06/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
É interessante que a maioria da turma já saiba ler. Caso algumas crianças ainda não saibam ler sozinhas, o professor poderá organizar o trabalho em duplas com uma criança alfabetizada em cada dupla.
Para realizar esta aula será necessário:
O texto instrucional apresenta informações sobre procedimentos ou regras que devem ser seguidas pelo leitor para realizar determinada atividade: fazer uma receita de comida; participar de um jogo seguindo as regras; construir um brinquedo, etc. O professor poderá levar diferentes textos instrucionais para a sala para que o aluno se familiarize com a estrutura e vocabulário deste tipo de texto e explorar as características macro textuais quanto à diagramação do texto, a numeração (quando houver) ou enumeração de tópicos que organiza a ordem a ser seguida, a função das imagens que possibilitam entender a orientação e o tempo dos verbos. Nesse caso não é necessário usar esta terminologia (tempo verbal) com as crianças, basta que se oriente a percepção de como certas palavras estão escritas e o que significam – indicam ao leitor o que deve ser feito.
Para consultar sobre este tipo de texto você pode consultar o site:
http://www.semed.pmcg.ms.gov.br/wiki/index.php/Textos_instrucionais <Acesso em 14/09/2009>
1) Para introduzir o trabalho com textos instrucionais você poderá comentar sobre o Mapa do Brincar, um projeto realizado pelo jornal Folha de São Paulo, com objetivo de conhecer como as crianças de todo o país brincam.
2) Um vídeo pode ser visto para ensinar as crianças a fazerem um brinquedo com barbante, que se chama “Cama de gato”. Embora não tenha um texto escrito para se ensinar a leitura de textos instrucionais, ele poderá funcionar como detonador na participação das crianças. Motivadas a participar do envio de uma brincadeira por escrito para a Folhinha, poderá se criar a necessidade não só de ler textos instrucionais como também de escrevê-los.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u566506.shtml <Acesso em 14/09/2009>
3) Após assistirem o vídeo o professor poderá propor que façam a “Cama de gato” ou “estrela”.
PIÃO DE PALITO
Material necessário
Modo de Fazer:
Texto e imagem retirados do site http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=66&id_noticia=2945/noticia_interna.shtml <Acesso em 06/10/2009>
Orientações para o trabalho com o texto Pião de palito
1)Antes da leitura é importante levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre este tipo de brinquedo. A partir do título, levantar as hipóteses de como ele pode ser feito e antecipar o conteúdo das instruções.
2) Durante a leitura, identificar as partes componentes do texto, o título, o material necessário e o modo de fazer. A cada tópico, deve-se verificar se os alunos compreendem a orientação.
3) Após a leitura, deve-se verificar se algumas das hipóteses levantadas foram confirmadas ou não. Depois de certificar se os alunos compreenderam cada passo da instrução, eles poderão iniciar o trabalho, em dupla, e seguir as instruções passo a passo. E depois de terminar, é claro, brincar!
Um material interessante para as crianças é o livro Barangandão arco-íris, de Adelsin, da Editora Peirópolis. Este livro traz 36 brinquedos inventados por meninos e meninos de diversas localidades e também pode ser pedido pelo site:
http://www.editorapeiropolis.com.br/detalhe.php?cod=178
Para fazer dobraduras acesse o link:
http://www.tiogui.com.br/default.asp?pag=dob_coelho.asp
Para saber mais sobre o Mapa do Brincar acesse o link:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u559110.shtml
A avaliação deverá ser feita em diversas situações: antes, durante e depois da leitura para verificar se os alunos compreendem a função do texto, se levantam hipóteses sobre o seu conteúdo a partir do conhecimento do gênero e do título, se confirmam ou rejeitam hipóteses, se compreendem a função das imagens e se compreendem globalmente o texto.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/08/2012
Cinco estrelasmuito bom essa experiencia muito bom .Eu na minha opinião eu gostei!!!
04/05/2011
Cinco estrelasAchei muito interessante o Plano de Aula, pois nos orienta sobre os dados necessários para que um planejamento possa ser executado.
11/02/2011
Cinco estrelasfoi de grande importância este projeto vai mim orientar muito sobre meu trabalho sobre TEXTO INDUTIVO.