Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ano da França no Brasil

 

23/09/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher e Juliana Maria Cristiano Gense.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Habilidades de leitura, escrita e pesquisa serão trabalhadas nestas aulas. Além disso, com estas aulas os alunos poderão ficar sabendo que o ano de 2009 é considerado o ano da França no Brasil, bem como fazer algumas comparações entre os dois países a partir de pesquisas sobre as semelhanças e diferenças entre as características (culturais, econômicas, histórica e política) de cada um.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Para dar início às atividades sobre o tema das aulas, o professor deverá dividir todos os alunos da sala de aula em três grupos, e em seguida pedir que cada grupo organize o texto da reportagem abaixo (Fig. 1) - que deverá já estar recortado em parágrafos.
Em seguida, o professor deverá verificar esta organização dos parágrafos e pedir para que cada grupo apresente qual é o tema principal da reportagem - as comemorações do ano da França no Brasil. Observamos que neste momento das aulas, os alunos estarão ainda em sala de aula e não no Laboratório de Informática!

RECURSO

Reportagem Sobre o Ano da França no Brasil

http://www.ambafrance.org.br/saopaulo/francais/anneeFR_BR/conf20071004br.htm  

Figura 1- Imagem do site do Consulado da França no Brasil


Após a leitura da reportagem, sugerimos que o professor pergunte aos alunos se eles entenderam o intuito desta comemoração – que é na verdade uma iniciativa para fortalecer o intercâmbio entre os dois países (Fig. 2).
É importante que o professor dialogue com os alunos sobre o tema das aulas, perguntando se já tinham ouvido falar sobre esta comemoração, o que acharam da iniciativa e etc, para que para que todos os alunos possam se inteirar sobre o tema das aulas.


Figura 2- Imagem das bandeiras dos dois países
Disponível em: http://blig.ig.com.br/carmemveruska/files/2009/02/franca-brasil.jpg Acesso em: 01. Set. 2009.

Atividade 1

Neste momento, os grupos (já formados) deverão fazer pesquisas em Jornais e revistas atuais e sites sobre os temas elencados abaixo. Cada grupo ficará responsável pela pesquisa de um destes temas:

Tema 1- Ano da França no Brasil – apresentação, objetivos e comemorações

Tema 2- Apresentação comparativa dos dois países – localização geográfica, população, principais aspectos culturais (religião, culinária, etc ) e curiosidades.

Tema 3- Principais fatos históricos dos dois países – descobrimento, história da civilização, aspectos políticos e econômicos.

Abaixo estão sugeridos alguns sites para que as pesquisas sejam feitas. Contudo, outras fontes como: livros didáticos e paradidáticos, Atlas, jornais e revistas também deverão ser consultados.

  1. http://www.cultura.gov.br/site/2009/08/25/ano-da-franca-no-brasil-16/
  2.  http://www.cultura.gov.br/site/2008/12/22/lancamento-do-ano-da-franca-no-brasil/
  3. http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/br/category/programacao-dos-eventos/estados/  
  4. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano_da_Fran%C3%A7a_no_Brasil  
  5. http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/fr/2009/05/07/seminario-de-urbanismo-franca-brasil-200 9/  
  6.  
  7. http://www.lumiere.tur.br/informacoes/noticias/2009-o-ano-da-franca-no-brasil-de-21-04-2009-a-15-11-2009  
  8. http://www.kidport.com/RefLIb/WorldGeography/France/France.htm  
  9. http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7a  
  10. http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil  
  11. http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/br/category/programacao-dos-eventos/estados/

Atividade 2

Neste momento, cada grupo deverá sistematizar os conhecimentos e informações, adquiridos por meio das pesquisas, em forma de jornal - textos jornalísticos - para posteriormente apresentar tais reportagens aos demais alunos da sala de aula (quando todos os grupos tiverem feito suas reportagens) e da escola.

Sugerimos que para enriquecer a confecção dos jornais, os grupos pesquisem também outros temas, como por exemplo, receitas da culinária francesa, informações sobre a arquitetura e principais monumentos da França.

Recursos Complementares

Sugerimos que o professor juntamente com os alunos vistem o site da Casa França Brasil, disponível no Portal do Professor por meio do ícone "Links":


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=5 

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, para que o professor possa perceber por meio das discussões e atividades propostas se os alunos compreenderam o porquê da iniciativa desta comemoração e ainda algumas características dos dois países. Por meio da atividade da construção do jornal, aspectos da Língua Portuguesa (construção de texto, gêneros discursivos e etc) poderão ser trabalhados e avaliados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.