Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que é a Lei Antifumo?

 

23/09/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher e Juliana Maria Cristiano Gense.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas têm o objetivo de desenvolver habilidades de leitura, escrita, bem como reflexão sobre temas ligados à saúde e o bem-estar do ser humano.
Além disso, com estas aulas os alunos poderão aprender o que é a Lei AntiFumo, quais são suas justificativas e prerrogativas. Também poderão aprender um pouco sobre os males causados pelo cigarro. Estas são aulas voltadas para os alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também para os adolescentes do Ensino Fundamental Final e Ensino Médio, uma vez que é nesta faixa etária que mais ocorrência há de fumantes nas salas de aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Para dar início às aulas, o professor pergunte aos alunos se algum deles fuma, há quanto tempo e porque, com o objetivo de iniciar a discussão sobre o assunto e de, posteriormente,  levar os fumantes presentes na sala de aula, a se questionarem sobre o uso do fumo. Para isso, deverá ser feito um quadro na lousa sobre quantos alunos fumam, há quanto tempo e quantos cigarros fumam em média por dia (cada um).

Observação: Se não houver nenhum aluno que fume na sala de aula, o professor poderá perguntar se alguém da família fuma, e qual é a média de cigarros que este familiar fuma por dia. Caso nã tenham idéia de quantos cigarros este familiar fuma por dia, eles poderão perguntar e trazer a informação em outra aula.

Tabela 1- Quadro dos alunos fumantes da sala de aula

- Nome do aluno       - Há quanto tempo fuma     - Quantos cigarro fuma por dia

Após fazer o quadro, o professor deverá perguntar aos alunos se eles estão sabendo que o Governo do Estado de São Paulo elaborou uma Lei, que já está em vigor que proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo, como bares, restaurantes, casas noturnas, estabelecimentos comerciais e etc. Sugerimos que o professor questione o que eles acham de tal lei – se são favoráveis ou não e porquê. É importante que o professor ouça a opinião de todos de forma a avaliar, no final destas aulas, se houve mudança de pensamento sobre o tema.

Em seguida, sugerimos que o professor apresente aos alunos um ou mais de um dos vídeos apresentados no site (Fig. 1) abaixo.

Observação: Os vídeos são de curta duração – em média 1 (um) minuto!

http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=multimidia&link=videos.swf

Figura 1- Site com os vídeos do Ministério da Saúde sobre o cigarro


Após a apresentação do vídeo, é importante que o professor ouça a opinião dos alunos sobre este. Em seguida, questione os alunos se eles conhecem a “Lei AntiFumo” e o que acham dela.

Feito isso, os alunos serão convidados a se dividir em duplas ou trios para que possam conhecer melhor a Lei Antifumo N. 13.541 de 07 de Maio de 2009.


Atividade 1

Estando no Laboratório de Informática, o professor deverá pedir que cada grupo (dupla ou trio) acesse o site que versa sobre a Lei (Fig. 2).


Site Sobre a Lei Antifumo

http://www.leiantifumo.sp.gov.br/ 

Figura 2- Imagem do site sobre a Lei Antifumo

O professor deverá pedir que cada grupo faça uma pesquisa sobre a referida Lei, a qual deverá contemplar os seguintes assuntos:

- Males causados pelo cigarro (por meio do link “Males do Fumo”, entre outros sites) Para este tema mais de um grupo poderá ficar responsável, uma vez que há vários sites sugeridos para pesquisa!

- Por que a Lei foi criada (sugerimos assistir os vídeos que estão no item “Campanha”)

- Principais notícias sobre a Lei, por meio do Item “Notícias”.

Após tal pesquisa, será importante que haja um momento de discussão sobre o assunto, para que os alunos tenham a oportunidade de expor (Fig. 3) o que pensam s obre a Lei e sobre o que viram no site (vídeos, notícias e etc.).

Figura 3- Imagem de um deba te em sala de aula


Disponível em:  
http://3.bp.blogspot.com/_KzXiaRQEe0k/SfiuPAIIuoI/AAAAAAAAB6c/OSWsE_QDkBw/s320/S6303595.JPG  

Acesso em: 03. Set. 2009.

Atividade 2

A partir das pesquisas, os grupos deverão conversar, debater sobre as informações que obtiveram a respeito do cigarro (males) e da Lei do Estado de São Paulo.

Algumas questões norteadoras poderão ser feitas:


- Vocês já conheciam os males que o cigarro pode causar á saúde daqueles que fumam? E daqueles que estão a sua volta?
- Você acha que a iniciativa da Lei foi importante?
(Deixar que tanto aqueles que fumam, quanto aqueles que não fumam, expressem suas opiniões).
- Durante as pesquisas, vocês aprenderam algo que nunca tinham ouvido falar? Se sim, expresse isso!

É importante que neste momento, o professor esteja atento para conduzir as discussões, para que a próxima atividade possa ser de sistematização dos conhecimentos construídos até aqui.

Atividade 3

Neste momento, cada grupo deverá sistematizar os conhecimentos, por meio da elaboração de um panfleto com o objetivo de divulgar a Lei e, principalmente a reflexão sobre o assunto, para que possam perceber que fumar é prejudicial à saúde daquele que fuma e daqueles que estão a volta dos fumantes... (mesmo que os alunos não residam no Estado de São Paulo).


Sites que podem ser acessados para enriquecer a elaboração dos panfletos:

http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=379

Fumo, cigarro e suas conseqüências - http://www.areaseg.com/toxicos/fumo.html
Cigarro - http://www.brasilescola.com/drogas/cigarro.htm  
Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Cigarro
Sobre o cigarro: http://www.consciencia.net/2004/mes/01/sobreofumo.html
Drauzio Varella - http://drauziovarella.ig.com.br/artigos/cigarro_historia.asp
Instituto Nacional do Câncer - http://www.inca.gov.br/
Organização Mundial de Saúde - http://www.who.int/en/
Associação de Defesa da Saúde do Fumante - http://www.adesf.org.br/
Fiocruz - http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/tabagismo.htm
Pare de fumar já! - http://www.tabagismo.hu.usp.br/
Aliança de Controle do Tabagismo - http://actbr.org.br/
Programa Estadual de Controle do Tabagismo - http://www.saude.ba.gov.br/tabagismo/
Cambitolândia - http://www.cambito.com.br/cigarro.htm

http://www .educarede. org.br/educa/revista_educarede/sos.cfm?id_sos=10

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/tabagism o.htm

http://www.hospitalespanhol.com.br/clubedasaude/vivendocomsaude/prevalencia-do-taba gismo-na-adolescencia

http://www.abrapia.org.br/antigo/a_noticia_comentada/noticias_comentadas/Cigarro%20-%20Jogo%20de%20Vida%20ou%20Mor te.htm


Juízos de valor (se concordam ou não com a Lei) não deverão estar contidos nos panfletos (Fig. 4), uma vez que esta atividade tem o intuito de sistematizar os conhecimentos adquiridos durante estas aulas e também divulgar tais conhecimentos.

Figura 4- Imagem de um panfleto

Disponível em:
http://www.une.org.br/home3/movimento_estudantil/movimento_estudantil_2007/imgs/panfleto_conferencia_nacional_jpg.jpg  Acesso em: 03. Set. 2009.

Os panfletos deverão ser distribuídos aos demais alunos, professores, funcionários e familares dos alunos.

Recursos Complementares

O site abaixo poderá ser acessado pelos alunos para que eles possam compreender melhor como um panfleto deve ser confeccionado.

http://office.microsoft.com/pt-br/templates/TC060912951046.aspx?CategoryID=CT101433001046  

Abaixo estão os links de outros vídeos que versam sobre os males causados pelo cigarro:

http://www.youtube.com/watch?v=MxdHuDI9YlI&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=XXXCTLZQ6JM&feature=related

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas. Os momentos de discussão são muito importantes, bem como os de sistematização do conhecimento, no caso da elaboração dos panfletos, em que os alunos terão a oportunidade de colocar os conhecimentos adquiridos sobre o tema das aulas e ainda expor conhecimentos ligados à outras áreas do conhecimento como: Língua Portuguesa (confecção dos panfletos), Artes (ao inserir imagens nos panfletos) e etc.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.