22/09/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver o conhecimento sobre o tema cyberbullying a partir da leitura de textos em Inglês e assim refletir sobre este tipo de comportamento.
Serão ativados conhecimentos das estratégias de leitura em Língua Inglesa, principalmente reconhecimento de palavras chave e skimming (leitura para reconhecer os temas principais de um texto).
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início às atividades destas aulas, o professor dividirá os alunos em duplas e proporá a discussão das questões abaixo. Sugerimos que o professor as leia e as explique previamente para os alunos!
Questões:
1. Are my actions or words hurting someone else's feelings? / Minhas atitudes ou palavras têm magoado alguém?
2. Are my actions or words hurting someone else physically or making that person feel afraid? / Minhas atitudes ou palavras têm ferido alguém psicologicamente ou feito esta pessoa se sentir amedrontada?
3. Would I want someone else to do this to me? / Eu gostaria que outra pessoa fizesse algo assim comigo?
4. Am I unfairly taking my anger out on someone? / Estou injustamente descarregando minha raiva em alguém?
5. Am I trying to control someone against his or her will? / Estou tentando controlar alguém contra a vontade dele ou dela?
Questões adaptadas de:
http://www.goodcharacter.com/GROARK/Bullying.html
Acesso em: 01 de setembro de 2009.
Observamos que estas questões poderão ser apresentadas na forma de Slide (Fig. 1) para a melhor visualização de todos os alunos.
RECURSOSlide das Questões
http://www.slideshare.net/jugense/cyberbullying-questions
Figura 1 - Imagem do Recurso
ATIVIDADE 1
Ao final das discussões em duplas, que deverão durar de cinco a dez minutos, os alunos que se sentirem à vontade poderão reportar suas visões e exemplos quanto ao que foi proposto nas questões. O professor deverá concluir esta etapa exibindo, um vídeo que trata de uma situação de cyberbullying (que corresponde a uma situação de violência psicológica realizada utilizando a tecnologia, principalmente a Internet) apresentada na novela “Caminho das Índias”, exibida pela Rede Globo de televisão no ano de 2009 (Fig. 2).
RECURSO
Cena de Cyberbullying
http://www.youtube.com/watch?v=Kh7VD_qxqcI&feature=related
Figura 2 – Imagem do Recurso
Observação: O vídeo tem a duração aproximada de 1:20 (um minuto e vinte segundos) e poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho apropriado para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo!!
Após os alunos assistirem a cena (o vídeo), o professor questionará os alunos sobre como se sentiriam se tal situação acontecesse com eles. É importante o professor explicar que a situação apresentada se trata de um caso de cyberbullying.
Observação: O vídeo a seguir, que trata da visita da psiquiatra Anna Beatriz Silva à escola dos alunos da cena anterior, apresentada na novela “Caminho das Índias”, exibida pela Rede Globo de televisão no ano de 2009 (Fig. 3), também poderá ser apresentado aos alunos como um exemplo do cyberbullying.
RECURSO
Vídeo da Visita da Psiquiatra à Escola
http://www .youtube.com/watch?v=zjsrlLw_-so
Figura 3 – Imagem do Recurso
Observação: O vídeo tem a duração aproximada de 2:24 (dois minutos e vinte e quatro segundos) e poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho apropriado para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo!!
Após as discussões feitas anteriormente, o professor proporá que as duplas pesquisem na Internet sobre o tema cyberbullying para recolher informações, preferencialmente em Inglês, e imagens sobre:
a) faixa etária que mais pratica o cyberbullying e porque / age of the people who practice cyberbullying
b) características das pessoas que praticam cyberbullying / characteristics of the people who practice cyberbullying
c) o que é cyberbullying / what is cyberbullying
d) como se proteger do cyberbullying / how to protect against cyberbullying
Sugerimos os seguintes sites para a realização da pesquisa:
1. http://www.stopcyberbullying.org/
2. http://www.cyberbullying.org/
3. http://www.cyberbullying.us/
4. http://www.cyberbullying.info/
5. http://yp.direct.gov.uk/cyberbullying/
Além disso, sugerimos que os alunos façam a leitura de casos que se referem a situações de cyberbullying (Fig. 4) e tentem identificar qual é o problema em cada caso apresentado nos textos e proponham uma solução para cada um destes.
RECURSO
Textos e atividade sobre cyberbullying
http://www.slideshare.net/jugense/cyberbullying-stories
Figura 4 – Imagem do Recurso
Neste momento o professor deverá supervisionar e orientar as atividades de seleção e organização das informações, bem como uso adequado do idioma Inglês.
Para concluir as atividades, sugerimos que as duplas (duas) se juntem formando grupos de quatro alunos para que criem sites à respeito do tema cyberbullying em Inglês, usando as informações e imagens coletadas nas pesquisas, na leitura dos casos e nas discussões feitas durante as aulas. Sugerimos para tanto, o recurso abaixo (Fig. 4):
RECURSO
http://www.wix.com/
Figura 4 - Imagem do Recurso
Para criar o site, os alunos deverão ampliar as suas pesquisas sobre o tema, a partir de uma leitura mais aprofundada e detalhada das informações dos sites sugeridos na atividade 2, além de selecionar vídeos e imagens que consideram relevantes sobre o tema. A partir deles, criarão seus próprios textos e vídeos, para postarem, criando o seu próprio site. O recurso sugerido contém várias ferramentas, que não requerem conhecimento prévio de informática para serem usadas.
Os sites criados deverão ser submetidos à votação por todos os alunos da escola e os alunos vencedores rece berão uma premiação es tipulada a critério do professor.
O trabalho de criação do site poderá ser realizado em colaboração com o professor de Artes, que orientará quanto à estética do mesmo. É possível também criar o site em forma bilíngue, isto é, em Português e Inglês, em colaboração com o professor de Língua Portuguesa.
1. Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar adequadamente as estratégias de leitura em língua estrangeira e de selecionar as informações que considera relevantes para incluir no site a ser produzido, organizando os textos produzidos de forma adequada pela compreensão do conceito de cyberbullying.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/05/2011
Cinco estrelasGreat!!! I loved it!
28/05/2010
Cinco estrelasAchei muito importante essa matéria pois estamos vivendo em tempos dificeis,onde o ser humano não esta mais respeitando o próximo, infelizmente os jovens também estão aderindo todos os meios para praticarem maldades. Temos de estar atentos a tudo.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bem elaborada a aula. Motiva qualquer professor.
24/03/2010
Cinco estrelasInteressante atividade. Bastante completa, interativa e aborda um tema atual e pertinente.