Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CULTURA CHINESA: A DANÇA DO DRAGÃO

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Clarice Ferreira Guimarães e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Tempo e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a história da dança do dragão.

Desenvolver a criatividade e imaginação. 

Vivenciar diferentes manifestações de dança: a dança do dragão.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Apropriação/reelaboração dos elementos constitutivos das manifestações culturais de diferentes culturas.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1- Assistindo a dança do dragão

Professor(a) essa atividade será realizada em etapas.

1.Inicialmente assista a um vídeo sobre a dança do dragão com os alunos. Como sugestão, segue um site para o professor escolher um dos vídeos, gravar e assistir com os alunos.

http://www.dancadodragao.com.br/


2. Após a apreciaç ão do vídeo problemati zar sobre os elementos constitutivos da dança do dragão.  Registre as considerações das crianças através de um texto coletivo.Como sugestão segue   alguns questionamentos de orientação:

  • Quais os m ovimentos realiz ados pelos(as) dançari nos(as)?
  • Qual a vestimenta/roupa deles?
  • Quais os objetos que eles usam?
  • O que representa essa dança para o povo chinês?     

AULA 2: Criando a dança do dragão

Proponha a criação de uma coreografia para a dança do dragão. Leve as crianças para o pátio/quadra ou outro espaço da escola. Organize as crianças em roda para ouvir um CD de música instrumental chinesa. Em seguinda, sugira que realizem movimentos livremente. 

Como sugestão para ouvir música instrumental chinesa, o/a professor/a poderá acessar o link  abaixo:

http://radio.musica.uol.com.br/radiomundi/2007/03/02/ult4118u212.jhtm 

Para ouvir a música deverá clicar em executar, na caixa de diálogo do Média Play.O(A) professor(a) poderá ler para os alunos  informações que encontrar  no mesmo site sobre a instrumentalista Liu Fang.

Fonte : Relatório da Prá tica Pedagógica. Turma do 1º ano B. NEI-CAp/UFRN.2008.

No dia seguinte, retome a atividade da coreografia, sugira que cada criança crie movimentos para os demais realizarem. Depois, converse com as crianças e escolham alguns dos movimentos realizados para fazer parte da coreografia da dança do dragão. Em outros momentos de ensaio da dança, use os objetos sugeridos para confecção do dragão . Deve-se ensair várias vezes para que as crianças aprendam os passos.  

Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. Turma do 1º ano B. NEI-CAp/U FRN.2008.

                                                 

AULA 3 : Confeccionando um dragão

Solicite que cada criança imagine e desenhe um dragão. Depois, proponha a votação para escolher o desenho do dragão que será confeccionado por todos.

Dependendo da criatividade da turma, de como será o dragão, para confeccioná-lo pode-se usar os seguintes materiais: caixas de tamanhos diversos, cabos de vassoura, resto de papel usado, jornal, cola branca, cola colorida, tinta guache, TNT, fita adesiva, arame, giz de cera, tampas de garrafa, EVA e outros. Peça as crianças sugestões para medir o tamanho do dragão. Use diferentes materias como recurso de medidas (cordão, barbante, cabo de vassoura, fita métrica). Pode-se organizar as crianças em fila, medir a distância necessária en tre elas para realizar os movimentos e evitar aci dentes na hora da dança.

      Para o corpo do dragão o(a) professora cola o TNT com cola quente ou manda costurar.  Os alunos pintam com tinta guache ou tinta de tecido o corpo do dragão antes ou depois da colagem/costura. Para finalizar o estudo, o grupo deverá produzir um texto coletivo contando a história da dança do dragão.Segue um tipo de registro do texto coletivo.

   

DICA: Registre através de vídeo ou fotos todo o processo de construção da dança. Grave também a apresentação da dança do dragão e assista com as crianças.

AULA 4 : Vivenciando a dança do dragão.

Após a confecção do dragão e criação da coreograf ia, o(a) professor(a) combina com as crianças um dia para a apresentação da dança. O (a) professor(a) deverá providenciar o som e o CD com a música instrumental chinesa com antecedência. A vestimenta dos alunos fica a criterério de cada professor, conforme  o que ele combinar com os seus alunos.

undefined

Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. Turma do 1º ano B. NEI-CAp/U FRN.2008.

Recursos Complementares

Avaliação

Analisar a participação dos alunos na apreciação e apresentação da dança do dragão.

Analisar no relato oral e escrito o nível de compreensão do aluno acerca da história do dragão.


Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.