05/10/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro, Patrícia Lúcia Galvão da Costa
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Não é necessário.
Atividade 1 - Observar imagens e escolhaer a que representa a banca de revista.
1º Momento - O professor deverá iniciar a aula questionando em que local pode-se adquirir as revistas em quadrinhos (gibi). Ouve o que as crianças tem a dizer e mostra varias imagens para que elas escolham aquelas que representam uma banca de revista e esclarece como as revistas podem ser adquiridas, por meio de compras. Ainde deve falar que na banca, além de revistas, encontramos jornais, livros entre outras coisas.
Fonte: http://www.atarde.com.br/arquivos/2008/06/34228.jpg
2º Momento - O professor combina com os alunos para fazer visita a uma banca de revistas da sua cidade e pede autorização aos pais para realizar uma aula passeio com as crianças no local indicado. Antes de planejar a atividade, deve entrar em contato com o dono da banca para fazer um levantamento de preço e solicitar aos pais a colaboração para ajudar na compra dos filhos. Deve combinar com o responsável pela banca para que exponha uma diversidade de gibis ao alcance das crianças e principalmente as revistas em quadrinhos da turma da Mônica.
3º Momento - Já na banca, o professor deverá mostrar a variedade de revistas e que, além delas, existem jornais, livros, etc. as crianças poderão investigar quais as revistas em quadrinhos que são mais compradas por crianças, em seguida podem ver e escolher as revistas em quadrinhos que desejam comprar. Caberá ainda ao professor a tarefa de gerenciar o dinheiro de cada criança, junto com elas analisar o valor que trouxeram e qual ou quais revista(s) podem adquirir. Depois da compra, cada criança se dirigirá ao caixa e realizará o pagamento dos gibis comprados.
Atividade 2 - Relatar a experiência
1º momento - De volta a escola, as crianças em uma grade roda relatam oralmente como foi a experiência de ir a uma banca comprar revistas em quadrinhos. Primeiro eles dizem o que fizeram e segundo falam sobre as suas sensações e emoções.
2º momento - O professor orienta o registro da experiência, os alunos utilizam o desenho e escrita para dizer como foi a saida e a ida à banca, o que aconteceu durante a visita na banca e como foi a volta à escola. Obs. o desenho e a escrita é realizado de acordo com as possibilidades de cada criança, no entando, cada uma deve ler para o professor o que escreveu.
As crianças serão avaliadas pela:
a) participação durante o passeio - analisar se elas respeitaram os combinados construídos para a visitação da banca;
b) Identificação do local de aquisição de revistas em quadrinho
c) descrição de como devem se comportar em um estabelecimento comercial e o que fazer para adquirir o produto oferecido;
d) contação da experiencia vivenciada durante a aula passeio;
e) utilização da da linguagem oral e gráfica para registrar as ações vivenciadas.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/10/2010
Quatro estrelasA sua aula é um grande incentivo para leitura. Parabéns!!!
04/10/2010
Quatro estrelasGostei muito da sua sugestão para trabalhar com os alunos, também como um grande incentivo para leitura. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela proposta da aula. Excelente!