25/09/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver o conhecimento das estratégias e da linguagem usada para escrever e-mails. Além disso, seguindo as instruções para escrever um email, poderá identificar e usar os verbos da Língua Inglesa na forma do Imperativo.
Verbos utilizados na forma do Imperativo.
Serão ativados conhecimentos das estratégias de leitura em Língua Inglesa, principalmente reconhecimento de palavras chave e skimming (leitura para reconhecer os temas principais de um texto).
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Estando os alunos no Laboratório de Informática, o professor proporá que cada um crie ou abra sua conta de e-mail. Caso o aluno não possua e-mail, sugerimos os seguintes sites:
RECURSO
Sites para abertura de contas de e-mail
1. www.hotmail.com
2. www.gmail.com
3. www.yahoo.com
Os procedimentos para criar uma conta de e-mail são simples. Basta acessar o site, fazer um breve cadastro de alguns dados pessoais como nome e idade, escolher o nome de usuário (o que aparece no e-mail) e a senha.
Feito isto, neste momento, sugerimos que o professor questione os alunos sobre a necessidade de se ter um e-mail atualmente (Fig. 1), bem como, se eles sabem para que esta conta poderá ser utilizada, qual sua utilidade etc.
Figura 1 – E-mail
Neste momento os alunos deverão ser divididos em duplas para, ao explorarem os recursos de suas contas de e-mail, debaterem e responderem às seguintes questões:
1. How is e-mail different from regular mail? / Como o e-mail se diferencia da correspondência regular?
2. What are all the parts of the compose window? / Quais são as partes da tela principal (compose)?
3. How do you Write and Reply to a Message? / Como é possível escrever e responder mensagens?
Questões adaptadas de: http://www.eslnetworld.com/email2.html#search
Acesso em: 05 de setembro de 2009.
O professor deverá mediar às discussões, auxiliando os alunos a concluírem quais seriam as respostas mais adequadas as perguntas.
Ao final das discussões, que devem ter a duração aproximada de 10 minutos, as duplas deverão enviar e-mails, para outra dupla, indicada pelo professor, usando todos os recursos mencionados nas questões debatidas.
Dando seqüência a atividade anterior o professor apresentará o texto “7 Tips for Easy Email” (Fig. 2), postado abaixo.
RECURSOTexto “7 Tips for Easy Email”
http://www.englishclub.com/esl-articles/200102.htm
Figura 2 – Imagem do Recurso
Este texto contém sete (7) dicas para se escrever um e-mail com eficiência. Desta forma, com o objetivo de dar mais dinamismo a aula e proporcionar um momento em que os alunos desenvolvam a oralidade, o professor orientará que cada dupla leia uma dica (tip) para apresentar oralmente o trecho lido para a turma sob a supervisão e orientação do professor. Caso a turma seja numerosa, sugere-se unir duas duplas, formando grupos de quatro alunos para realizar a atividade sugerida.
Durante a leitura o professor deverá orientar as duplas para que enfoquem nas palavras transparentes e chave (que se repetem ao longo do texto) para compreendê-lo melhor, sem perder de vista o seu tema.
Ao final deste momento as duplas deverão apresentar o que leram oralmente - sob supervisão do professor, que orientará para uma melhor interpretação da mensagem do texto.
Para concluir as discussões feitas a partir do texto, cada dupla ou grupo deverá escrever uma mensagem de e-mail ( Fig 3), preferencial mente em Inglês, para outra dupla. Estas mensagens deverão respeitar as dicas (tips) mencionadas no texto lido. Sugerimos que o professor indique (através de sorteio, por exemplo) as duplas ou grupos que trabalharão em colaboração.
Figura 3 – Alunos Escrevendo Mensagem de E-mail
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_eJgR6NMB2gQ/SEXcMOUBOtI/AAAAAAAAABo/NI5cx5PKUto/S240/escrever+Email.JPG
Acesso em 14 de setembro de 2009.
As duplas ou grupos deverão avaliar as mensagens recebidas a partir do que aprenderam na leitura do texto, enviando uma mensagem em resposta ao grupo remetente, com sugestões de modificações e comentários.
O grupo deverá então escrever e reescrever a mensagem, até que esta seja considerada adequada, sempre sob a orientação e supervisão do professor.
As mensagens, quando consideradas adequadas serão enviadas por seus autores para todos os membros da turma.
Para finalizar as atividades destas aulas, os grupos comentam em aula aberta, sobre as características das mensagens que enviaram.
1. Sugere-se trabalhar em colaboração com o professor de Língua Portuguesa para escrita das mensagens.
2. Escrever uma mensagem de e-mail para algum artista ou para alguma entidade que admiram e verificar se há obtenção de resposta.Propomos que os alunos explorem os seguintes sites para que conheçam a entidade assim enviem seus questionamentos através de e-mail:
1. http://www.vidaejuventude.org.br/
2. http://www.reporterbrasil.org.br/
3. http://www.acaoeducativa.org.br/portal/
4. http://www.cdi.org.br/
5. http://www.cdh.org.br/quemsomos_ocdh.php
3. Propor uma pesquisa sobre o uso de smileys e emoticons em mensagens de e-mail. Sugerimos os seguintes sites:
1. Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar adequadamente as estratégias de leitura em língua estrangeira para compreender o texto proposto. Também deverá ser avaliado a organização e a coerência do e-mail escrito de acordo como o seu destinatário e tema. A interação, em atitude de colaboração durante as atividades, faz-se também importante durante as atividades.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente. Vou adaptar e usar cem minhas turmas.
24/03/2010
Cinco estrelasTrabalhei com meus alunos em 2009 e eles amaram!