Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Effects of smoking: porque as pessoas fumam?

 

25/09/2009

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver o conhecimento sobre o tema tabagismo e suas conseqüências para a vida humana, a partir da leitura de textos em Inglês.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Serão ativados conhecimentos das estratégias de leitura em Língua Inglesa, principalmente reconhecimento de palavras chave e skimming (leitura para reconhecer os temas principais de um texto).

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início às atividades destas aulas, o professor dividirá os alunos em duplas para que joguem o “game” intitulado “The Ageing Game” (Fig.1). Neste jogo os alunos aplicarão os “efeitos do fumo” sobre a foto com o objetivo de visualizar o resultado final dos mesmos. Os efeitos do cigarro abordados no jogo são: wrinkles, yellow teeth, tooth loss, yellow eyes, mouth cancer, cancer on cheeks, grey skin e hollow cheeks.

RECURSO
The Ageing Game
http://atyc.roycastle.org/game/index.html

Effects of Smoking
Figura 1 – Imagem do Recurso

Ao final do jogo, sugerimos que o professor proponha a seguinte dinâmica: que cada dupla anote, em um papel em branco, os efeitos do cigarro vistos no jogo em um minuto. O professor poderá premiar (a ser estipulado pelo professor) a dupla que conseguir anotar mais efeitos do cigarro na pessoa que fuma.
Após o término do tempo estipulado, o professor pedirá para que cada dupla diga quantos foram os efeitos listados. Os que tiverem listado mais efeitos do fumo deverão lê-los em voz alta para conferência do professor e, caso estejam corretos, o professor entregará o prêmio. Não estando corretos, o professor deverá passar a chance para uma segunda dupla que escreveu mais efeitos e adotar o mesmo procedimento.


ATIVIDADE 1

Dando continuidade a aula, o professor deverá promover um debate em Inglês ou Português de, no máximo, quinze minutos e em aula aberta, com base nas seguintes perguntas:

1. Why do people start smoking? / Por que as pessoas começam a fumar?
2. Why is it so difficult for people to quit smoking? / Por que é tão difícil para as pessoas parar de fumar?


ATIVIDADE 2

Logo após este debate as duplas deverão fazer uma pesquisa na Internet sobre o tema efeitos do cigarro e razões porque as pessoas fumam. Sugerimos os seguintes sites para a realização da pesquisa (Fig. 2):

RECURSO
Sites que contém informações sobre o tabagismo

1. http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/smoking.html

2. http://en.wikipedia.org/wiki/Tobacco_smoking

3. http://health.nytimes.com/health/guides/specialtopic/smoking-and-smokeless-tobacco/overview.html

4. http://www.smokefree.gov/

5. http://www.naturalnews.com/smoking.html

6. http://smokefree.nhs.uk/

Smokefree
Figura 2 – Imagem do Site Smokefree.gov

Sugerimos que os alunos pesquisem também sobre a Lei Antifumo do Estado de São Paulo em:

http://www.leiantifumo.sp.gov.br/


ATIVIDADE 3

Após a pesquisa, os alunos deverão produzir textos jornalí sticos em Inglês, de no máximo 50 palavras sobre o tema “T abagismo e seus Efeitos – Effects of Smoking”.
Sugerimos que os textos sejam escritos usando editores de texto, tais como o “Microsoft Word”, para possibilitar posterior edição.
Informações sobre as características do texto jornalístico podem ser encontradas pelo professor em:

RECURSO
Características do Texto Jornalístico
http:// www.infoescola.com/redacao/textos-jornalisticos/

Importante: O professor deverá supervisionar e orientar os alunos quanto ao uso da Língua Inglesa, organização textual e seleção das informações.
Ao final da atividade o professor deverá sentar-se com cada dupla para corrigir a versão final do texto produzido.

Sugerimos que os textos produzidos impressos e distribuídos na escola na forma de jornal ou fixados nos murais de cada sala.

Sugestões

1. As duplas poderão transformar os textos produzidos em vídeos para desenvolvimento da oralidade (Fig. 3), criando um telejornal em Inglês sobre o tema proposto. Sendo assim, o professor deverá orientar quanto a pronúncia, ritmo e entonação das falas.

ALUNOS GRAVANDO VÍDEO

Figura 3 – Alunos Gravando Vídeo
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Jskj4SSUPPU/SnYsU4LuLoI/AAAAAAAAASg/fK-T-MezuBc/S692/minhas+fotos+bita+166.jpg Acesso em: 24 de setembro de 2009.

Neste momento, sugere-se contar também com a colaboração do professor de Artes para dar orientações quanto a figurino, cenário e uso do corpo e da voz. A apresentação deverá ser ensaiada exaustivamente, até que seja considerada adequada após avaliação final do professor.

Sob a supervisão do professor os alunos deverão gravar seus vídeos para serem apresentados turma. Para tanto poderão ser usados equipamentos como câmeras filmadoras, câmeras fotográficas ou celulares.
Dando seqüência, os vídeos serão editados. Sugerimos o uso da ferramenta Windows Movie Maker ou similares. Orientações sobre como usar o Windows Movie Maker podem ser acessadas em:

RECURSO
Tutorial Widows Movie Maker
http://www.tutomania.com.br/tutorial/tutorial-avancado-de-windows-movie-maker


Os vídeos produzidos pelos alunos deverão ser assistidos por todos os alunos da turma e postados no YouTube.
Os vídeos criados poderão ser apresentados para todos os alunos da escola e para a comunidade com o intuito de propiciar o debate sobre os problemas causados pelo hábito de fumar.

2. Os alunos poderão entrevistar médicos pneumologistas para recolher mais informações a serem incluídas nas reportagens.

3. Os alunos poderão fazer uma pesquisa na comunidade sobre a quantidade de pessoas fumantes e não fumantes e em conjunto com o professor de Matemática elaborar tabelas e gráficos estatísticos.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar durante todo o processo se o aluno foi capaz de selecionar informações escrevendo e apresentando oralmente o texto criado com a organização e conteúdo adequados a proposta. Caso sejam gravados vídeos, é necessário avaliar também a pronúncia, ritmo e entonação dos textos orais na Língua Inglesa.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • sidnea, Colégio Estadual Tancredo A. Neves , Paraná - disse:
    sid21nea@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a aula, pois se fala tanto em combate ao fumo e pouco se faz, a orientação e a base para modificar e previnir futuros fumantes.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.