18/09/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
O aluno deverá reconhecer a importância de um rótulo, as informações contidas e a sua função social em situações do dia-a-dia.
É necessário que o aluno já tenha trabalhado com o gênero rótulos e identificado as informações contidas no mesmo.
1. Levar para a sala de aula uma caixa contendo diversos e diferentes tipos de rótulos.
2. Organizar a turma, sentada em círculo, e colocar no centro a caixa com os rótulos no seu interior.
* É importante que o professor, antes de iniciar a atividade, explique com exemplos, os passos a seguir:
1º) Retirar um rótulo da caixa
2º) Mostrar o rótulo para a turma e ler as suas informações
3º) Formar uma frase (oral) com o rótulo relacionando-o com o nome de um colega dentro de uma situação real de vida
Exemplo: rótulo de sabão em pó OMO
Frase: Paula foi ao supermercado e comprou sabão em pó OMO para lavar as suas roupas.
3. A seguir, a aluna Paula irá retirar outro rótulo da caixa e repetirá as orientações exemplificadas pelo professor: mostrará o rótulo para os colegas e lerá as informações contidas nele. Em seguida, formará uma frase com o novo rótulo relacionando-o com o nome de um colega e uma situação de vida.
4. A atividade continuará até que todos os alunos participem.
5. Distribuir uma folha contendo modelos de alguns rótulos.
* Pedir para que os alunos identifiquem os rótulos e os relacionem com os respectivos produtos.
* A seguir, os alunos deverão completar frases utilizando o nome dos produtos e das marcas dos rótulos apresentados, conforme as situações do dia-a-dia.
Exemplos:
a) Mamãe comprou___________________________________ para deixar nossos dentes brancos e saudáveis.
b) Toda manhã, antes de ir para a escola, bebo________________________________________ com leite.
c) O cachorro-quente foi feito com _________________________________________________________.
d) Vovó Dedé lava a louça com __________________________________________ e água quente.
e) Minha professora lava o rosto e as mãos com_______________________________________________.
Após recolher as atividades feitas pelos alunos, o professor fará a avaliação observando os seguintes itens:
- Percebeu que as imagens e os textos dos rótulos servem para a identificação do produto
- Conseguiu relacionar o produto a uma situação do dia-a-dia
- Usou a letra maiúscula na escrita das marcas
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/04/2013
Quatro estrelasUm suporte a mais para o educador que queira aprimorar e diversificar sua metodologia...
24/04/2011
Cinco estrelasMUITO INTERESSANTE SUA AULA, NA VERDADE TODAS AS SUAS SUGESTOES DE AULA SAO VIAVEIS E DIFERENTES ADOREI PARABENS!!
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a aula apresentada. Bastante simples mas aplicavél em sala de aula. Os alunos gostam de trabalhar com material concreto. Bastante acessível.