Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Um estudo cartográfico do Rio de Janeiro (aula 4)

 

29/10/2009

Autor y Coautor(es)
Angela Alves da Fonseca
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Objetivo geral das 6 aulas: integrar o indivíduo ao mundo físico, no que se refere a geografia física, desenvolvendo a capacidade de observação, questionamento, reflexão, generalização e conclusão estabelecendo relações entre os diversos elementos que compõem o ambiente físico
• Identificar os diferentes mapas.
• Reconhecer a linguagem de símbolos e de escalas em mapas.
• Desenvolver habilidades para reconhecer vizinhança, limite e fronteira.
• Reconhecer o Município do Rio de Janeiro como parte do conjunto maior: o conjunto de municípios do Estado do Rio de Janeiro
• Comparar diferentes municípios do Estado do Rio de janeiro quanto ao tamanho e a localização
• Utilizar os conceitos de norte e sul.
• Desenvolver a capacidade de buscar soluções para os problemas sociais.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber que o estudo sobre o Município do Rio de Janeiro se dá de forma integrada com estudos dos bairros e ruas da cidade do Rio de Janeiro.

Estratégias e recursos da aula

Os alunos deverão agora trabalhar somente com o mapa do Município do Rio de Janeiro, com a divisão dos bairros. O mapa deverá ter o nome dos bairros e, de preferencia, ser colorido.

Este será o momento em que o professor deverá retomar novamente todos os mapas e colocá-los ao alcance de três novos grupos para que os alunos façam a interpretação da noção do processo dedutivo para o indutivo, ou seja, do todo para as partes.
Será também debatida a noção de espaço e referenciais para dar o parâmetro de tamanho. A noção de contem e contido também poderá ser trabalhada de forma oral e, consequentemente, a noção de conjunto com seus elementos constitutivos.

Avaliação

Pedir exemplos referentes aos conceitos trabalhados em sala, buscando articular com os conhecimentos prévios, tais como: continente, país, estado, município e bairro.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Clarisse Feitosa, PEJA-UFRJ , Rio de Janeiro - dijo:
    cleo.seso.ufrj2006@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Esta aula nos ajudará na adaptação e construção de outras possibilidades para a Educação de Jovens e Adultos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.