28/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Fazer a correspondência entre grafemas e fonemas de natureza regular – uso do NH.
Os alunos já deverão ter compreendido o funcionamento do sistema de escrita, ou seja, deverão estar alfabéticos.
1) O professor poderá iniciar as atividades do dia com alegria e movimento. Ao reconhecer as características da faixa etária dos alunos do Ensino Fundamental Inicial e valorizar as práticas culturais do brincar e seu aspecto constitutivo do saber das crianças o professor estará contribuindo para a inclusão dos alunos de 6 anos no Ensino Fundamental.
Para saber mais sobre a inclusão da criança de seis anos de idade acesse o site:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf <Acesso em 04/09/2009>
O site das canções escoteiras poderá ser acessado. Caso não conheça a música, o professor poderá rapidamente aprendê-la lendo a letra e ouvindo a melodia clicando em Gilberto Barros – A árvore da montanha.
Site: http://letras.terra.com.br/cancoes-escoteiras/630028/ <Acesso em 04/09/2009>
A Árvore da Montanha
Canções Escoteiras
A Árvore da Montanha
A arvore da montanha
Ole-li aio (bis)
Esta árvore tinha um galho O que galho, belo galho.
Ai, ai, ai que amor de galho.
E o galho da árvore.
A arvore da montanha
Ole-li aio (bis)
Este galho tinha um broto O que broto, belo broto.
Ai, ai, ai que amor de broto.
E o broto do galho E o galho da árvore.
A arvore da montanha
Ole-li aio (bis)...
Este broto tinha uma folha.
E esta folha tinha um ninho.
E este ninho tinha um ovo.
E este ovo tinha uma ave.
E esta ave tinha uma pluma.
E esta pluma tinha um índio.
E este índio tinha um arco.
E este arco tinha uma flexa.
Esta flexa foi na árvore O que árvore, bela árvore.
Ai, ai, ai que amor de árvore.
E a árvore da montanha
Ole-li-aio (bis)
Texto retirado do site http://letras.terra.com.br/cancoes-escoteiras/630028/ <Acesso em 04/09/2009>
1) Propor aos alunos que os façam uma ilustração da música que contenha todos os elementos que aparecem, explorando a linguagem pictórica.
2) Pedir aos alunos que façam uma lista de todas as coisas que aparecem na árvore. Aqui começa o nosso objetivo com a linguagem escrita. A
escrita das palavras GALHO – BROTO – FOLHA – NINHO – OVO, AVE – PLUMA – INDIO – ARCO – FLEXA – podem oferecer diferentes graus de dificuldades para os alunos.
3) Realizar o confronto dessas escritas. Pode-se pedir para algumas crianças irem ao quadro e mostrarem como escreveram estas palavras. É importante que o professor valorize e reconheça as tentativas das crianças, mesmo que não apresentem a escrita convencional. O confronto terá como finalidade explorar as possibilidades de leitura das palavras e suas relações entre fonemas e grafemas, ou seja, a correspondência entre sons e letras.
4) A partir dos erros cometidos pelas crianças, o professor poderá planejar uma série de ações e selecionar alguns grupos de palavras para ajudar os alunos a desenvolverem seus conhecimentos em relação a correspondência entre sons e letras,
O professor poderá levantar com as crianças palavras que apresentam sons nasais como ocorre na palavra NINHO. Há outras maneiras de marcar a nasalidade no português, (M, N, TIL, NH e em palavras c omo CAMA, CANA – nasalização por contiguidade). Nosso foco nesta atividade será dificuldade ortográfica de natureza regular - o uso do dígrafo NH.
5) Distribuir revistas velhas para os alunos para que encontrem palavras com NH e formem listas. Após a produção das listas individuais, o professor poderá explorar a relação de correspondência entre som e letras marcada pela nasalização.
6) Explorar palavras com NH no Caça-palavras (palavras cruzadas também podem ser usadas). Pode-se pedir para os alunos escreverem as palavras encontradas no Caça-palavras, separá-las em sílabas e analisá-las. Ex. Vamos separar em sílabas a palavra Cebolinha. Quantas letras tem esta palavra? Quantas sílabas? Quantas letras tem na primeira sílaba? E nas outras? Qual é a última sílaba? Quantos sons podemos perceber? (Espera-se que as crianças percebam que há dois sons, o som nasal representado pelo dígrafo NH e o som da vogal A). É interessante que o professor leve os alunos a perceberem que, embora apareçam 3 letras na sílaba que marca a nasalização, apenas dois sons são pronunciados.
7) Pode-se brincar com os alunos propondo que batam palmas cada vez que o professor falar uma palavra que tenha o som nasal que está sendo trabalhado. Numa outra brincadeira, poderá propor que continuem falando palavras que apresentem este som.
8) Após uma boa exploração, o professor pode pedir para que os alunos expliquem quando usamos o NH. A regra produzida pelos alunos, com os exemplos de quando ela ocorre, poderá ir para o mural e/ou para o caderno de registros sobre a língua.
Obs.: A atividade 2 é composta por uma série de ações que não necessitam ser realizadas no mesmo dia. O que é proposto nos itens 5, 6, 7 e 8 pode ser desenvolvido em diferentes dias da semana.
Para saber mais sobre o trabalho com ortografia:
MORAIS. Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2000.
O professor poderá fazer um ditado em um outro momento e observar se os alunos conseguem estabelecer a correspondência adequada entre sons e letras nesse caso de regularidade ortográfica - uso do NH. Poderá também fazer o registro das observações em um caderno de anotações para fundamentar seu planejamento e intervenções posteriores considerando a participação e compreensão demonstrada pelas crianças no uso do dígrafo NH para marcar sons nasais.
Quatro estrelas 6 classificações
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11/04/2012
Quatro estrelasEsta sugestão foi ótima e me dá ideias para trabalhar as demais dificuldades do texto e ampliar para outras disciplinas e temas, como "Dia da Árvore, Dia do Índio, Meio Ambiente, animais, vegetais, Artes e outros. Parabéns!
02/10/2010
Quatro estrelasGostei muito das sugestões, de com vc planejou a aula. Muito Obrigada por postar sua aula par todos!!!
03/08/2010
Cinco estrelasEsta aula mostra que existe muitos professores criativos no Brasil, realmente preoculpado com a forma de atrair o interesse do aluno e fazer com que ele aprenda de forma criativa, dinâmica e a partir de textos.
04/05/2010
Cinco estrelasObrigada pela sua ajuda. Continue! Felicidades!
24/03/2010
Cinco estrelasA aula está bem elaborada, foi pensada na realidade de vida dos alunos, teve toda uma contextualização. Buscou-se a compreensão dos alunos e sua participação.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula está muito bem elaborada.