04/02/2010
Marilda Aparecida Ionta e Renata Rena
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
• O novo rural: atividades não agrícolas nas quais parcelas da população do campo estão inseridas
• Habilidade e competência de observação em campo e confecção de relatórios
Professor, para desenvolver esta atividade será necessário a sala de vídeo ou projeção.
A proposta dessa atividade consiste na problematização que envolve o que vem sendo chamado hoje de Novo Rural. Diversas atividades ligadas ao setor denominado terciário a exemplo o turismo, ditas como urbana, vêem sendo desenvolvidas no meio rural, apresentando uma nova forma de produção no campo chamado de novo rural.
Atividade 1
Professor, estes vídeos fazem uma referencia ao desenvolvimento rural proposto para a região conhecida Vale do Paraíba no Estado do Rio de Janeiro. Nele podemos perceber a articulações de diversos atores e elementos para a formação de uma região de turismo rural. São vídeos curtos que não dispersam os alunos, podem ser exibido s ambos ou apenas um a critério do Professor.
Seria interessante que antes da exibição do filme fosse chamada a atenção dos alunos para os pontos importantes tais como:
• Crise na Agricultura
• A busca de atividade não agrícola
• A união entre o grupo
• A localização da região
http://www.youtube.com/watch?v=xUo-MtXcbMM&feature=channel
Duração 8 minutos
http://www.youtube.com/watch?v=nDFIezY4-hU&feature=channel
A duração do Vídeo é de 9 minutos
Debate sobre o vídeo:
• Separe a turma em grupos de acordo com o critério que achar melhor
• O debate se orientará sobre os três temas abaixo listados:
A) Localize a região no mapa Vale da Paraíba. Sugiro o uso de Atlas, se não for possível faça uma apresentação do mapa de parede.
B) A localização da região Vale do café ( Vale do Paraíba Fluminense) ajuda na construção proposta de turismo?
C) Quais os problemas econômicos encontrados na região Valem Paraíba Fluminense
D) Para se realizar as mudanças propostas na região será necessária a união de todos os setores.
E ) Qual a proposta que vem sendo apresentada para a superação dos problemas econômicos locais?
F) A História da região auxilia no turismo, de que forma.
G) Quais as atividades não agrícolas que estão sendo desenvolvidas no rural? Nestas atividades qual o setor da economia que se destaca?
Conclusão do debate:
1) Peça cada grupo apresente oralmente a sala suas conclusões e as coloque em um cartaz.
2) Para finalizar a atividade debata os resultados para chegar a um consenso.
3) Proponha que seja feito um cartaz único pela turma sintetizando a proposta do que seja o Novo Rural
Indigação : texto
http://www.clubemundo.com.br/revistapangea/show_news.asp?n=100&ed=4
Trabalho de campo:
Procure agendar na cidade ou na proximidade uma visita a sitio ou fazenda que desenvolva atividade não rural no campo ex: Hotel Fazenda ou Pesque Pague. Antes da visita debata em sala o que deverá ser observado em campo e peça um relatório.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/03/2010
Cinco estrelasExcelente seu trabalho. Sem comentários.