30/11/2009
Fernando Celso Villar Marinho, Lílian Káram Parente Cury Spiller, Rita Maria Cardoso Meirelles
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Operações com números naturais.
Uma das queixas mais freqüentes que surgem quando trabalhamos equações com nossos alunos é: “Eles até sabem resolver as equações, mas não conseguem interpretar os problemas!”
Então, professor, que tal explorar essa habilidade de seus estudantes, desde os primeiros anos do ensino fundamental? Esta aula, proposta para o 6º ano do ensino fundamental, pode ser adaptada até mesmo para séries anteriores.
Observe um exemplo de atividade que privilegia a interpretação da questão, sem a preocupação com a resolução da operação envolvida. Essas questões são essenciais para desenvolver a habilidade de interpretar problemas.
Veja mais questões, elaboradas para que as crianças compreendam as expressões numéricas com seus símbolos e “regras” a partir de situações que podem fazer parte do cotidiano de qualquer pessoa, acessando o link. (http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Exp_%20Num_aula.pdf)
Exercícios Propostos. (http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Exp_%20Num_aula.pdf)
A avaliação do aluno pode ser feita levando em consideração:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!