Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ACRÓSTICO FAMILIAR

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone de Alencastre Rodrigues, Soymara Vieira Emilião

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ampliar seu repertório de nomes próprios, assim como dos adjetivos.
• Ter a oportunidade de refletir sobre a escrita desses nomes.
• Relacionar o nome às características de uma pessoa próxima.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada que correspondem a 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber o nome da pessoa da qual deseja fazer o acróstico, assim como suas características.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento:
A professora através de uma conversa com a classe, explica que eles aprenderão um novo tipo de composição, na qual as letras iniciais do nome ficarão cada uma em uma linha vertical – ACRÓSTICO.
Primeiramente a professora explorará as características de seus alunos, sugerindo à classe que pense em coisas que lembre seus colegas, seus gostos, suas habilidades, pode considerar os aspectos físicos, desde que seja feito de forma respeitosa.
Então a professora apresenta as folhas de papel A3, já com os nomes dos alunos escritos em vertical e sugere que coletivamente façam os acrósticos com os nomes das turma.
Seguem três exemplos para ilustrar a proposta:

É importante que no decorrer da atividade, assim como na sua finalização os alunos identifiquem os nomes por eles escolhidos, assim como a construção do acróstico, compreendendo a função deste tipo de texto e suas características, na utilização da adjetivação as palavras.

A fim de contemplar os alunos, faz-se necessário que todos os nomes da classe sejam explorados coletivamente.

Segundo momento:
Em um blocão a professora listará os nomes escolhidos pelas crianças, e numa outra folha listará as características ditas por eles.
Depois colocará no quadro os nomes, na disposição vertical, como no exemplo citado anteriormente, e ao lado de cada nome as crianças escolherão as palavras que melhor se adapte à pessoa escolhida.
Como produto final os alunos farão um cartão, para dar para um membro querido de sua família.
A professora dará uma folha de cartolina para cada criança e eles reproduzem nesta folha o nome escolhido e copiam as características, referente a cada letra.
Esta atividade poderá resultar em um lindo cartão comemorativo, pode ser feita em ocasião do Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Família.

Recursos Complementares

É uma atividade que não necessita de nenhum outro recurso além dos citados acima.

Avaliação

É importante que no decorrer da atividade, assim como na sua finalização os alunos identifiquem os nomes por eles escolhidos, assim como a construção do acróstico, compreendendo a função deste tipo de texto e suas características, na utilização da adjetivação às palavras.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.