14/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
A possibilidade de diálogo que existe entre as ciências naturais e as ciências sociais no estudo do comportamento humano, visando enriquecer o conhecimento na preparação para o Vestibular/Enem.
Primeiros teóricos das Ciências Sociais e suas perspectivas sociológicas.
Conhecimento básico sobre as leis da física: ação e reação, estática e dinâmica.
Conhecimento básico sobre a anatomia e a fisiologia do corpo humano.
Utilizar os episódios: Desejo ou Competição.
Endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=a7gHdgtzHwI
Após a exibição do documentário o professor pode levantar questões a respeito do trabalho desenvolvido pela ciência e a correspondência entre o conhecimento científico e a aplicação da técnica. Ou seja, as diferenças ou semelhanças que existem entre a teoria e a prática. O que é ciência e o que é técnica? O que caracteriza a diferença ou semelhança entre a ciência política e a ciência exata ou biológica?
Recomenda-se que o professor registre as respostas dos alunos e oriente a discussão.
Organize os alunos em pequenos grupos e proponha para cada grupo uma produção em vídeo (ou em power point), em forma de documentário a ser apresentado para os colega, com duração máxima de 10 minutos, relacionando os seguintes temas:
O que é ciência?
O que é técnica?
Como funcionam as leis sociais?
Para que servem as leis sociais?
A orientação para os alunos é de que eles aproveitem ambientes familiares, entrevistas rápidas com profissionais da saúde, ou das exatas, cenas do cotidiano; enfim, o objetivo é que seja feito com rapidez e eficiência (coerente com o mundo da técnica).
Para informações sobre como produzir um vídeo, consulte:
http://pukka131.spaces.live.com/blog/cns!7D79AD08F5A66479!6293.entry
Para informações sobre como montar uma apresentação no power point, consulte:
http://colunas.g1.com.br/tiraduvidas/2008/09/30/aprenda-a-criar-uma-boa-apresentacao-no-powerpoint/
Sobre o documentário "Instintos - o lado selvagem do comportamento humano", o professor também poderá acessar este endereço:
Colocar os trabalhos apresentados em votação entre a turma e, junto com os alunos, fazer uma avaliação da apresentação valorizando os seguintes itens:
• CONTEÚDO (abordagem e relação entre todos os temas)
• FORMATO (power point, media player, etc.)
• LINGUAGEM (mais fílmica, mais textual, mais sonora)
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasÓtima sugestão para desenvolver alguns conceitos que as vezes são por demais teóricos.