Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


What can be done to save the Amazon rainforest?

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a manifestar suas opiniões a partir da leitura de um texto e discussões sobre a floresta amazônica. A produção oral e a compreensão oral serão feitas em inglês.

Duração das atividades
07 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante trabalhar conhecimentos sobre a preservação ambiental. Questões como: O que os alunos fazem para preservar a natureza e os recursos naturais que usam?, "Qual o impacto ambiental do lixo que produzimos?"e várias outras perguntas que trazem à tona o tema preservação ambiental podem ser discutidas, se possível, em inglês.

Estratégias e recursos da aula

Recursos necessários:

Impressões do texto sugerido e da atividade;
Laboratório de informática e/ou TV e DVD.


AULA 1

Figura 1: Ana Paula Araújo
Fonte: http://primeirafila.files.wordpress.com/2009/08/apaula.jpg (acesso em 15 de Setembro de 2009)

INFORMAÇÃO IMPORTANTE PARA O PROFESSOR: Ana Paula Araújo é uma modelo brasileira engajada na preservação da Amazônia.


Exiba o vídeo abaixo. Nele, a modelo mencionada descreve as preocupações com a floresta e relata o que faz para proteger a Amazônia.


Vídeo:
http://www.conservation.org/fmg/pages/videoplayer.aspx?videoid=20  (acesso em 15 de Setembro de 2009)

Atividade de Leitura:

Figura 2: Pessoa lendo.

Fonte:http://www.criarimagem.com.br/admin/uploads/galeria/5157-26.jpg

(acesso em 15 de Setembro de 2009)

Após assistirem o vídeo, apresente o seguinte texto aos alunos:

Figura 3: Amazônia
Fonte: http://eduardoalmeida.files.wordpress.com/2009/03/amazonia.jpg
(acesso em 15 de Setembro de 2009)

The Amazon is a region of superlatives. It spans the borders of eight countries and one overseas territory, it is the world's largest river basin and the source of one-fifth of all free-flowing fresh water on Earth. Its rain forests are the planet's largest and most luxuriant, and home to - amazingly - one in ten known species on Earth.
In the last decades, scientific research has established a clear link between the health of the Amazon and the integrity of global environment, but still only a fraction of its biological richness has been revealed. Today, rapid deforestation threatens its forests.
The battle to save Amazon's forests is also about the battle to protect ourselves. Forest destruction fuels climate change and ultimately climate change threatens our survival on earth. Scientists are telling us that we are almost out of time to prevent catastrophic climate change. They also tell us that protecting the Amazon is critical to stabilizing our climate and that we have no time to lose.
Today Brazil faces an enormous challenge: how to balance economic growth with the preservation of the Amazon rainforest.

Fonte: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/texto-sobre-a-amazonia
(acesso em 15 de Setembro de 2009)


Observação 1: Cada aluno deve ter uma cópia do texto acima.

Observação 2: Se achar necessário, visite o dicionário sugerido em Recursos Complementares.

Atividade de Compreensão textual.

1- Find out the adjectives used to describe the Amazon.

Answer: Largest and most luxuriant.
2- What is the link, in your opinion, between the Amazon and the rest of world’s environment mentioned in the text?

Answers will vary. Possible answer: The integrity of the world's environment is closely related with the Amazon rainforest.
3- What is the problem that is affecting the Amazon?

Answer: The deforestation.
4- What is the prevision, made by the scientists, in relation to the climate change?

Answers will vary. Possible answer: We will face a catastrophic climate change.
5- What is the challenge Brazil is facing with the Amazon’s deforestation?

 Answer will vary. Possible answer: Brasil needs to learn how to deal with the Amazon's preservation and the economic problems.
6- What is the text talking about?

Fonte: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/texto-sobre-a-amazonia
(acesso em 15 de Setembro de 2009)

Observação: Mostre aos alunos que com atividades iguais a essa, eles terão a habilidade de reconhecer a(s) principal(is) idéia(s) contida(s) em um texto. Diga a eles que esta estratégia de leitura é chamada de Scanning. Para mais informações sobre scan, acesse: 

http://www.veramenezes.com/leitura2.htm

(acesso em 15 de Setembro de 2009)

Corrija a atividade anterior oralmente. Todos devem participar. Incentive os estudantes a concordarem ou discordarem das respostas dadas. Introduza ou relembre as expressões: I agree with …, I strongly disagree with..., I’m not sure about that.. . etc. Dessa forma, eles vão aprender a colocar suas opiniões educadamente.

AULA 2

Após a leitura do texto e a realização/correção da atividade do mesmo, discuta com seus alunos qual a importância de preservarmos a Amazônia. Retome o assunto instigando a participação dos estudantes fazendo as seguintes perguntas:

a)- What do you know about the Amazon rainforest?
b)- Why is it important to save the Amazon? 
c)- What is the importance of the Amazon to the whole world? 
d)- What, in your opinion, should we do to protect the Amazon rainforest?

Compartilhe com seus alunos a proposta de uma gincana dentro da sala. Divida a sala em três grandes grupos. Explique que eles terão a missão de encontrar soluções que combinem o desenvolvimento econômico do Brasil e a conservação da Amazônia e que o grupo vencedor exporá suas conclusões para a escola.

Observação: Durante a gincana, o uso da língua inglesa deverá ser inc entivado. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de usar os conhecimentos prévios, tanto os da língua inglesa, como o conhecimento que já possuem sobre a Amazônia. Além disso, a atividade desenvolverá a habilidade de trabalhar em grupo.

1º passo da gincana.

Figura 4: Alunos pesquisando.

Fonte: http://www.espacovida.com.br/novo/fotos/projetos/Aula_historia_fundII/slides/PESQUISANDO%20HISTORIA%2004.jpg
(acesso em 15 de Setembro de 2009)


Peça aos alunos que façam pesquisas sobre a Amazônia. O laboratório de informática poderá ser usado nesse momento assim como enciclopédias, vídeos e outros recursos. Deixe claro aos alunos que todos os recursos usados durante a pesquisa devem ser em inglês e devem ter a bibliografia anotada, pois, ao final do trabalho os estudantes terão que entregar um relatório para o professor.

Para mais informações sobre como fazer uma bibliografia adequada, acesse: http://www.coladaweb.com/como-fazer/bibliografia

(acesso em 15 de Setembro de 2009)

Sugestão de site que pode ajudar na pesquisa dos alunos:
http://www.amazon-rainforest.org/

(Site acessado em 15 de Setembro de 2009)

AULA 3


Durante este processo, fique atento às produções de seus alunos. Neste ponto do trabalho, é importante que seja fornecido um feedback para os alunos sobre o material recolhido por eles.


2º passo da gincana.

Estabeleça os pontos em que seus alunos devem estar focados. Sorteie esses tópicos entre os três grupos formados na sala. Explique que cada grupo deverá focar e apresentar soluções que envolvam os pontos sorteados.


Observação: Estes também serão os critérios adotados posteriormente para avaliar o trabalho feito pelos alunos.

Tópicos para sorteio entre os grupos:

1. Rehabilitation and increased productivity of formerly forest ed lands.
2. Expansion of protection areas.

3. Development based on concepts of sustainable use of some existing forest .

Após o lançamento dos tópicos, eles deverão analisar as informações já coletadas na aula anterior e ver se é necessário complementar o que foi buscado. Provavelmente, eles terão que realizar uma outra busca mais específica.

Oriente-os a montar em um rascunho as idéias que surgirem, envolvendo a informação obtida por eles, durante a pesquisa, e os três pontos, anteriormente citados, que devem ser o foco do trabalho. Esteja pronto para esclarecer dúvidas sobre vocabulário e estruturas gramaticais na hora da produção.

AULA 4

Explique como será realizado o trabalho final desta gincana. Os alunos deverão montar suas propostas para os três tópicos sorteados em materiais áudio-visuais (cartazes, DVD, etc .). Lembre-se de que além da apresentação, os alunos deverão fazer um relatório para ser entregue ao professor de língua inglesa.

Sugestão para montagem do relatório: Peça aos alunos que insiram no relatório todas as etapas do processo. Incentive-os a inserir, na conclusão, as impressões e reflexões que tiveram durante todo o trabalho.

Incentive seus alunos a criar as apresentações durante as aulas de Inglês. Esta criação poderá durar 2 a 3 aulas.

APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS:

Figura 5: Apresentação de trabalhos.
Fonte: http://www.fai.com.br/portal/graduacao/fisio/normal/img02.jpg

(acesso em 15 de Setembro de 2009)


Apresentações:


1. Dentro da sala:

Observação: Enfatize que as apresentações deverão acontecer em Língua Inglesa.
Convide os outros professores para assistir as soluções encontradas para o problema de desmatamento da Amazônia. Estes profissionais ajudarão na escolha do melhor projeto. Mostre a esses colaboradores os tópicos trabalhados por cada grupo. Incentive os alunos, caso haja pessoas na platéia que não entendem a Língua Inglesa, a escolher um membro do grupo para fazer a tradução simultânea.


2. Para a escola:
Entre em contato com a imprensa da cidade para que, dessa forma, o trabalho alcance um maior público.
Convide o restante da comunidade. A presença de pais, amigos e empresários da cidade será interessante para a conclusão deste trabalho.


Sugestão de trabalho interdisciplinar: Esse trabalho poderá ser feito em conjunto com o professor de Biologia. Este profissional poderá ser encarregado de ajudar na etapa da pesquisa sobre a Amazônia (estudo sobre fauna, flora) e principalmente reforçar os problemas enfrentados e maximizados pelo desmatamento da floresta (aquecimento global).

Recursos Complementares

Dicionário bilíngüe - caso haja a chance de um acesso ao site abaixo no laboratório de informática.

RECURSO - Dictionary.com

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false

(acesso em 15 de Setembro de 2009)

Avaliação

A GINCANA, naturalmente, poderá ser usada como avaliação final da aprendizagem. Não se esqueça de definir critérios com eles, antes.

Avalie o empenho dos alunos na etapa da pesquisa sobre a floresta amazônica, bem como a quantidade e a qualidade das informações obtidas pelos eles. Se for necessário, avalie o trabalho em conjunto com o professor de Biologia. Observe também a criatividade na elaboração de soluções para os três tópicos descritos durante as aulas. Em relação a apresentação das soluções, verifique a produção escrita dos alunos (se cuidaram para não ter erros gramaticais, etc). A produção oral dos alunos deve ser avaliada durante todo o processo (meça o esforço dos alunos em se comunicarem em inglês).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.