Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


VISITANDO A BANCA DE REVISTAS.

 

05/10/2009

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro, Patrícia Lúcia Galvão da Costa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o local onde podemos adquirir as revistas em quadrinhos (gibis);
  • Desenvolver a atitude de preservar os produtos do estabelecimento comercial;
  • Entender que as revistas da banca são objetos de propriedade comercial e que só podem ser adquiridos na relação de compra e venda;
  • Vivenciar uma experiência fora da escola e recordar dos acontecimentos durante o passeio;
  • Fazer uso da linguagem oral e gráfica para registrar as ações vivenciadas.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos com duração de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Observar imagens e escolhaer a que representa a banca de revista.

1º Momento - O professor deverá iniciar a aula questionando em que local pode-se adquirir as revistas em quadrinhos (gibi).  Ouve o que as crianças tem a dizer  e mostra varias imagens para que elas escolham aquelas que representam uma banca de revista e esclarece como as revistas  podem ser adquiridas, por meio de compras.  Ainde deve falar que na banca, além de revistas, encontramos jornais, livros entre outras coisas.

Fonte: http://www.atarde.com.br/arquivos/2008/06/34228.jpg

2º Momento - O professor combina com os alunos para fazer visita a uma banca de revistas da sua cidade e pede autorização aos pais para realizar  uma aula passeio com  as crianças no local indicado. Antes de planejar a atividade, deve entrar em contato com o dono da banca para fazer um levantamento de preço  e solicitar  aos pais a colaboração para ajudar na compra dos filhos. Deve combinar com o responsável pela banca para que exponha uma diversidade de gibis ao alcance das crianças e principalmente as revistas em quadrinhos da turma da Mônica. 

3º Momento - Já na banca,  o professor deverá mostrar a variedade de revistas e que, além delas, existem jornais, livros, etc. as crianças poderão investigar quais as revistas em quadrinhos que são mais compradas por crianças, em seguida podem  ver e escolher as revistas em quadrinhos  que desejam comprar. Caberá ainda ao professor a tarefa de gerenciar o dinheiro de cada criança, junto com elas analisar o valor que trouxeram e qual ou quais revista(s)  podem adquirir. Depois da compra, cada criança se dirigirá ao caixa e realizará o pagamento dos gibis comprados. 

Atividade 2 - Relatar a experiência

1º momento - De volta a escola, as crianças em uma grade roda relatam oralmente como foi a experiência de ir a uma banca  comprar revistas em quadrinhos. Primeiro eles dizem o que fizeram e segundo falam sobre as suas sensações e emoções.

2º momento - O professor orienta o registro da experiência, os alunos utilizam o desenho e escrita para dizer como foi a saida e a ida à banca, o que aconteceu durante a visita na banca e como foi a volta à escola. Obs. o desenho e a escrita é realizado de acordo com as possibilidades de cada criança, no entando, cada uma deve ler para o professor o que escreveu.

Avaliação

As crianças serão avaliadas pela:

a) participação durante o passeio - analisar se elas respeitaram os combinados construídos para a visitação da banca;

b) Identificação do local de aquisição de revistas em quadrinho

c) descrição de como devem se comportar  em um estabelecimento comercial e o que fazer para adquirir o produto oferecido;
d) contação da experiencia vivenciada  durante a aula passeio; 
e) utilização da da linguagem oral e gráfica para registrar as ações vivenciadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.