23/09/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher e Juliana Maria Cristiano Gense.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Habilidades de leitura, escrita e pesquisa serão trabalhadas nestas aulas. Além disso, com estas aulas os alunos poderão ficar sabendo que o ano de 2009 é considerado o ano da França no Brasil, bem como fazer algumas comparações entre os dois países a partir de pesquisas sobre as semelhanças e diferenças entre as características (culturais, econômicas, histórica e política) de cada um.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Para dar início às atividades sobre o tema das aulas, o professor deverá dividir todos os alunos da sala de aula em três grupos, e em seguida pedir que cada grupo organize o texto da reportagem abaixo (Fig. 1) - que deverá já estar recortado em parágrafos.
Em seguida, o professor deverá verificar esta organização dos parágrafos e pedir para que cada grupo apresente qual é o tema principal da reportagem - as comemorações do ano da França no Brasil. Observamos que neste momento das aulas, os alunos estarão ainda em sala de aula e não no Laboratório de Informática!
RECURSO
Reportagem Sobre o Ano da França no Brasil
http://www.ambafrance.org.br/saopaulo/francais/anneeFR_BR/conf20071004br.htm
Figura 1- Imagem do site do Consulado da França no Brasil
Após a leitura da reportagem, sugerimos que o professor pergunte aos alunos se eles entenderam o intuito desta comemoração – que é na verdade uma iniciativa para fortalecer o intercâmbio entre os dois países (Fig. 2).
É importante que o professor dialogue com os alunos sobre o tema das aulas, perguntando se já tinham ouvido falar sobre esta comemoração, o que acharam da iniciativa e etc, para que para que todos os alunos possam se inteirar sobre o tema das aulas.
Figura 2- Imagem das bandeiras dos dois países
Disponível em: http://blig.ig.com.br/carmemveruska/files/2009/02/franca-brasil.jpg Acesso em: 01. Set. 2009.
Neste momento, os grupos (já formados) deverão fazer pesquisas em Jornais e revistas atuais e sites sobre os temas elencados abaixo. Cada grupo ficará responsável pela pesquisa de um destes temas:
Tema 1- Ano da França no Brasil – apresentação, objetivos e comemorações
Tema 2- Apresentação comparativa dos dois países – localização geográfica, população, principais aspectos culturais (religião, culinária, etc ) e curiosidades.
Tema 3- Principais fatos históricos dos dois países – descobrimento, história da civilização, aspectos políticos e econômicos.
Abaixo estão sugeridos alguns sites para que as pesquisas sejam feitas. Contudo, outras fontes como: livros didáticos e paradidáticos, Atlas, jornais e revistas também deverão ser consultados.
Neste momento, cada grupo deverá sistematizar os conhecimentos e informações, adquiridos por meio das pesquisas, em forma de jornal - textos jornalísticos - para posteriormente apresentar tais reportagens aos demais alunos da sala de aula (quando todos os grupos tiverem feito suas reportagens) e da escola.
Sugerimos que para enriquecer a confecção dos jornais, os grupos pesquisem também outros temas, como por exemplo, receitas da culinária francesa, informações sobre a arquitetura e principais monumentos da França.
Sugerimos que o professor juntamente com os alunos vistem o site da Casa França Brasil, disponível no Portal do Professor por meio do ícone "Links":
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, para que o professor possa perceber por meio das discussões e atividades propostas se os alunos compreenderam o porquê da iniciativa desta comemoração e ainda algumas características dos dois países. Por meio da atividade da construção do jornal, aspectos da Língua Portuguesa (construção de texto, gêneros discursivos e etc) poderão ser trabalhados e avaliados.
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