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Brasil do Século XIX: O Reino do Café

 

23/09/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas têm como objetivos desenvolver habilidades de leitura, escrita e pesquisa em diferentes meios de comunicação. Além disso, com estas aulas os alunos poderão aprender sobre o Ciclo do Café no Brasil no século XIX, e como a cafeicultura foi importante para a economia do país. Estas são aulas indicadas para os alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma vez que o tema das aulas poderá ser muito interessante a eles, já que grande parte deles pode ter vivenciado direta ou indiretamente (por meio de algum parente próximo) esta experiência. Serão levantadas algumas discussões sobre o Trabalho – direitos e deveres dos cidadãos em relação às Leis trabalhistas.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso da Sala de Vídeo, uma vez que o Recurso utilizado nestas aulas poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho adequado.

Motivação:

Para dar início às aulas, o professor deverá levar os alunos até a Sala de Vídeo para que possam assistir o Recurso (Fig. 1), um episódio do Programa 500 anos: O Brasil - Império na TV, apresentado pela TV Escola.

Línk do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9866  


Figura 1- Imagem do Recurso


Este vídeo, que tem a duração aproximada de 8 (Oito) minutos, por meio do teatro de bonecos ensina sobre o ciclo do café brasileiro no século XIX. Aborda o café como uma grande fonte de riquezas para o Brasil. Além disso, discorre sobre os imigrantes como mão-de-obra na cultura cafeeira.


Após assistirem o vídeo, é importante que o professor converse com os alunos sobre alguns aspectos discorridos durante o recurso, tais como:


- A importância do café para a consolidação da economia do Brasil.
- Relação de poder que existia entre os fazendeiros do café e seus empregados.
- Mão-de-obra estrangeira para a cultura cafeeira e escravidão.


É importante que os alunos possam expressar o que entenderam sobre o assunto, o que já sabiam, já que muitos deles devem ter histórias próprias para contar sobre estes temas, quais são suas dúvidas. Enfim, é importante que um diálogo rico e proveitoso ocorra durante as aulas.
Após estas discussões os alunos deverão ser divididos em três grupos para a efetuação da próxima atividade.


Atividade 1


Nesta atividade será proposto que os alunos façam seminários sobre “O Ciclo do Café no Brasil – século XIX”. Para isto, o professor deverá dividir os alunos da sala de aula em 4 grandes grupos, para que, após a realização de pesquisas em sites e livros sobre o referido assunto, eles discutam sobre esta fase histórica do Brasil (suas importância, aspectos políticos, econômicos, sociais etc.) e façam uma reflexão sobre o Trabalho Escravo – ainda existente no país.


Para a realização dos seminários, sugerimos os seguintes subtemas:


1. O Ciclo do Café no Brasil – aspectos econômicos
2. O Ciclo do Café no Brasil – aspectos políticos
3. O Ciclo do Café no Brasil – aspectos do trabalho (Trabalho Escravo, Direito ao Trabalho)
4. Trabalho Como Direito Humano – (Direitos do trabalhador)


Abaixo sugerimos alguns links para a realização das pesquisas:


- Sobre a História do Café No Brasil


http://www.planetaorganico.com.br/cafebrev1.htm  
http://www.cafeleticia.com.br/cafe1.html  
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=518

- Sobre Trabalho Escravo e o Trabalho como Direito Humano:


www.reporterbrasil.org.br  


http://www.reporterbrasil.com.br/documentos/almanaque_alfabetizador.pdf  

http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1339  


Neste momento, cada grupo deverá conversar um pouco mais sobre o assunto abordado no vídeo, nas reportagens dos sites pesquisa dos, bem como retomar as discussões que foram feitas sobre o assunto para que possa elaborar um seminário sobre o assunto: O Ciclo do Café no Brasil – século XIX. Com esta atividade, poderão sistematizar seus conhecimentos acerca do tema estudado e ainda trabalhar com a oralidade, competência muito importante, e que deve ser trabalhada desde o Ensino Fundamental (neste caso, também pela EJA)!


Sugerimos que os três grandes temas para pesquisa e apresentação sejam:


1- O Ciclo do Café no Brasil – aspectos econômicos
2- O Ciclo do Café no Brasil – aspectos políticos
3- O Ciclo do Café no Brasil – aspectos do trabalho (Trabalho Escravo, Direito ao Trabalho)
4- O Ciclo do Café no Brasil – aspectos do trabalho (Direito do Trabalhador)

Para enriquecer mais as discussões, sugerimos que a questão dos Direitos Humanos relacionados ao trabalho também seja abordada nas leituras e seminários propostos para estas aulas.


Seguem abaixo alguns links para serem acessados:


- Sobre Trabalho Escravo:


www.reporterbrasil.org.br

http://www.reporterbrasil.com.br/documentos/almanaque_alfabetizador.pdf  

- Direito ao trabalho:

http://www.dhnet.org.br/radio/direitos/deconu/deconu.html

- Trabalho como direito humano:

http://www.dhnet.org.br/radio/direitos/deconu/deconu.html

http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1339

- Organização Internacional do Trabalho:

www.oit.org.br

- Sobre o mercado de trabalho:

http://www.dieese.org.br/


Atividade 2

Após as pesquisas nos sites sugeridos acima, cada grupo deverá conversar entre si, sobre o que viram e em seguida apresentar por meio do Seminário (Fig. 2).

Figura 2- Imagem de alunos apresentando Seminário
Disponível em: http://www.sertao24horas.com.br/cute/data/upimages/seminario-1.JPG Acesso em: 08. Set. 2009.

O Seminário deverá ser preparado por todos os integrantes do grupo, de maneira que sistematizem os conhecimentos pesquisados, por meio de um texto escrito, que posteriormente poderá ser lido e se possível, com a ajuda de tópicos escrito no quadro ou em cartazes para que a explicação seja mais detalhada.
Destacamos que, com esta atividade, poderão sistematizar seus conhecimentos acerca do tema estudado e ainda trabalhar com a oralidade, competência muito importante, e que deve ser trabalhada desde o Ensino Fundamental (neste caso, também pela EJA)!

Recursos Complementares

Sugerimos que o professor apresente aos alunos, em outra oportunidade a continuação do Recurso apresentado nestas aulas, para que o assunto sobre o Reino do Café no Brasil seja aprofundado.

O Reino do Café- Parte II
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9868  

O Reino do Café – Parte III
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9871  

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sobretudo nas atividades propostas, sobretudo na elaboração e apresentação do seminário, pois a partir desta o professor poderá perceber se o objetivo das aulas - Conhecer sobre o ciclo do café no Brasil do século XIX e sua importância para a economia do país, entre outros assuntos sobre os Direitos do Trabalho que já foram alcançados.

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