Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Expressões Numéricas no CAp UFRJ

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Leticia Guimarães Rangel
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Fernando Celso Villar Marinho, Lílian Káram Parente Cury Spiller, Rita Maria Cardoso Meirelles

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender uma situação descrita na linguagem materna e transcrevê-la usando uma linguagem matemática.
  • Perceber a necessidade do uso dos parênteses, colchetes, etc, para indicar a ordem em que os cálculos devem ser realizados em uma expressão numérica.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Operações com números naturais.

Estratégias e recursos da aula

Uma das queixas mais freqüentes que surgem quando trabalhamos equações com nossos alunos é:  “Eles até sabem resolver as equações, mas não conseguem interpretar os problemas!”

Então, professor, que tal explorar essa habilidade de seus estudantes, desde os primeiros anos do ensino fundamental?  Esta aula, proposta para o 6º ano do ensino fundamental, pode ser adaptada até mesmo para séries anteriores.

Observe um exemplo de atividade que privilegia a interpretação da questão, sem a preocupação com a resolução da operação envolvida.  Essas questões são essenciais para desenvolver a habilidade de interpretar problemas.

Veja mais questões, elaboradas para que as crianças compreendam as expressões numéricas com seus símbolos e “regras” a partir de situações que podem fazer parte do cotidiano de qualquer pessoa, acessando o link. (http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Exp_%20Num_aula.pdf)

Recursos Complementares

Exercícios Propostos. (http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Exp_%20Num_aula.pdf)

Avaliação

A avaliação do aluno pode ser feita levando em consideração:

  • participação em aula;
  • resolução de listas de exercícios;
  • trabalhos em grupo, tais como:
    • elaborar questões para que o outro grupo escreva a expressão numérica correspondente, ou 
    • elaborar expressões numéricas para que o outro grupo escreva questões que possam ser expressas por elas.     
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.