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Um estudo cartográfico do Rio de Janeiro (aula 2)

 

21/09/2009

Autor y Coautor(es)
Angela Alves da Fonseca
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Objetivo geral das 6 aulas: integrar o indivíduo ao mundo físico, no que se refere a geografia física, desenvolvendo a capacidade de observação, questionamento, reflexão, generalização e conclusão estabelecendo relações entre os diversos elementos que compõem o ambiente físico
• Identificar os diferentes mapas.
• Reconhecer a linguagem de símbolos e de escalas em mapas.
• Desenvolver habilidades para reconhecer vizinhança, limite e fronteira.
• Reconhecer o Município do Rio de Janeiro como parte do conjunto maior: o conjunto de municípios do Estado do Rio de Janeiro
• Comparar diferentes municípios do Estado do Rio de janeiro quanto ao tamanho e a localização
• Utilizar os conceitos de norte e sul.
• Desenvolver a capacidade de buscar soluções para os problemas sociais.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber que o estudo sobre o Município do Rio de Janeiro se dá de forma integrada com estudos dos bairros e ruas da cidade do Rio de Janeiro.

Estratégias e recursos da aula

Como aulas sequenciais, a professora continuará com os mapas mundi, os mapas das Américas e, agora, introduzirá os três mapas somente do Brasil físico dividido em estados federativos. É uma atividade que envolverá a atenção dos alunos porque deverá ser acompanhada de muitas perguntas realizadas pelo professor, com o objetivo de identificar e nomear os estados brasileiros com suas diferentes categorias, e depois fazer o registro no caderno de História e Geografia.

a) o estado em que se situa a capital do Brasil.
b) o estado que tem mais florestas no Brasil.
c)os estados que não tem vizinhança com o mar.
d) identificar o menor estado do Brasil.
e) as capitais dos estados.


De preferência o professor deverá explorar ao máximo as características de cada estado brasileiro, em forma de perguntas e de forma interativa também contribuir para que os alunos possam elaborar um elenco de perguntas pertinentes aos estados que eles conhecem, além do estado em que residem.

Avaliação

Os alunos deverão completar um mapa, na folha de papel ofício, a partir do mapa apresentado em forma de cartaz . O professor fará um acompanhamento para que se realize a auto-correção.

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