Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Preconceito- Conhecimento vence opressão

 

01/10/2008

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Discutir sobre o preconceito e suas raízes na cultura brasileira partindo da abolição no Brasil; Aprender sobre o que o Código penal diz sobre racismo. Discutir o artigo 5º da Constituição Brasileira.
Duração das atividades
Uma seqüência de atividades de 6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Descobrir o que os alunos sabem sobre a abolição da escravatura. Discussão sobre histórias de preconceito que os alunos conhecem. Verificar qual o conhecimento dos alunos sobre a lei em relação à discriminação.
Estratégias e recursos da aula


 

 



http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/738/imagens/2004_Cartaz_homembranco.jpg

Fonte:http://www.dialogoscontraoracismo.org.br/index.php option=com_remository&Itemid=52&func=startdown&id=4 acesso em 16 de agosto de 08

 

Orientações ao professor

 

  • É fundamental que o professor estabeleça combinados com a classe para discutir o tema, para que não haja constrangimento entre eles.
  • Converse com os alunos que o disparador para a discussão do tema em pauta serão alguns vídeos de uma campanha chamada: Onde você guarda o seu racismo, que demonstra vários depoimentos sobre racismo.
  • A cada depoimento debata com os alunos suas opiniões, reflexões, o momento de debate:compartilha, suscita, desafia o aluno a pensar sobre as questões propostas. Estabeleça combinados para que cada um possa se expressar e todos possam ouvir.
  • Levante com os alunos filmes, músicas e livros que conhecem que abordam o tema, estimule que as fontes de pesquisa sejam utilizadas. Para tal, professor, tenha uma lista para repertoriar os alunos. Seguem algumas sugestões.
    Estimule os alunos a lerem as histórias sobre o tema, jornais e trocarem suas impressões sobre os mesmos.
    Caso seja possível, utilize os recursos de internet para enriquecer as pesquisas, troca de e-mail para uma entrevista com algum pesquisador sobre discriminação racial, um advogado que pode esclarecer dúvidas legais, etc.
    É fundamental que o professor assista novamente cada um dos filmes elencados pelos alunos para análise. Faça um registro de suas impressões e reflexões para se necessário fortalecer o debate entre os alunos.

 

Seqüência didática:

 

1. Discutir sobre a abolição, a escravidão e as conseqüências históricas desta fase para a população brasileira afro-descendente como recurso utilize http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10014/me003992.wmv


 
 


2. Lançar questões para pesquisa tais como:
- O que é Intolerância?
- O que é Xenofobia?
- O que é Preconceito?
- O que é Estereótipos?
- O que é Apartheid?
- O que é Discriminação?
- O que é Racismo Aberto e Oculto?
 

3. Faça uma seleção de filmes e peça para em casa o aluno assistir e relatar por escrito, como o racismo e o preconceito se manifestam no filme. Como os alunos poderão escolher filmes diferentes, isso pode estimular uns aos outros a também assistirem o filme relatado pelo colega. Depois na sala de aula, peça para os alunos que assistiram aos mesmos filmes se reunirem e debaterem no pequeno grupo, seus registros e relacionar com os termos estudados na pesquisa. Os alunos devem posteriormente socializar a opinião do grupo e suas reflexões com a classe toda.
 

4. Peça para os alunos fazerem uma pesquisa de quantos empregados domésticos há nas novelas e quantos destes são negros e produzam uma tabela e um gráfico; Debata sobre a situação do negro no mercado de trabalho. Os alunos podem pesquisar artigos sobre o assunto na Internet e socializar as descobertas.
 

5. Discutir sobre a relação pobreza e discriminação racial.
 

6. Apresente o 5º Artigo da Constituição Brasileira e discuta seu significado para nossa sociedade. http://www.culturabrasil.org/artigo5.htm
 

7. Discutir as punições para a discriminação no Código Penal.
 

8. Tocar a música- Dias Melhores do grupo Jota Quest e conversar com os alunos sobre medidas efetivas que eles podem adotar para combater o racismo na escola e na comunidade.
 

9. Lançar uma campanha contra o preconceito na escola e na comunidade.
 

10. Divida a classe em grupos e peça que cada equipe prepare uma forma de denunciar o preconceito, podem ser elaboração músicas ou paródias, representação de trechos de filmes, peça teatral, uma poesia, etc.enfim um Festival contra o preconceito. Convide a comunidade e faça uma ciclo de debates entre a comunidade escolar e do entorno.

Dica: Caso o professor queira pode publicar um blog sobre o tema no qual os alunos podem ser responsáv eis por alimentar as informações.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/738/imagens/Figura6.gif

 

Sugestão de filmes que abordam a t em ática estudada:

  1. Homens de Honra

  2. O xadrez das cores- disponível no site http://portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=2932

  3. A Incrível História da Mulher que Mudou de Cor  http://portacurtas.uol.com.br/pop_160.asp?cod=1934&exib=324

  4. Quase Deuses

  5. La Amistad

  6. Crash no limite

  7. Quanto vale ou é por quilo?

  8. Cronicamente inviável

  9. Malcolm X

  10. Tempo de matar

  11. Duelo de Titãs

  12. A outra história americana

  13. Cidade de Deus

  14. Diamante de sangue

  15. Escritores da Liberdade

  16. Ao mestre com carinho

 

Músicas


Racismo é burrice- Gabriel Pensador  http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/137000/
Dias melhores Jota quest- http://vagalume.uol.com.br/jota-quest/dias-melhores.html
 

É imprescindível que o professor assista ao filme antes de indicá-lo para verificar se ele é apropriado para seus alunos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A abolição: parte II Vídeo
A abolição: parte I Vídeo
Recursos Complementares
Fontes de Pesquisa: http://www.dialogoscontraoracismo.org.br/index.php?option=com_remository&Itemid=52&func=startdown&id=14 http://www.codigopenal.adv.br/ http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm http://vagalume.uol.com.br/jota-quest/dias-melhores.html http://portacurtas.uol.com.br/pop_160.asp?cod=1934&exib=324 http://www.culturabrasil.org/artigo5.htm https://www.blogger.com/start?hl=pt-BR http://br.youtube.com/watch?v=Fa9xMRhAHlo&feature=related http://www.dialogoscontraoracismo.org.br
Avaliação
Fazer uma pesquisa prévia sobre quantos alunos conheciam sobre: Os termos estudados; Os artigos do Código Penal e da Constituição Brasileira Realizar um debate sobre o tema e perceber o quanto os argumentos dos alunos apresentam conteúdos mais concisos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85.71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14.29%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • elisama, e.e. jose pinto neto , Minas Gerais - disse:
    lilieregi23@hotmail.com

    12/11/2012

    Cinco estrelas

    adorei o site muito interessante


  • Angela, Escola Luiza Batista de Souza , Acre - disse:
    angelalalbuquerque@gmail.com

    20/10/2010

    Quatro estrelas

    Foi muito boa essa aula, as idéias são realmente bem interessantes, e de fácil desenvolvimento com os alunos. Parabéns!


  • Marizete Amorim, Escola Estadual Professor Eliah Maia do Rego , Rio Grande do Norte - disse:
    amozete@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Professora apliquei sua sugestão foi simplesmente empolgante. Amamos!


  • MARIA MADALENA MONTEIRO DA SILVA, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DR MARIO GOMES DE BARROS , Alagoas - disse:
    magdalenamonteiro@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, sua aula está completa, diexa que os alunos participem ativamente e um tema muito pertinente, e para nó de União principalmente, pois está chegando 20 de novembro, dia da Conciência Negra, e aqui é a terra de Zumbi, com certeza será útil para o meu trabalho e as dicas postadas por você irei realizar em sala. Um forte abraço e fica com Deus


  • Janaina Martins de Oliveira, ESCOLA ESTADUAL MANOEL DE MATOS , Alagoas - disse:
    jm_oliveira28@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    [red]Adorei a aula, está de parabéns a professora. Os educandos daqui do nordeste deveriam presentear seua alunosa com essa aula, que é show de cultura, mormente por ser União dos Palmares a Terra de Zumbi. Parabéns!!!!!!!!!!!!!


  • luciana santos, Escola Estadual Onélia Campelo , Alagoas - disse:
    lsantos070@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Grace , Parabéns pela aula.


  • Janaina Martins de Oliveira, ESCOLA ESTADUAL MANOEL DE MATOS , Alagoas - disse:
    jm_oliveira28@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Desculpa, eu queria dizer "os educadores" BJS


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.