintes itens:
* A relação do produto com a frase divulgada, ou seja, se o aluno compreendeu a necessidade de articular a utilidade do produto à sua divulgação.
* A estruturação da propaganda como forma de convencimento.
* Os recursos utilizados como estimuladores à compra do produto. (letras, cores, posição da escrita, frases, etc)
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasEssa aula é bastante interessante e desperta a criatividade dos alunos. Parabéns à autora.