Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A “Ciência” do Comportamento Social

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriana Monferrari Amorim
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A possibilidade de diálogo que existe entre as ciências naturais e as ciências sociais no estudo do comportamento humano, visando enriquecer o conhecimento na preparação para o Vestibular/Enem.

Duração das atividades
Aproximadamente 03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Primeiros teóricos das Ciências Sociais e suas perspectivas sociológicas.

Conhecimento básico sobre as leis da física: ação e reação, estática e dinâmica.

Conhecimento básico sobre a anatomia e a fisiologia do corpo humano.

Estratégias e recursos da aula

Atividade

Como introdução à esta aula o professor poderá trabalhar os conceitos de Ciência e Técnica no mundo contemporâneo. Para isso, deverá consultar com os alunos (trabalho em conjunto com os alunos é interessante para mostrar-lhes a importância dos conceitos), o significado destas palavras no DICIONÁRIO DE FILOSOFIA, de Nicola Abbagnano, Editora Martins Fontes, 2003.

Após a consulta, o professor pode lançar perguntas sobre as leis físicas e as leis sociais relacionadas ao comportamento humano.

Atividade 2

Chamar a atenção do aluno para os conceitos de ciência e técnica vistos anteriormente e utilizar o documentário “Instintos” para estabelecer o diálogo entre a perspectiva das ciências naturais e a abordagem das ciências sociais em relação ao comportamento humano e a perspectiva sociológica.


SUGESTÃO:

Utilizar os episódios: Desejo ou Competição.

Endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=a7gHdgtzHwI

Atividade 3

Após a exibição do documentário o professor pode levantar questões a respeito do trabalho desenvolvido pela ciência e a correspondência entre o conhecimento científico e a aplicação da técnica. Ou seja, as diferenças ou semelhanças que existem entre a teoria e a prática. O que é ciência e o que é técnica? O que caracteriza a diferença ou semelhança entre a ciência política e a ciência exata ou biológica?

Recomenda-se que o professor registre as respostas dos alunos e oriente a discussão.

Atividade 4

Organize os alunos em pequenos grupos e proponha para cada grupo uma produção em vídeo (ou em power point), em forma de documentário a ser apresentado para os colega, com duração máxima de 10 minutos, relacionando os seguintes temas:

O que é ciência?
O que é técnica?
Como funcionam as leis sociais?
Para que servem as leis sociais?

A orientação para os alunos é de que eles aproveitem ambientes familiares, entrevistas rápidas com profissionais da saúde, ou das exatas, cenas do cotidiano; enfim, o objetivo é que seja feito com rapidez e eficiência (coerente com o mundo da técnica).

Para informações sobre como produzir um vídeo, consulte: 

http://pukka131.spaces.live.com/blog/cns!7D79AD08F5A66479!6293.entry

Para informações sobre como montar uma apresentação no power point, consulte:

http://colunas.g1.com.br/tiraduvidas/2008/09/30/aprenda-a-criar-uma-boa-apresentacao-no-powerpoint/

Recursos Complementares

Sobre o documentário "Instintos - o lado selvagem do comportamento humano", o professor também poderá acessar este endereço:

http://clubecetico.org/forum/index.php?PHPSESSID=af94910621f43f62cbd28ebe04925824&topic=5405.msg87176#msg87176

Avaliação

Colocar os trabalhos apresentados em votação entre a turma e, junto com os alunos, fazer uma avaliação da apresentação valorizando os seguintes itens:

• CONTEÚDO (abordagem e relação entre todos os temas)
• FORMATO (power point, media player, etc.)
• LINGUAGEM (mais fílmica, mais textual, mais sonora)

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Eliane, Escola Est. Hildebrando Ferro Bitencourt , Roraima - disse:
    elbicca@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótima sugestão para desenvolver alguns conceitos que as vezes são por demais teóricos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.