16/12/2009
Edson Luís Nunes, José Ângelo de Faria, José Marcelo Gomes e Isnard Domingos Ferraz
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Teatro: dimensões artística, estética, histórica e sociológica |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Educação Profissional | Informação e Comunicação | Técnico em Informática |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletroeletrônica |
Para iniciar a discussão sobre a transmissão de informações por ondas, o professor pode criar um teatro interessante em que os alunos são comerciantes de uma variedades de aparelho s eletrodomésticos e e letrônicos que usam cotidianamente. A partir daí, inicia-se a discussão sobre o funcionamento de cada aparelho.
Durante a peça teatral os protagonistas devem envolver todo o grupo de alunos e levantar questões relacionadas as ondas eletromagnéticas. Podendo o professor direcionar as questões numa sequência que propicie o entendimento do assunto abordado.
Motive os alunos a levantarem hipóteses e ajude-os a chegarem numa explicação razoável, que contemple a opinião da maioria e que esteja correta dentro dos conceitos da ciência.
Peça que expliquem o funcionamento de um aparelho eletrônico de comunicação que recebe sinal por ondas eletromagnéticas, elaborando um pequeno parágrafo, exercitando assim a linguagem escrita,ou seja , a produção de texto.
Questões norteadoras:
A esta altura e depois de ter aguçada a curiosidade da turma, o professor pode mostrar o espectro a seguir. Peça aos alunos para discutir a natureza da luz. Vamos localizar na figura a seguir as radiações visíveis, ondas estas que nos permitem ver os objetos e a região responsável pela comunicação dos rádios, televisão, celulares, radares e outros aparelhos. O espectro a seguir ilustra bem como estão distribuídas as radiações de acordo com a freqüência .
Figura 1. A luz visível é apenas uma pequena parcela do espectro de radiações eletromagnéticas, como pode ser observado no espectro desta figura para as cores do arco íris. Espectro eletromagnético obtido do link: http://www.cpqd.com.br/file.upload/2118391450/espectro_15.jpg em 14/09/2009.
A região de altas freqüências do espectro eletromagnético, onde situam os raios X , raios Gama, é a faixa utilizada, principalmente, em diagnósticos médicos e no tratamentos de doenças, como o câncer.
Agora que já conhecemos o espectro, acesse o site a seguir clicando na figura 2. Este site direciona estudos e aplicações da radiação eletromagnética em nosso cotidiano e deixa claro as diferentes regiões do espectro.
http://fisicomaluco.com/wordpress/2009/11/23/ondas-eletromagneticas/
Figura 2. Representação das Ondas eletromagnéticas , campo elétrico em azul e magnético em vermelho.
Outro site a seguir, do INPE , pode ser usado para complementar o estudo sobre a radiação eletromagnética. Para acessalo clique na figura 3.
http://www.las.inpe.br/~cesar/Infrared/conceitos.htm
Figura 3. Espectro eletromagnético , destacando a região visível.
Site do INPE que discute os conceitos de radiação eletromagnética:
http://www.las.inpe.br/~cesar/Infrared/conceitos.htm
Site com aplicações de radiações eletromagnéticas :
http://fisicomaluco.com/wordpress/2009/11/23/ondas-eletromagneticas/
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/04/2010
Cinco estrelasO Assunto de Ondas Eletromagnéticas, em geral, é de difícil compreensão dos alunos. Uma aula nestes moldes pode sim ajudá-los a entender melhor o assunto. PArabéns
24/03/2010
Cinco estrelasQuem dera se todos os professores planejassem suas aulas. Quiça nesse nível de detalhamento!
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa a aula. O eletromagnetismo é um assunto muito vasto e a teoria matemática que descreve os conceitos físicos é reconhecidamente pesada para o estudantes dos cursos de Física Geral. No entanto, os fenômenos eletromagnéticos despertam muito a curiosidade das pessoas. Essa proposta do Prof. Daniel é bem interessante e rica em atividades que aproveitam bem a onda tecnológica que se desenvolve em torno da telefonia e da transmissão de informação, em geral.