Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


África- mãe de todo brasileiro

 

30/09/2008

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Pesquisar sobre a influência das raízes africanas na cultura brasileira; Produzir textos com a temática da influência africana. Valorizar a história dos afros-descendentes que ajudaram e ajudam a construir a história da sociedade brasileira. Propiciar que os alunos aprendam a apresentar seminários de forma criativa.
Duração das atividades
Uma seqüência de atividades de 4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conversar com os alunos sobre as diferentes etnias e suas contribuições. Identificar se os alunos conhecem alguma história de um herói ou heroína negro. Verificar quais conhecimentos resultantes da influência negra em nossa cultura.
Estratégias e recursos da aula


Orientações ao professor
  • Converse com os alunos sobre a importância de ser um ouvinte pró-ativo, ou seja, saber escutar e aprender sobre os procedimentos em relação aos recursos e também aos colegas, respeitando as diferentes manifestações. Ao mesmo tempo aluno deve formular questões mentais para serem debatidas no grupo. Assim até o silêncio é um momento de criação, elaboração e interação.
  • Estabeleca as diferenças de um trabalho em grupo colaborativo e de um trabalho ineficiente, para que todos possam contribuir no resultado da pesquisa e da elaboração dos dados.
  • Parta sempre de situações relatadas pelos alunos e faça a ponte entre o conteúdo abordado.
  • Em relação aos seminários, esclareça que todos devem participar e que a criatividade é um eixo, estimule os alunos a utilizarem diferentes linguagens para se expressarem.
  • Oriente os alunos a seguirem criteriosamente o processo de pesquisa, lembre-se uma boa metodologia evita que os alunos possam copiar os conteúdos sem elaboração. É essa tarefa é sua professor!

     
    1ª Etapa

Utilize a animação
 


Debata com os alunos o conteúdo da animação.


Peça para que os alunos pesquisem palavras que sejam de influência africana em nossa língua . Para tal, deverá utilizar o editor de texto e salvar o arquivo com seu nome. Estabeleça uma forma padronizada de salvar, facilita a identificação, por exemplo, marcelo_pereira_tarefa1.
O professor pode ficar responsável de ir construindo o dicionário coletivo de palavras.


Para estimular a criatividade textual, imprima as palavras, corte-as em tamanhos iguais, coloque-as em um saco e peça para o aluno sortear algumas palavras, pelo menos 4. O desafio consistirá em construir um texto que reúna criativamente as palavras.


Após a realização da atividade, peç a para os alunos trocarem os textos e verificarem se há alguma necessidade de correção das palavras, utilize o dicionário como orie ntador. (Peça para que cada aluno troque de micro com o colega para a correção).

 

2ª Etapa

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/741/imagens/Figura7.gif

 

Discuta sobre que heróis negros eles conhecem, e que na aula de leitura e pesquisa, eles irão descobrir outros heróis.

Peça para que os alunos sentarem em dupla e entrarem no site no site:
http://www.acordacultura.org.br/main.asp?Team={D3BBB66E-3343-4311-ACA5-0FADF9A506BE}

Este site apresenta algumas biografias de alguns heróis negros, cada aluno deverá escolher um desses heróis e preparar-se para contar a história dele para a classe. Os alunos poderão vir caracterizados para a apresentação, trabalhar com músicas, e o que mais desejarem.
Incentive cada dupla a se esmerarem na preparação do seminário de seu herói, otimize os talentos de cada um, como poesia, canto, música, representação, etc.
Para entregar ao professor, cada dupla irá escrever um texto justificando porque escolheu aquele herói.
 

Finalize a semana contando a cada dia um conto africano, como fonte de pesquisa utilize:
http://www.emack.com.br/sao/webquest/sp/2004/africa/processo.htm
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Palavras africanas Vídeo
Recursos Complementares
Computador e internet. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11683/videomaiseducacaopalavrasafricanas.mpg http://www.emack.com.br/sao/webquest/sp/2004/africa/processo.htm http://www.acordacultura.org.br/main.asp?View={716826A6-8DAC-4709-BCC5-FCB2E7C500CE}
Avaliação
Verificar a ampliação de conhecimento em relação a origens de palavras provenientes da cultura africana. Identifique os avanços dos alunos em relação a valorização da contribuição africana. Ampliação de repertório de contos, e manifestações de interesses de conhecer outros contos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 1/5 - 20%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • rubens domingos do nascimento, ESCOLA MUNICIPAL CAMILO CASTELO BRANCO , Rio de Janeiro - disse:
    rrb-rosa@hotmail.com

    19/05/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo trabalho!!! Com certeza vou utiilizar as suas sugestões, não só em sala de aula, mas também na empresa onde eu trabalho, realizo várias atividades de incentivo à cultura e hábitos de leitura e acho uma boa ideia falar para meus colegas de trabalho sobre o tema aqui apresentado, pois nem sempre os pais têm tempo de acompanhar os estudos dos filhos e um tema como este, em cumprimento com a Lei 10.693/2003, vai despertar nos pais o interesse por este tipo de (Lei)tura. Obrigado!!!!!


  • catharina francisco, c E prof ney cidade palmeiro , Rio de Janeiro - disse:
    aninamami@hotmail.com

    24/03/2010

    Uma estrela

    uma ótima sugestão , que utilizei na integra em minha aula


  • ana rosa julião xavier, EE Ruy de Mello Junqueira , São Paulo - disse:
    rosax@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão de aula e com certeza vou aplicar com os meus alunos, uma vez que ela trata do lado positivo que poucos conhecem da nossa sofrida e querida África


  • Narciza Tavares de Souza, COL EST JOAQUIM FRANCISCO VITOR , Goiás - disse:
    cizatavares@uol.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Incrível. Nossas crianças precisam perceber o valor que existe em nossa cultura de outros povos. Parabéns!


  • Marlene Vitório da Silva, VERA LUCIA C.BARRETO PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    marlenevittorio@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito de sua sugestão de aula, podemos trabalhar pluralidade etnicacom enfase em nossas raizes. Sera com certeza um resgate histórico.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.