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Escrevendo e refletindo sobre as palavras - 1º ano

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
Flávia Helena Pontes Carneiro
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Fazer a correspondência entre grafemas e fonemas de natureza regular – uso do NH.

Duração das atividades
6 a 7 aulas de aproximadamente 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já deverão ter compreendido o funcionamento do sistema de escrita, ou seja, deverão estar alfabéticos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

1) O professor poderá iniciar as atividades do dia com alegria e movimento. Ao reconhecer as características da faixa etária dos alunos do Ensino Fundamental Inicial e valorizar as práticas culturais do brincar e seu aspecto constitutivo do saber das crianças o professor estará contribuindo para a inclusão dos alunos de 6 anos no Ensino Fundamental.

Para saber mais sobre a inclusão da criança de seis anos de idade acesse o site:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf <Acesso em 04/09/2009>

O site das canções escoteiras poderá ser acessado. Caso não conheça a música, o professor poderá rapidamente aprendê-la lendo a letra e ouvindo a melodia clicando em Gilberto Barros – A árvore da montanha.

Site: http://letras.terra.com.br/cancoes-escoteiras/630028/ <Acesso em 04/09/2009>


A Árvore da Montanha

Canções Escoteiras

A Árvore da Montanha
A arvore da montanha
Ole-li aio (bis)
Esta árvore tinha um galho O que galho, belo galho.
Ai, ai, ai que amor de galho.
E o galho da árvore.

A arvore da montanha
Ole-li aio (bis)
Este galho tinha um broto O que broto, belo broto.
Ai, ai, ai que amor de broto.
E o broto do galho E o galho da árvore.
A arvore da montanha
Ole-li aio (bis)...
Este broto tinha uma folha.
E esta folha tinha um ninho.
E este ninho tinha um ovo.
E este ovo tinha uma ave.
E esta ave tinha uma pluma.
E esta pluma tinha um índio.
E este índio tinha um arco.
E este arco tinha uma flexa.
Esta flexa foi na árvore O que árvore, bela árvore.
Ai, ai, ai que amor de árvore.
E a árvore da montanha
Ole-li-aio (bis)

Texto retirado do site http://letras.terra.com.br/cancoes-escoteiras/630028/ <Acesso em 04/09/2009>

Atividade 2


1) Propor aos alunos que os façam uma ilustração da música que contenha todos os elementos que aparecem, explorando a linguagem pictórica.

2) Pedir aos alunos que façam uma lista de todas as coisas que aparecem na árvore. Aqui começa o nosso objetivo com a linguagem escrita. A
escrita das palavras GALHO – BROTO – FOLHA – NINHO – OVO, AVE – PLUMA – INDIO – ARCO – FLEXA – podem oferecer diferentes graus de dificuldades para os alunos.

3) Realizar o confronto dessas escritas. Pode-se pedir para algumas crianças irem ao quadro e mostrarem como escreveram estas palavras. É importante que o professor valorize e reconheça as tentativas das crianças, mesmo que não apresentem a escrita convencional. O confronto terá como finalidade explorar as possibilidades de leitura das palavras e suas relações entre fonemas e grafemas, ou seja, a correspondência entre sons e letras.

4) A partir dos erros cometidos pelas crianças, o professor poderá planejar uma série de ações e selecionar alguns grupos de palavras para ajudar os alunos a desenvolverem seus conhecimentos em relação a correspondência entre sons e letras,

O professor poderá levantar com as crianças palavras que apresentam sons nasais como ocorre na palavra NINHO. Há outras maneiras de marcar a nasalidade no português, (M, N, TIL, NH e em palavras c omo CAMA, CANA – nasalização por contiguidade). Nosso foco nesta atividade será dificuldade ortográfica de natureza regular - o uso do dígrafo NH.

5) Distribuir revistas velhas para os alunos para que encontrem palavras com NH e formem listas. Após a produção das listas individuais, o professor poderá explorar a relação de correspondência entre som e letras marcada pela nasalização.

6) Explorar palavras com NH no Caça-palavras (palavras cruzadas também podem ser usadas). Pode-se pedir para os alunos escreverem as palavras encontradas no Caça-palavras, separá-las em sílabas e analisá-las. Ex. Vamos separar em sílabas a palavra Cebolinha. Quantas letras tem esta palavra? Quantas sílabas? Quantas letras tem na primeira sílaba? E nas outras? Qual é a última sílaba? Quantos sons podemos perceber? (Espera-se que as crianças percebam que há dois sons, o som nasal representado pelo dígrafo NH e o som da vogal A). É interessante que o professor leve os alunos a perceberem que, embora apareçam 3 letras na sílaba que marca a nasalização, apenas dois sons são pronunciados.


7) Pode-se brincar com os alunos propondo que batam palmas cada vez que o professor falar uma palavra que tenha o som nasal que está sendo trabalhado. Numa outra brincadeira, poderá propor que continuem falando palavras que apresentem este som.

8) Após uma boa exploração, o professor pode pedir para que os alunos expliquem quando usamos o NH. A regra produzida pelos alunos, com os exemplos de quando ela ocorre, poderá ir para o mural e/ou para o caderno de registros sobre a língua.

Obs.: A atividade 2 é composta por uma série de ações que não necessitam ser realizadas no mesmo dia.  O que é proposto nos itens 5, 6, 7 e 8 pode ser desenvolvido em diferentes dias da semana.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre o trabalho com ortografia:
MORAIS. Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2000.

Avaliação

O professor poderá fazer um ditado em um outro momento e observar se os alunos conseguem estabelecer a correspondência adequada entre sons e letras nesse caso de regularidade ortográfica - uso do NH. Poderá também fazer o registro das observações em um caderno de anotações para fundamentar seu planejamento e intervenções posteriores considerando a participação e compreensão demonstrada pelas crianças no uso do dígrafo NH para marcar sons nasais.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33.33%
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Opiniões

  • Rita, E. M. São Cristóvão , Minas Gerais - disse:
    ritacristinasilva@hotmail.com

    11/04/2012

    Quatro estrelas

    Esta sugestão foi ótima e me dá ideias para trabalhar as demais dificuldades do texto e ampliar para outras disciplinas e temas, como "Dia da Árvore, Dia do Índio, Meio Ambiente, animais, vegetais, Artes e outros. Parabéns!


  • Élida Amanda, Machadinho , Pernambuco - disse:
    amanda_monteiro10@hotmail.com

    02/10/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito das sugestões, de com vc planejou a aula. Muito Obrigada por postar sua aula par todos!!!


  • Ricardo Santana, Escola Virgínio Vitório de Oliveira , Bahia - disse:
    ricardosantana.fla@hotmail.com

    03/08/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula mostra que existe muitos professores criativos no Brasil, realmente preoculpado com a forma de atrair o interesse do aluno e fazer com que ele aprenda de forma criativa, dinâmica e a partir de textos.


  • Maria Carolina de Queiroz Balbino, Escola Estadual "Farnese Maciel" , Minas Gerais - disse:
    queirozbalbinomariacarolina@yahoo.com.br

    04/05/2010

    Cinco estrelas

    Obrigada pela sua ajuda. Continue! Felicidades!


  • Maria Francisca Lopes de carvalho, Escola Municipal Mª Ilnah , Amapá - disse:
    franciscalopeslopes@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula está bem elaborada, foi pensada na realidade de vida dos alunos, teve toda uma contextualização. Buscou-se a compreensão dos alunos e sua participação.


  • Vania de Souza, CIEP 341-VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES , Rio de Janeiro - disse:
    souza.vania2007@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula está muito bem elaborada.


Sem classificação.
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