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Ondas Eletromagnéticas

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
DANIEL RODRIGUES VENTURA
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VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luís Nunes, José Ângelo de Faria, José Marcelo Gomes e Isnard Domingos Ferraz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Oscilações, ondas, óptica e radiação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Teatro: dimensões artística, estética, histórica e sociológica
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação Profissional Informação e Comunicação Técnico em Informática
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletroeletrônica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Saber diferenciar as Radiações visíveis das invisíveis.
  • Conhecer as diferentes radiações eletromagnéticas que existem e são representadas num espectro.
  • Classificar as diferentes regiões do Espectro eletromagnético.
  • Entender como as radiações eletromagnéticas se propagam e saber que elas se deslocam até em espaço vazio(vácuo).
  • Entender e classificar aparelhos que funcionam com ondas eletromagnéticas.
Duração das atividades
1 aula ( 50 min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Elementos de Ondas.
  • Fundamentos de óptica geométrica.
Estratégias e recursos da aula

1. Motivação:

Para iniciar a discussão sobre a transmissão de informações por ondas, o professor pode criar um teatro interessante em que os alunos são comerciantes de uma variedades de aparelho s eletrodomésticos e e letrônicos que usam cotidianamente. A partir daí, inicia-se a discussão sobre o funcionamento de cada aparelho.

Durante a peça teatral os protagonistas devem envolver todo o grupo de alunos e levantar questões relacionadas as ondas eletromagnéticas. Podendo o professor direcionar as questões numa sequência que propicie o entendimento do assunto abordado.

Motive os alunos a levantarem hipóteses e ajude-os a chegarem numa explicação razoável, que contemple a opinião da maioria e que esteja correta dentro dos conceitos da ciência.

2. Algumas sugestões de questões que os protagonistas podem levantar

  • Quais são os aparelhos que funcionam em qualquer lugar?
  • Quais são os que dependem de sinais de rádio, televisão e por isso quando distantes das antenas de transmissão  não funcionam?
  • Quando seus avós eram jovens que aparelho de comunicação era novidade?
  • E atualmente, o que há de mais moderno em comunicação?
  • Quem sabe a diferença de funcionamento de um telefone fixo para um celular?

3. Produção de Parágrafo Explicativo

Peça que expliquem o funcionamento de um aparelho eletrônico de comunicação que recebe sinal por ondas eletromagnéticas, elaborando um pequeno parágrafo, exercitando assim a linguagem escrita,ou seja , a produção de texto.

Questões norteadoras:

  • Poderíamos separar, dentre os aparelhos citados, aqueles que recebem a comunicação por meio de ondas eletromagnéticas?
  • Qual entre os aparelhos eletrônicos citados ao longo da discussão  é mais eficaz na comunicação? Os alunos perceberão  a quantidade de aparelhos de comunicação que existem e normalmente  terão muitas dúvidas quanto ao funcionamento da maioria.
  • Mostre como a comunicação acontece de forma rápida e eficiente nos dias atuais, como é fácil localizar as pessoas.

4. O espectro de Radiações

A esta altura e depois de ter aguçada a curiosidade da turma, o professor pode mostrar o espectro a seguir. Peça aos alunos para discutir a natureza da luz. Vamos localizar na figura a seguir  as radiações visíveis, ondas estas que nos permitem ver os objetos e  a região responsável pela comunicação dos rádios, televisão, celulares, radares e outros aparelhos. O espectro a seguir  ilustra bem como estão distribuídas as radiações de acordo com a freqüência .

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Figura 1.  A luz visível é apenas uma pequena parcela do espectro de radiações eletromagnéticas, como pode ser observado no espectro desta figura para as cores do arco íris. Espectro eletromagnético obtido do link: http://www.cpqd.com.br/file.upload/2118391450/espectro_15.jpg em 14/09/2009.

A região de altas freqüências do espectro eletromagnético, onde situam os raios X , raios Gama, é a faixa utilizada, principalmente, em diagnósticos médicos e no tratamentos de doenças, como o câncer. 

5. Estudo das Ondas Eletromagnéticas

Agora que já conhecemos o espectro, acesse o site a seguir clicando na figura 2. Este site direciona estudos e aplicações da radiação eletromagnética em nosso cotidiano e deixa claro as diferentes regiões do espectro.

        
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http://fisicomaluco.com/wordpress/2009/11/23/ondas-eletromagneticas/

Figura 2. Representação das Ondas  eletromagnéticas , campo elétrico em azul e magnético em vermelho.

Outro site a seguir, do INPE , pode ser usado para  complementar o estudo sobre  a radiação eletromagnética. Para acessalo clique na figura 3.

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http://www.las.inpe.br/~cesar/Infrared/conceitos.htm

Figura 3. Espectro eletromagnético , destacando a região visível. 

Recursos Complementares

Site do INPE que discute os conceitos de radiação eletromagnética:

http://www.las.inpe.br/~cesar/Infrared/conceitos.htm

Site com aplicações de radiações eletromagnéticas :

http://fisicomaluco.com/wordpress/2009/11/23/ondas-eletromagneticas/

Avaliação
  • O professor deve questionar durante as atividades, os principais aparelhos utilizados como meio de comunicação e faixa de freqüência correspondente.
  • Como os raios X podem ser usados em diagnósticos e porque são bons para isso.
  • Outras aplicações dos raios X, como por exemplo, ondas que difratam em cristais e possibilitam a determinação de estruturas de cristais podem ser discutidas e avaliadas.
  • Pedir que analisem cada faixa do espectro e suas aplicações.
  • Avaliar como foi elaborado o parágrafo explicativo sobre o funcionamento dos aparelhos, como está a linguagem escrita e se suas hipóteses estão bem fundamentadas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
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Opiniões

  • Felipe do Prado Madeira, LICEU DE SOBRAL DOM VALFRIDO T VIEIRA , Ceará - disse:
    mfelipedoprado@yahoo.com.br

    29/04/2010

    Cinco estrelas

    O Assunto de Ondas Eletromagnéticas, em geral, é de difícil compreensão dos alunos. Uma aula nestes moldes pode sim ajudá-los a entender melhor o assunto. PArabéns


  • Yuri Cavalcanti, UFPB , Paraíba - disse:
    yuri@otica.ufpb.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Quem dera se todos os professores planejassem suas aulas. Quiça nesse nível de detalhamento!


  • José Higino Dias Filho, UNIMONTES , Minas Gerais - disse:
    jhiginod@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa a aula. O eletromagnetismo é um assunto muito vasto e a teoria matemática que descreve os conceitos físicos é reconhecidamente pesada para o estudantes dos cursos de Física Geral. No entanto, os fenômenos eletromagnéticos despertam muito a curiosidade das pessoas. Essa proposta do Prof. Daniel é bem interessante e rica em atividades que aproveitam bem a onda tecnológica que se desenvolve em torno da telefonia e da transmissão de informação, em geral.


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