Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produções escritas utilizando rótulos

 

18/09/2009

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá reconhecer a importância de um rótulo, as  informações contidas e a sua função social em situações do dia-a-dia.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já tenha trabalhado com o gênero rótulos e identificado as informações contidas no mesmo.

Estratégias e recursos da aula

1. Levar para a sala de aula uma caixa contendo diversos e diferentes tipos de rótulos.

2. Organizar a turma, sentada em círculo, e colocar no centro a caixa com os rótulos no seu interior.

* É importante que o professor, antes de iniciar a atividade, explique com exemplos, os passos a seguir:

1º) Retirar um rótulo da caixa

2º) Mostrar o rótulo para a turma e ler as suas informações

3º) Formar uma frase (oral) com o rótulo relacionando-o com o nome de um colega dentro de uma situação real de vida

Exemplo: rótulo de sabão em pó OMO

              Frase: Paula foi ao supermercado e comprou sabão em pó OMO para lavar as suas roupas.

3. A seguir, a aluna Paula irá retirar outro rótulo da caixa e repetirá as orientações exemplificadas pelo professor: mostrará o rótulo para os colegas e lerá as informações contidas nele. Em seguida, formará uma frase com o novo rótulo relacionando-o com o nome de um colega e uma situação de vida.

4. A atividade continuará até que todos os alunos participem.

5. Distribuir uma folha contendo modelos de alguns rótulos.

* Pedir para que os alunos identifiquem os rótulos e os relacionem com os respectivos produtos.

* A seguir, os alunos deverão completar frases utilizando o nome dos produtos e das marcas dos rótulos apresentados, conforme as situações do dia-a-dia.

Exemplos:

http://4.bp.blogspot.com/_LB9hHN2rqdw/SBXI-Hzwb5I/AAAAAAAABUQ/opTjC-45enk/s320/300nescau_gde_new.jpghttp://1.bp.blogspot.com/_O691BcoEQhA/R5Y4T9kdKkI/AAAAAAAAAHk/jfzJo6SI1QA/s320/Imagemdove.jpghttp://www.abre.org.br/premio_abre/vencedores_2005/finalistas/colgate_sensitive.jpghttp://www.embalagemmarca.com.br/var/embmarca/storage/images/media/images/salsicha_com_queijo_sadia/33739-1-por-BR/salsicha_com_queijo_sadia_medium.jpghttp://4.bp.blogspot.com/_E5Atfd2_CiE/SRTnNCKVBhI/AAAAAAAAAyo/JQeM4kaK9HA/s200/Lava+loucas+Ype+01.jpg

a) Mamãe comprou___________________________________ para deixar nossos dentes brancos e saudáveis.

b) Toda manhã, antes de ir para a escola, bebo________________________________________ com leite.

c) O cachorro-quente foi feito com _________________________________________________________.

d) Vovó Dedé lava a louça com __________________________________________ e água quente.

e) Minha professora lava o rosto e as mãos com_______________________________________________.

Avaliação

Após recolher as atividades feitas pelos alunos, o professor fará a avaliação observando os seguintes itens:

- Percebeu que as imagens e os textos dos rótulos servem para a identificação do produto

- Conseguiu relacionar o produto a  uma situação do dia-a-dia

- Usou a letra maiúscula na escrita das marcas

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Aparecida, Escola Dep. José Medeiros , Alagoas - disse:
    cidamsc34@hotmail.com

    16/04/2013

    Quatro estrelas

    Um suporte a mais para o educador que queira aprimorar e diversificar sua metodologia...


  • VANESSA, CARLOS EDUARDO NICHELE , Paraná - disse:
    VANESSAVIEIRAA@HOTMAIL.COM

    24/04/2011

    Cinco estrelas

    MUITO INTERESSANTE SUA AULA, NA VERDADE TODAS AS SUAS SUGESTOES DE AULA SAO VIAVEIS E DIFERENTES ADOREI PARABENS!!


  • Jocilia Maria de Paula, Escola estadual Prof. Lisandro Nunes Pereira , Mato Grosso - disse:
    jocilia_paula@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a aula apresentada. Bastante simples mas aplicavél em sala de aula. Os alunos gostam de trabalhar com material concreto. Bastante acessível.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.