29/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
No ínício do ano, logo nas primeiras semanas de aula, podemos desenvolver um projeto junto às crianças para que elas explorem a escola e também para que conheçam algumas práticas de leitura e escrita na escola.
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Desenvolver habilidade de escuta, observação e expressão oral sobre o que observou.
- Refletir sobre os diferentes espaços da escola e fazer comentários sobre a presença da escrita nos mesmos.
- Conhecer/reconhecer o gênero de texto: registro (no caso, será realizado um registro coletivo sobre as observações das crianças)
Para o sucesso dessa aula espera-se que os alunos saibam participar de uma conversa coletiva e tenham curiosidade sobre a escola. Espera-se, também, que já sejam capazes de fazer copias de pequenos textos. Caso ainda não saibam, o professor deverá utilizar um tempo maior na realização desse trabalho. É importante que as crianças se sintam autoras do texto, participando de sua produção, expressando oralmente as idéias que deverão ser escritas no texto por você, professor.
Iniciar a aula conversando com os alunos sobre o conhecimento que têm dos espaços da escola. Para isso elabore perguntas de acordo com as características de sua escola e da turma. Você pode fazer perguntas como: vocês já estiveram nesta escola antes de vir estudar aqui? O que acham de sua Escola? Ela é grande ou pequena? Voces já foram a todos os lugares que fazem parte dela? Sabem para que esses espaços servem? A sua escola tem quadra de esportes? Tem campo de futebol? Tem biblioteca? Tem cantina? Tem laboratório de informática? Onde ficam esses lugares?
É importante que todas as crianças expressem sua opinião. Provavelmente algumas delas afirmarão conhecer bem a escola. Outra situação que poderá ocorrer: as crianças podem responder, de formas diferentes, às algumas das perguntas formuladas (por exemplo: - Sim. Em nossa escola tem laboratório de informática. - Não. Não tem laboratório de informática aqui). Nesse caso é importante deixar as dúvidas sobre os lugares da escola em suspenso, ressaltando-as para que a curiosidade das crianças sobre esses lugares fique bem aguçada. À medida que a conversa for desenvolvendo elas perceberão que têm muito ainda para conhecer do espaço escolar. Então, professor, quando perceber que essa idéia foi formada pela maioria da turma, será a oportunidade de lançar a iproposta de fazer saídas da sala de aula para explorar a escola, tirar as dúvidas levantadas, conhecendo melhor os seus espaços. Antesdas saídas , porém, incentive a observação sobre a escrita e a leitura existente nos lugares visitados, ou seja, peça que observem o que há de escrito nos diversos espaços da escola.
Peça que os alunos indiquem, um de cada vez, um lugar da escola que gostariam de visitar para conhecer melhor. Anote os nomes no quadro e combinem uma periodicidade para realização das visitas a serem feitas nos próximos dias/aulas.
Após a conversa, registre-as, escrevendo um pequeno texto no quadro negro. Você pode, de acordo com o nível da sua turma, fazer um texto deixando espaços nas frases para que os alunos possam completar, escrevendo as palavras que faltam. Discuta com a turma a importância desse texto: não esquecer o que foi discutido em sala e combinado pela turma sobre os espaços da escola. Veja um exemplo de um registro desse tipo a seguir:
Imagem elaborada pela autora
Fonte: arquivo pessoal da autora
Professor, para que o aluno tenha a possibilidade de ler e reconhecer a função de um registro você pode elaborar uma atividade em que ele tenha a oportunidade de reler e interjir com o texto que a turma escreveu. Veja um exemplo, nesse sentido:
Imagem elaborada pela autora
&nbs p; Fonte: arquivo pessoal da autora
Professor, enriqueça sua aula lendo para a turma o livro da editora Companhia das letras "ESCONDE-ESCONDE NA ESCOLA" de Claudia Bielinsky, que aborda de maneira lúdica alguns espaços escolares. Para saber mais sobre esse livro acesse o site http://www.companhiadasletras.com.br/
Professor, no momento da conversa coletiva você deve observar a capacidade de escuta, compreensão e participação dos alunos. As respostas e a participação deles fornecerão indícios sobre a compreensão daquilo que está sendo trabalhado nesta aula (o conhecimento dos lugares da escola, os usos e funções da escrita nos diferentes espaços da escola, entre outros). Outros aspectos da avaliação poderão ser observados no momento da cópia do registro feito pelos alunos, pois nesse momento ficará visível suas dificuldades quanto ao ao reconhecimento das letras, à formação das palavras ou, ainda, à disposição do texto no papel.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/10/2010
Cinco estrelasEsse tipo de ensino,faz com que os alunos interagem,participem mesmo parabens