21/09/2009
Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo |
• Objetivo geral das 6 aulas: integrar o indivíduo ao mundo físico, no que se refere a geografia física, desenvolvendo a capacidade de observação, questionamento, reflexão, generalização e conclusão estabelecendo relações entre os diversos elementos que compõem o ambiente físico
• Identificar os diferentes mapas.
• Reconhecer a linguagem de símbolos e de escalas em mapas.
• Desenvolver habilidades para reconhecer vizinhança, limite e fronteira.
• Reconhecer o Município do Rio de Janeiro como parte do conjunto maior: o conjunto de municípios do Estado do Rio de Janeiro
• Comparar diferentes municípios do Estado do Rio de janeiro quanto ao tamanho e a localização
• Utilizar os conceitos de norte e sul.
• Desenvolver a capacidade de buscar soluções para os problemas sociais.
Saber que o estudo sobre o Município do Rio de Janeiro se dá de forma integrada com estudos dos bairros e ruas da cidade do Rio de Janeiro.
Dividir a turma em bairros para fazerem uma atividade de pesquisa , no computador, sobre as características de cada bairro em relação às condições sociais e econômicas.
Sala de informática – computador e impressora
Coleção Cantos do Rio - Editora Relume-Dumará - 2000 Co-edição com a Prefeitura do Rio de Janeiro.
Site: http://wwwgeocities.com.br
Apresentação da pesquisa, fatores de relevância quanto à organização e riqueza de informações.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!