Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


How to write an e-mail!

 

25/09/2009

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver o conhecimento das estratégias e da linguagem usada para escrever e-mails. Além disso, seguindo as instruções para escrever um email, poderá identificar e usar os verbos da Língua Inglesa na forma do Imperativo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Verbos utilizados na forma do Imperativo.

Serão ativados conhecimentos das estratégias de leitura em Língua Inglesa, principalmente reconhecimento de palavras chave e skimming (leitura para reconhecer os temas principais de um texto).

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Estando os alunos no Laboratório de Informática, o professor proporá que cada um crie ou abra sua conta de e-mail. Caso o aluno não possua e-mail, sugerimos os seguintes sites:

RECURSO
Sites para abertura de contas de e-mail

1. www.hotmail.com
2. www.gmail.com
3. www.yahoo.com

Os procedimentos para criar uma conta de e-mail são simples. Basta acessar o site, fazer um breve cadastro de alguns dados pessoais como nome e idade, escolher o nome de usuário (o que aparece no e-mail) e a senha.

Feito isto, neste momento, sugerimos que o professor questione os alunos sobre a necessidade de se ter um e-mail atualmente (Fig. 1), bem como, se eles sabem para que esta conta poderá ser utilizada, qual sua utilidade etc.

E-mail

Figura 1 – E-mail

ATIVIDADE 1

Neste momento os alunos deverão ser divididos em duplas para, ao explorarem os recursos de suas contas de e-mail, debaterem e responderem às seguintes questões:

1. How is e-mail different from regular mail? / Como o e-mail se diferencia da correspondência regular?
2. What are all the parts of the compose window? / Quais são as partes da tela principal (compose)?
3. How do you Write and Reply to a Message? / Como é possível escrever e responder mensagens?

Questões adaptadas de: http://www.eslnetworld.com/email2.html#search  
Acesso em: 05 de setembro de 2009.

O professor deverá mediar às discussões, auxiliando os alunos a concluírem quais seriam as respostas mais adequadas as perguntas.

Ao final das discussões, que devem ter a duração aproximada de 10 minutos, as duplas deverão enviar e-mails, para outra dupla, indicada pelo professor, usando todos os recursos mencionados nas questões debatidas.

ATIVIDADE 2

Dando seqüência a atividade anterior o professor apresentará o texto “7 Tips for Easy Email” (Fig. 2), postado abaixo.

RECURSOTexto “7 Tips for Easy Email”
http://www.englishclub.com/esl-articles/200102.htm 

Texto
Figura 2 – Imagem do Recurso

Este texto contém sete (7) dicas para se escrever um e-mail com eficiência. Desta forma, com o objetivo de dar mais dinamismo a aula e proporcionar um momento em que os alunos desenvolvam a oralidade, o professor orientará que cada dupla leia uma dica (tip) para apresentar oralmente o trecho lido para a turma sob a supervisão e orientação do professor. Caso a turma seja numerosa, sugere-se unir duas duplas, formando grupos de quatro alunos para realizar a atividade sugerida.

Durante a leitura o professor deverá orientar as duplas para que enfoquem nas palavras transparentes e chave (que se repetem ao longo do texto) para compreendê-lo melhor, sem perder de vista o seu tema.

Ao final deste momento as duplas deverão apresentar o que leram oralmente - sob supervisão do professor, que orientará para uma melhor interpretação da mensagem do texto.

ATIVIDADE 3

Para concluir as discussões feitas a partir do texto, cada dupla ou grupo deverá escrever uma mensagem de e-mail ( Fig 3), preferencial mente em Inglês, para outra dupla. Estas mensagens deverão respeitar as dicas (tips) mencionadas no texto lido. Sugerimos que o professor indique (através de sorteio, por exemplo) as duplas ou grupos que trabalharão em colaboração.

Escrever e-mail

Figura 3 – Alunos Escrevendo Mensagem de E-mail
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_eJgR6NMB2gQ/SEXcMOUBOtI/AAAAAAAAABo/NI5cx5PKUto/S240/escrever+Email.JPG  
Acesso em 14 de setembro de 2009.

ATIVIDADE 4

As duplas ou grupos deverão avaliar as mensagens recebidas a partir do que aprenderam na leitura do texto, enviando uma mensagem em resposta ao grupo remetente, com sugestões de modificações e comentários.
O grupo deverá então escrever e reescrever a mensagem, até que esta seja considerada adequada, sempre sob a orientação e supervisão do professor.
As mensagens, quando consideradas adequadas serão enviadas por seus autores para todos os membros da turma.
Para finalizar as atividades destas aulas, os grupos comentam em aula aberta, sobre as características das mensagens que enviaram.

Sugestões

1. Sugere-se trabalhar em colaboração com o professor de Língua Portuguesa para escrita das mensagens.
2. Escrever uma mensagem de e-mail para algum artista ou para alguma entidade que admiram e verificar se há obtenção de resposta.Propomos que os alunos explorem os seguintes sites para que conheçam a entidade assim enviem seus questionamentos através de e-mail:

1. http://www.vidaejuventude.org.br/
2. http://www.reporterbrasil.org.br/
3. http://www.acaoeducativa.org.br/portal/
4. http://www.cdi.org.br/
5. http://www.cdh.org.br/quemsomos_ocdh.php

3. Propor uma pesquisa sobre o uso de smileys e emoticons em mensagens de e-mail. Sugerimos os seguintes sites:

1. http://pt.kioskea.net/contents/www/smiley.php3

2. http://www.muller-godschalk.com/emoticon.html

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar adequadamente as estratégias de leitura em língua estrangeira para compreender o texto proposto. Também deverá ser avaliado a organização e a coerência do e-mail escrito de acordo como o seu destinatário e tema. A interação, em atitude de colaboração durante as atividades, faz-se também importante durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.