Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendo um texto instrucional para construir um brinquedo - 2º ano

 

06/10/2009

Autor e Coautor(es)
Flávia Helena Pontes Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as características textuais do texto instrucional e identificar os procedimentos de leitura.
  • Aprender a usar um texto instrucional para construir um brinquedo.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que a maioria da turma já saiba ler. Caso algumas crianças ainda não saibam ler sozinhas, o professor poderá organizar o trabalho em duplas com uma criança alfabetizada em cada dupla.

Estratégias e recursos da aula

Para realizar esta aula será necessário:

  • Um computador para ter acesso a internet e assistir o vídeo
  • Diversos textos instrucionais relacionados à construção de brinquedos.
  • Barbante.
  • 1 Palito de churrasco ou lápis de cor grande.
  • 4 folhas duplas de revista ou 4 meias folhas de papel de seda (em cores variadas).
  • Cola branca.

Atividade 1- Assistindo o vídeo

O texto instrucional apresenta informações sobre procedimentos ou regras que devem ser seguidas pelo leitor para realizar determinada atividade: fazer uma receita de comida; participar de um jogo seguindo as regras; construir um brinquedo, etc. O professor poderá levar diferentes textos instrucionais para a sala para que o aluno se familiarize com a estrutura e vocabulário deste tipo de texto e  explorar as características macro textuais quanto à diagramação do texto, a numeração (quando houver) ou enumeração de tópicos que organiza a ordem a ser seguida, a função das imagens que possibilitam entender a orientação e o tempo dos verbos. Nesse caso não é necessário usar esta terminologia (tempo verbal) com as crianças, basta que se oriente a percepção de como certas palavras estão escritas e o que significam – indicam ao leitor o que deve ser feito.


Para consultar sobre este tipo de texto você pode consultar o site:
http://www.semed.pmcg.ms.gov.br/wiki/index.php/Textos_instrucionais <Acesso em 14/09/2009>

1) Para introduzir o trabalho com textos instrucionais você poderá comentar sobre o Mapa do Brincar, um projeto realizado pelo jornal Folha de São Paulo, com objetivo de conhecer como as crianças de todo o país brincam.
2) Um vídeo pode ser visto para ensinar as crianças a fazerem um brinquedo com barbante, que se chama “Cama de gato”. Embora não tenha um texto escrito para se ensinar a leitura de textos instrucionais, ele poderá funcionar como detonador na participação das crianças. Motivadas a participar do envio de uma brincadeira por escrito para a Folhinha, poderá se criar a necessidade não só de ler textos instrucionais como também de escrevê-los.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u566506.shtml <Acesso em 14/09/2009>
3) Após assistirem o vídeo o professor poderá propor que façam a “Cama de gato” ou “estrela”.

Atividade 2 – Construindo um pião a partir da leitura das instruções textuais


                 PIÃO DE PALITO


Material necessário

  • 1 Palito de churrasco ou lápis de cor grande.
  • 4 folhas duplas de revista ou 4 meias folhas de papel de seda (em cores variadas).
  • Cola branca.

Modo de Fazer:

  1. Enrole cada uma das folhas em forma de tubos longos, com espessura aproximada de um dedo.
  2. Aperte bem os tubos para que fiquem com forma de tiras e espalhe cola banca sobre um dos lados de cada tira.
  3. Comece a enrolar a primeira tira (o lado com cola sobre o palito). Ela deve ser colada a aproximadamente, um dedo de distância da ponta do palito ou lápis. Quando você colar a última tira, levante ligeiramente as bordas para que o pião tenha a forma de uma concha. Se quiser, passe a cola branca em todo o pião para envernizá-lo e aguarde que seque.
  4. Seu pião está Pronto! Gire o palito bem rapidamente entre as mãos e solte. Veja como fica bonito o efeito das cores!
  5. E pode ser ainda mais interessante : brinque com dois ou mais piões ao mesmo tempo, qual deles derruba os outros, experimente composições diferentes de cores e crie uma dança de piões.

Texto e imagem retirados do site http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=66&id_noticia=2945/noticia_interna.shtml <Acesso em 06/10/2009>

Orientações para o trabalho com o texto Pião de palito


1)Antes da leitura é importante levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre este tipo de brinquedo. A partir do título, levantar as hipóteses de como ele pode ser feito e antecipar o conteúdo das instruções.
2) Durante a leitura, identificar as partes componentes do texto, o título, o material necessário e o modo de fazer. A cada tópico, deve-se verificar se os alunos compreendem a orientação.
3) Após a leitura, deve-se verificar se algumas das hipóteses levantadas foram confirmadas ou não. Depois de certificar se os alunos compreenderam cada passo da instrução, eles poderão iniciar o trabalho, em dupla, e seguir as instruções passo a passo. E depois de terminar, é claro, brincar!

Recursos Complementares


Um material interessante para as crianças é o livro Barangandão arco-íris, de Adelsin, da Editora Peirópolis. Este livro traz 36 brinquedos inventados por meninos e meninos de diversas localidades e também pode ser pedido pelo site:
http://www.editorapeiropolis.com.br/detalhe.php?cod=178 


Para fazer dobraduras acesse o link:
http://www.tiogui.com.br/default.asp?pag=dob_coelho.asp 

 
Para saber mais sobre o Mapa do Brincar acesse o link:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u559110.shtml 

Avaliação

A avaliação deverá ser feita em diversas situações: antes, durante e depois da leitura para verificar se os alunos compreendem a função do texto, se levantam hipóteses sobre o seu conteúdo a partir do conhecimento do gênero e do título, se confirmam ou rejeitam hipóteses, se compreendem a função das imagens e se compreendem globalmente o texto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ketlen, Prof de Artes , Amazonas - disse:
    keke-sabino@hotmail.com

    29/08/2012

    Cinco estrelas

    muito bom essa experiencia muito bom .Eu na minha opinião eu gostei!!!


  • Hélia Maria de Souza Pinto, E. E. "Cônego Luiz Giarola Carlos" , Minas Gerais - disse:
    helia-pinto@bol.com.br

    04/05/2011

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante o Plano de Aula, pois nos orienta sobre os dados necessários para que um planejamento possa ser executado.


  • rosangela, EMEF DR JORACY CRUZ , São Paulo - disse:
    rosangelaprofessora2009@hotmail.com

    11/02/2011

    Cinco estrelas

    foi de grande importância este projeto vai mim orientar muito sobre meu trabalho sobre TEXTO INDUTIVO.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.