23/09/2009
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Estas aulas têm como objetivos desenvolver habilidades de leitura, escrita e pesquisa em diferentes meios de comunicação. Além disso, com estas aulas os alunos poderão aprender sobre o Ciclo do Café no Brasil no século XIX, e como a cafeicultura foi importante para a economia do país. Estas são aulas indicadas para os alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma vez que o tema das aulas poderá ser muito interessante a eles, já que grande parte deles pode ter vivenciado direta ou indiretamente (por meio de algum parente próximo) esta experiência. Serão levantadas algumas discussões sobre o Trabalho – direitos e deveres dos cidadãos em relação às Leis trabalhistas.
Não há necessidades de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso da Sala de Vídeo, uma vez que o Recurso utilizado nestas aulas poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho adequado.
Para dar início às aulas, o professor deverá levar os alunos até a Sala de Vídeo para que possam assistir o Recurso (Fig. 1), um episódio do Programa 500 anos: O Brasil - Império na TV, apresentado pela TV Escola.
Línk do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9866
Figura 1- Imagem do Recurso
Este vídeo, que tem a duração aproximada de 8 (Oito) minutos, por meio do teatro de bonecos ensina sobre o ciclo do café brasileiro no século XIX. Aborda o café como uma grande fonte de riquezas para o Brasil. Além disso, discorre sobre os imigrantes como mão-de-obra na cultura cafeeira.
Após assistirem o vídeo, é importante que o professor converse com os alunos sobre alguns aspectos discorridos durante o recurso, tais como:
- A importância do café para a consolidação da economia do Brasil.
- Relação de poder que existia entre os fazendeiros do café e seus empregados.
- Mão-de-obra estrangeira para a cultura cafeeira e escravidão.
É importante que os alunos possam expressar o que entenderam sobre o assunto, o que já sabiam, já que muitos deles devem ter histórias próprias para contar sobre estes temas, quais são suas dúvidas. Enfim, é importante que um diálogo rico e proveitoso ocorra durante as aulas.
Após estas discussões os alunos deverão ser divididos em três grupos para a efetuação da próxima atividade.
Nesta atividade será proposto que os alunos façam seminários sobre “O Ciclo do Café no Brasil – século XIX”. Para isto, o professor deverá dividir os alunos da sala de aula em 4 grandes grupos, para que, após a realização de pesquisas em sites e livros sobre o referido assunto, eles discutam sobre esta fase histórica do Brasil (suas importância, aspectos políticos, econômicos, sociais etc.) e façam uma reflexão sobre o Trabalho Escravo – ainda existente no país.
Para a realização dos seminários, sugerimos os seguintes subtemas:
1. O Ciclo do Café no Brasil – aspectos econômicos
2. O Ciclo do Café no Brasil – aspectos políticos
3. O Ciclo do Café no Brasil – aspectos do trabalho (Trabalho Escravo, Direito ao Trabalho)
4. Trabalho Como Direito Humano – (Direitos do trabalhador)
Abaixo sugerimos alguns links para a realização das pesquisas:
- Sobre a História do Café No Brasil
http://www.planetaorganico.com.br/cafebrev1.htm
http://www.cafeleticia.com.br/cafe1.html
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=518
- Sobre Trabalho Escravo e o Trabalho como Direito Humano:
http://www.reporterbrasil.com.br/documentos/almanaque_alfabetizador.pdf
http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1339
Neste momento, cada grupo deverá conversar um pouco mais sobre o assunto abordado no vídeo, nas reportagens dos sites pesquisa dos, bem como retomar as discussões que foram feitas sobre o assunto para que possa elaborar um seminário sobre o assunto: O Ciclo do Café no Brasil – século XIX. Com esta atividade, poderão sistematizar seus conhecimentos acerca do tema estudado e ainda trabalhar com a oralidade, competência muito importante, e que deve ser trabalhada desde o Ensino Fundamental (neste caso, também pela EJA)!
Sugerimos que os três grandes temas para pesquisa e apresentação sejam:
1- O Ciclo do Café no Brasil – aspectos econômicos
2- O Ciclo do Café no Brasil – aspectos políticos
3- O Ciclo do Café no Brasil – aspectos do trabalho (Trabalho Escravo, Direito ao Trabalho)
4- O Ciclo do Café no Brasil – aspectos do trabalho (Direito do Trabalhador)
Para enriquecer mais as discussões, sugerimos que a questão dos Direitos Humanos relacionados ao trabalho também seja abordada nas leituras e seminários propostos para estas aulas.
Seguem abaixo alguns links para serem acessados:
- Sobre Trabalho Escravo:
http://www.reporterbrasil.com.br/documentos/almanaque_alfabetizador.pdf
- Direito ao trabalho:
http://www.dhnet.org.br/radio/direitos/deconu/deconu.html
- Trabalho como direito humano:
http://www.dhnet.org.br/radio/direitos/deconu/deconu.html
http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1339
- Organização Internacional do Trabalho:
- Sobre o mercado de trabalho:
Após as pesquisas nos sites sugeridos acima, cada grupo deverá conversar entre si, sobre o que viram e em seguida apresentar por meio do Seminário (Fig. 2).
Figura 2- Imagem de alunos apresentando Seminário
Disponível em: http://www.sertao24horas.com.br/cute/data/upimages/seminario-1.JPG Acesso em: 08. Set. 2009.
O Seminário deverá ser preparado por todos os integrantes do grupo, de maneira que sistematizem os conhecimentos pesquisados, por meio de um texto escrito, que posteriormente poderá ser lido e se possível, com a ajuda de tópicos escrito no quadro ou em cartazes para que a explicação seja mais detalhada.
Destacamos que, com esta atividade, poderão sistematizar seus conhecimentos acerca do tema estudado e ainda trabalhar com a oralidade, competência muito importante, e que deve ser trabalhada desde o Ensino Fundamental (neste caso, também pela EJA)!
Sugerimos que o professor apresente aos alunos, em outra oportunidade a continuação do Recurso apresentado nestas aulas, para que o assunto sobre o Reino do Café no Brasil seja aprofundado.
O Reino do Café- Parte II
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9868
O Reino do Café – Parte III
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9871
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sobretudo nas atividades propostas, sobretudo na elaboração e apresentação do seminário, pois a partir desta o professor poderá perceber se o objetivo das aulas - Conhecer sobre o ciclo do café no Brasil do século XIX e sua importância para a economia do país, entre outros assuntos sobre os Direitos do Trabalho que já foram alcançados.
Cinco estrelas 1 classificações
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02/06/2010
Cinco estrelasadorei sua aula sobre isso meus parabens voce e nota 1000 obrigado beijoss rhadassa