Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ludwig Wittgenstein: o filósofo da modernidade

 

23/09/2008

Autor e Coautor(es)
ROSANGELA MENTA MELLO
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Filosofia História da filosofia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
As teorias de Ludwig Wittgenstein sobre a Filosofia da Linguagem, a lógica e Filosofia da mente levam o estudante a perceber a importância da linguagem, das formas de expressão e introduz um conceito de Filosofia analítica na atualidade.
Duração das atividades
3 a 5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Introdução ao estudo de Filosofia e lógica.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/742/imagens/pratica_social.gif

  • Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos conhecem sobre os filósofos da modernidade. Vivemos na era do conhecimento e da informação, da inserção da tecnologia, como forma de comunicação. Vamos discutir como estas questões agem no modo de construir o pensamento.
  • Passe a seguinte frase no quadro:

 

As fronteiras da minha linguagem são as fronteiras do meu universo. (Ludwig Wittgenstein)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/742/imagens/Ludwig_Wittgenstein_during_WWII.jpg

FONTE: http://www.4to40.com/legends/index.asp?id=209

 

  • Analisando este pensamento do filósofo, o que sabemos ou compreendemos sobre a linguagem? Professor anote quais as curiosidades dos estudantes sobre o tema e o que gostariam de estudar?

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/742/imagens/problematizacao.gif

 

Inicie com este pequeno fragmento da vida do filósofo:

 

Ludwig Joseph Johann Wittgenstein (26 de Abril de 1889 – 29 de Abril de 1951) foi um filósofo austríaco que contribuiu com numerosas colocações inovadoras na filosofia moderna, mais especificamente nos campos da lógica, filosofia da linguagem, e filosofia da mente. Ele é largamente considerado um dos mais influentes filósofos do século XX.


Podemos perceber que este filósofo viveu recentemente e acompanhou o desenrolar do último século. Sofreu os horrores das Guerras Mundiais. Professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação deste tema com os que já possuem.

Sugestões de questões que podem ser colocadas no quadro de giz para incentivar a turma sobre o tema:

  • D imensão filosófica: Quem foi Ludwig Joseph Johann Wittgenstein? Quais são suas principais teorias e que contribuições eles trouxeram para o pensamento contemporâneo?
  • Dimensão histórica: Em que contexto histórico e social ele viveu?
  • Dimensão científica: Qual a relação entre a filosofia da mente e as descobertas científicas?
     

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/742/imagens/instrumentalizacao.gif

 

Como podemos observar na problematização, o filósofo Wittgenstein apresentou inovações nos campos da lógica, filosofia da linguagem, e filosofia da mente.

Propomos que a turma seja dividida em três grupos de pesquisa, cada grupo escolhe um dos temas apresentados por Wittgenstein, desta forma compartilhando com a turma as suas descobertas sobre este filósofo da modernidade, cujo objetivo final será:

  • A apresentação de uma entrevista, onde o grupo elege os entrevistadores (dois ou três) e quem representará o filósofo (devendo vir caracterizado). A entrevista poderá ser gravada ou filmada. A gravação poderá ser realizada com um aparelho de MP3, um celular, um gravador de mão, um microfone ligado a um computador ou aparelho de som...
  • O grupo selecionará vídeos que ilustrem o trabalho de Wittgenstein sobre o tema pesquisado, ou poderá produzi-los usando uma máquina fotográfica digital, um celular, etc., sendo postados no Youtube em http://br.youtube.com/
  • A síntese das idéias pesquisadas será apresentada em slides de apresentação, tipo impress no sistema Linux ou power point se realizada no Windows. Este trabalho poderá ser disponibilizado on-line pelo Slideshare em http://www.slideshare.net/
  • Apresentação das obras do autor (livros) com breve relato sobre cada uma delas.
  • Publicação de todas as atividades acima no blog.

 

Roteiro básico para pesquisa e elaboração da entrevista:

  1. Identificação do entrevistado: relato de alguns fatos importantes de sua vida, contexto histórico e a relação destes como tema da entrevista.
  2. Principais idéias e teorias do filósofo sobre o tema pesquisado, subdividam em tópicos, relatando brevemente cada item.
  3. Relação da teoria estudada com outros autores e com as descobertas científicas.
  4. As repercussões destas teorias para a contemporaneida de.

 

O professor criará uma página de blog para cada grupo, com links entre elas, antes do início da pesquisa, passando para a turma a senha e o login.

O Blogger, é uma ferramenta na internet para disponibilizar seus arquivos, vídeos, imagens, pesquisas, compartilhar idéias, trocar informações, com espaço para comentários. Em apenas três passos você cria seu blog. Acesse: https://www.blogger.com

 

Encaminhamentos:

  1. Apresente para a turma a proposta das atividades.
  2. Divida a turma em três grandes equipes, cada uma com um tema diferente: Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia da Mente.
  3. Combine com a turma a data de apresentação das atividades propostas.
  4. Organize cada grupo: os estudantes devem eleger entre eles um coordenador, as pessoas responsáveis por cada tarefa (são cinco grandes atividades propostas), mas todos devem estar articulados com o tema.
  5. Leve a turma para o laboratório de Informática durante duas aulas, para que você possa orientar as pesquisas e os sites visitados. Se for necessário mais tempo, a turma deve agendar fora do horário de aula.
  6. Acesse junto com o grupo o blog que você criou para cada um, oriente como se realizam as postagens. Se tiver dúvidas, use o tutorial do site que você escolheu para criar o blog. Pode convidar um assessor do NTE de sua região para ajudá-lo.
  7. Divulgue o endereço do blog no edital da escola, para que as outras turmas acessem e colaborem nas discussões.
  8. Oriente os alunos para anotarem os endereços da internet que consideraram importantes para a pesquisa, ao mesmo tempo em que, vão postando no blog estas informações. Incentive os grupos a colaborarem entre si, pois quando pesquisamos um tema, sempre encontramos assuntos que podem ajudar os outros grupos. Os grupos devem trabalhar colaborativamente.
  9. Dê orientações expressas sobre a questão dos direitos autorais: uso de textos, livros, reportagens, sites, imagens e vídeos devem ser referenciados.
  10. Faça o registro das apresentações com fotografias, por exemplo, anote os pontos que tiveram lacunas.
  11. Ao final das apresentações de cada atividade apresente uma síntese das idéias de cada grupo e sutilmente explique os pontos que ficar am falhos, de tal forma que a turma tenha uma visão completa do tema.
  12. Abra um espaço para discussão com todos os estudantes.
  13. Poste as fotografias que fez das apresentações no blog da turma.
  14. Prepare uma aula com a turma no laboratório de informática: neste momento os estudantes irão acessar o seu blog e os dos colegas dos demais grupos, irão ficar encantados com as fotografias que você postou, poderão fazer comentários nas postagens uns dos outros.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/742/imagens/LEITURAS.gif

 

Wittgenstein 1
http://br.youtube.com/watch?v=R1AGfJZBgNg


Wittgenstein 2
http://br.youtube.com/watch?v=0nJp5G7rfJ4


 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/742/imagens/REFERENCIAS.gif

 

Obras importantes de Wittgenstein, sugeridas pelo site Planeta News em http://www.planetanews.com/autor/LUDWIG%20WITTGENSTEIN:

  1. Tratado Lógico-Filosófico: Investigações Filosóficas: Nesta obra, os mais difíceis problemas da Lógica e da Filosofia são resolvidos e a sua solução é apresentada com um gosto pela forma que torna o livro igualmente uma obra de arte literária. Nesta obra o domínio da Filosofia é alargado com o primeiro tratamento analítico do conjunto de problemas que hoje constituem a Filosofia da Consciência. Um novo método de escrever Filosofia é t ambém pela primeira vez apresentado. Consiste na transposição de um problema filosófico para o pro blema das relações entre uma narrativa e as suas partes constituintes. A análise do problema filosófico consiste agora na reflexão sobre a narrativa e as suas partes. Enquanto que pela forma literária o TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS se aproxima do sublime da poesia lírica, as INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS são um monumento da prosa alemã do séc. XX.
  2. O Livro Azul: Trata-se de um importante testemunho da evolução sofrida pelo pensamento do autor e nele se formula, pela primeira vez, a teoria dos jogos de linguagem, que receberá o seu pleno desenvolvimento nas Investigações Filosóficas.
  3. Cultura e Valor: são as preocupações essenciais das «Notas diversas» de Wittgenstein. Estas notas datam de todos os períodos da vida do autor, mas principalmente dos últimos anos; são apresentadas cronologicamente com um índice de assuntos para referência. Os pensamentos do autor abrangem um vasto leque de interesses, da literatura á música, filosofia da cultura, História, e questões religiosas. O teor do livro revela vividamente a profundidade e seriedade do caráter de Wittgenstein e a sua busca desesperada pela verdade e pela pureza. As notas, freqüentemente de uma simplicidade espantosa, espelham a sua atitude perante a vida e a filosofia.
  4. Da Certeza: investiga aqui o uso de conceitos como «saber», «crer», explorando ao mesmo tempo o significado da dúvida e da certeza, e a sua inserção nos jogos lingüísticos. Os escritos que se publicam neste livro bilíngüe, dizem respeito ao último ano e meio de vida de Wittgenstein. São textos preliminares que focam a temática do senso comum da linguagem verbal, isto é, a reavaliação de certo número de proposições indiscutíveis, do ponto de vista do seu significado intrínseco. Para alguns teóricos, estas técnicas analíticas usadas pelo autor pressupõem, da parte de Wittgenstein, um reconhecimento dos limites e insuficiências da linguagem comum e seriam modelos metodológicos disponíveis para os efetivos problemas, aos qual a atividade filosófica de Wittgenstein pretendia responder. O último escrito nesta derradeira obra de Wittgenstein está precisamente datado de dois dias antes da sua morte, a 29 de Abril de 1951.
  5. O Livro Castanho: foi ditado por Wittgenstein a dois alunos em Cambridge, no ano letivo de 1934-35. Abandonando a sua primeira concepção formalista da linguagem, Wittgenstein prossegue o desenvolvimento da teoria dos jogos de linguagem, esboçada no Livro.
  6. Fichas (Zettel): constitui, no c onjunto da obra de Ludwig Wittgenstein, uma das mais felizes ilustrações do conceito «jogo de linguagem», tão importante na atual filosofia do discurso humano.
  7. Gramática Filosófica: escrita entre 1931 e 1934, reúne apenas uma pequena parte da imensa produção, de Wittgenstein no período que vai da retomada de sua atividade filosófica, em 1929, até a sua morte em 1951. A Gramática tem importância decisiva para compreender a reflexão de Wittgenstein no período de elaboração das Observações filosóficas e das Investigações filosóficas, pois ela contém de modo preliminar, mas também de forma completa, materiais que serão desenvolvidos e retomados naquelas obras. A Gramática é a mais completa abordagem feita por Wittgenstein da lógica e da matemática em ligação com a sua compreensão da proposição, do signo e do sistema. Além de discutir novamente as noções de inferência e de generalidade, contra suas posições anteriores, apresenta o mais profundo e mais extenso tratamento da prova matemática, especialmente das provas indutiva e recorrente.
  8. Observações Filosóficas: apresenta as bases da filosofia da mente e da matemática que o segundo Wittgenstein viria a desenvolver. Ele tem a intencionalidade na linguagem como seu principal objeto de discussão, e critica A análise da mente, de Russell. Modifica a concepção figurativa do sentido, proposta no Tractatus, ao enfatizar que a ligação entre a proposição e a realidade são se acha na própria figuração. Analisa a generalidade no âmbito da matemática e fora dele, bem como as noções de prova e de experimento. Desenvolve uma discussão sobre a possibilidade de uma linguagem privado-vinculada com a dor e questiona tanto o comportamentalismo como o princípio de verificabilidade. Obra difícil, mas importante, Observações filosóficas tem lugar reservado em toda coleção filosófica.

Indicação de leitura para o Professor:

  1. Monografia: Aproximação entre a lógica e a ética no Tractatus Lógico-Philosophicus de Ludwig Wittgenstein. Defendida na PUC-Paraná e disponível em http://www.biblioteca.pucpr.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=479 acessado em 18/09/08.
  2. Artigo sobre “A filosofia da Psicologia em Ludwig Wittgenstein: sobre o ‘Plano dos conceitos psicológicos’”. Disponível em http://www.psicanaliseefilosofia.com.br/adverbum/Vol2_1 /filosofia%20da%20psicologia.pdf acessado em 18/09/08.

Indicação de leitura para os estudantes:

  1. Ludwig Wittgenstein: vida e principais idéias, por Calos Fontes, no site Navegando na Filosofia. Disponível em: http://afilosofia.no.sapo.pt/ludwigw.htm acessado em 18/09/08.
  2. Frases de Ludwig Wittgenstein em Pensador.Info. Disponível em http://www.pensador.info/p/frase_de_ludwig_wittgenstein/1/ acessado em 18/09/08.
  3. A Filosofia de Wittgenstein. Texto de Roger Scruton no Portal de Filosofia. Disponível em http://portal.filosofia.pro.br/fotos/File/scruton_wittgenstein.pdf acessado em19/09/08.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/742/imagens/CATARSE.gif

 

Neste momento os alunos expressam as respostas encontradas para os problemas iniciais. A elaboração teórica da síntese, isto é, da nova postura mental. Os estudantes deverão elaborar um texto dissertativo que expresse seus conhecimento e reflexões sobre o tema proposto.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/742/imagens/PRATICASOCIALFINAL.gif

 

Nova postura ante a realidade: Intenções, predisposições, prática, novo conhecimento.

Após os estudos sobre este filósofo tão importante para a contemporaneidade, estimule a turma a propor idéias, valores pessoais a serem incorporados em sua vida, formas de se relacionar e conviver com os outros. Este registro pode ser feito coletivamente pelos alunos e posteriormente socializados no blog da turma.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/742/imagens/AUTOAVALIACAO.gif

 

Toda a atividade precisa ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. O estudante precisa criar o hábito de refletir sobre suas ações. Oriente o aluno para ler atentamente a ficha abaixo de auto-avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.

COMO VOCÊ, SITUA-SE DIANTE DAS SEGUINTES QUESTÕES? 

AUTO-AVALIAÇÃO INICIANTE
4,0 pontos
APRENDIZ
6,0 pontos 
PROFISSIONAL
8,0 pontos 
 MESTRE
10,0 pontos
 Na sala de aula  Esteve presente  Contribuiu nas discussões  Participou com bons argumentos  Participou ativamente com argumentos bem fundamentados
 Atividades em grupo  Acompanhou as atividades  Procurou participar  Empenhou-se na compreensão do tema e colaborou com todos  Participou ativamente em todos os momentos, contribuiu significativamente na pesquisa.
 Apresentação dos trabalhos  Participou da elaboração  Colaborou com sugestões  Apresentou muito bem o que foi proposto  Apresentou as pesquisas com elevado nível de conhecimento
  Texto dissertativo  Teve dificuldades  Elaborou o texto com alguns argumentos  Produziu um texto fundamentado nas pesquisas  Produziu um texto bem fundamentado com argumentos além dos pesquisados.


 

Recursos Complementares
Convide os professores de História, Sociologia e Língua Portuguesa para participarem deste projeto, sugerindo atividades integradas e discussões nas demais aulas.
Avaliação
A avaliação também será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de idéias do senso comum para a dimensão filosófica. O professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando novas leituras e a retomada de conteúdos, se necessário. É imprescindível que o professor acompanhe as produções dos alunos no blog, pois este poderoso instrumento on-line e estará disponível para toda a rede mundial de computadores, procure postar ou sugerir pessoalmente informações complementares, solicitar que revejam o texto se este tiver lacunas, erros conceituais, etc. Incentive o grupo fazendo elogios, quando o texto estiver bem escrito, fundamentado e referenciado.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mariana Capparelli de A. Passos, Sou professora aposentada , Rio de Janeiro - disse:
    mrothberg@mail.com

    30/01/2015

    Cinco estrelas

    Gostei da página e do vídeo. Aumentei minha compreensão de um filósofo tão complexo como Wittgenstein lendo um livrinho muito interessante: "Como ler Wittgenstein", João da Penha, Ed. Paulus. Ótimo para iniciantes.


  • Joselia dos Santos, FAZAG , Bahia - disse:
    joseliad687@gmail.com

    28/09/2011

    Cinco estrelas

    Estou no II semestre de pedagogia, e estudando a disciplina de filosofia tive um pouco de dificuldade em compreender, mas este vídeo clareou mais minhas idéias.Gostei muito.


  • ROSANGELA MENTA MELLO, WOLFF KLABIN C E E FUND MEDIO NORMAL , Paraná - disse:
    rosangelamenta@gmail.com

    02/06/2010

    Quatro estrelas

    Olá! Apesar de alguns alunos iniciarem o Ensino Médio com poucas condições de análise e interpretação, acredito que a disciplina de Filosofia seja essencial neste momento, pois se o Professor propor a leitura de textos, depois ir analisando cada ponto junto com os alunos, tenho certeza que além de compreenderem o processo de filosofar, passarão a gostar muito da disciplina. Não é um trabalho fácil e nem rápido, mas precisa ser iniciado... Um grande abraço.


  • Marluce Moraes Ataide, c.e.joaquim soeiro de carvalho , Maranhão - disse:
    marataide@hotmail.com

    03/04/2010

    Três estrelas

    A aula foi preparada de uma forma excelente para alunos com conhecimentos básicos na arte de pensar, argumentar e até de filosofar próprio para alunos do Ensino médio. Entretanto temos alunos que estão no ensino médio com capacidade similar a alunos do fundamental. O que fazer? A aula será realmente válida?


  • ROSANGELA MENTA MELLO, WOLFF KLABIN C E E FUND MEDIO NORMAL , Paraná - disse:
    rosangelamenta@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula foi baseada no roteiro proposto pelo Prof. João Luiz Gasparin. Livro: GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. São Paulo: Autores Associados, 2007.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.