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A Evolução dos Seres Vivos – 1 / A intencionalidade ou casualidade do processo

 

22/09/2008

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
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TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender como ocorrem as transformações nos seres vivos. Identificar os fatores que levam a essas transformações.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre cadeia alimentar, reprodução sexuada e síntese de proteínas.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/748/imagens/som.jpg

Professor, inicie a aula apresentando aos alunos o recurso de áudio disponível no portal do professor, intitulado “Alterações na evolução dos animais são descoberta de pesquisadores”.
Este áudio trata da evolução das espécies e como as mutações sofridas por elas ao longo dos séculos influencia sua seleção natural.

Dica! – Faça um download do áudio e utilize um equipamento que reproduz mp3, tocando o áudio várias vezes, solicitando para que os alunos registrem as informações apresentadas de forma sintética

O áudio recomendado está no seguinte endereço do portal do professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11078/alteracoesnaevolucaodosanimaissaodescobertasporpesquisadores.mp3


 


Promova uma análise do que foi apresentado no áudio. Organize a turma em pequenos grupos e solicite que respondam as seguintes questões:

Frase 01: “Sapos estão evoluindo a medida que se espalham, aperfeiçoando sua capacidade de adaptação à paisagem australiana.”

Questão: Que relação pode haver entre a dispersão dos sapos e sua capacidade de adaptação? Os sapos em ambientes diversos transformam-se adquirindo novas características?


Frase 02: “Corpo menor, contorcidade reduzida e pernas maiores. (traços que proporcionam maior sucesso)”

Questão: Como podem ter surgido essas alterações nas características dos sapos? Porque proporcionariam maior sucesso aos sapos que as apresentam?


Frase 03: “A fauna nativa evoluiu em resposta aos sapos (a boca de algumas espécies de cobras está diminuindo porque muitas espécies de cobras com bocas grandes estav am comendo os sapos venenosos cururus e estavam morrendo).”

Questão: Segundo o áudio a mudança ocorrida em um ser vivo provocar mudanças em outros seres. Como se pode explicar a alteração ocorrida com a população de cobras em relação aos sapos?

Dica! – Professor, você pode conseguir muitas imagens livres através do creative commons (link abaixo). Utilizando os buscadores ali disponíveis é possível encontrar imagens de todo tipo. Aí é só salvar para apresentar em DVD ou até mesmo impressas em transparências para retro-projetor.
www.creativecommons.org.br

Peça para que cada grupo apresente suas conclusões e promova um pequeno debate considerando a coerência dos pontos apresentados.

Professor, neste momento você pode apresentar o conceito básico da mutação e levar os alunos a refletirem como poderiam aplicar-se à situação apresentada no áudio.

O seguinte recurso do portal do professor apresenta, de forma simplificada, um exemplo de mutação das bases nitrogenadas de uma seqüência de DNA.
Os alunos podem visualizar o recurso no laboratório de informática no seguinte endereço:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11132/mutacao.swf
 

 
 

Caso isso não seja possível, o professor pode salvar as imagens do DNA antes e depois da mutação (utilizando o recurso print scren do computador) e apresentá-las em transparências com o uso do retro projetor.

Dica! – É interessante levar o aluno compreender que a alteração na informação genética leva à síntese de uma proteína diferente, resultando em alterações nas características do ser vivo. Discuta o que poderia provocar essa alteração: fatores ambientais, necessidades do ser vivo, ou simplesmente um acidente durante o processo de reprodução?


Questão final:
Levando em consideração o que foi discutido acima se pode concluir se a evolução / adaptação é Intencional ou Casual?


Atividade Complementar 1 – COMO SE EXPRESSAM OS GENES - DO DNA AO FENÓTIPO: O CASO DA FENILCETONÚRIA

Professor, caso haja disponibilidade de tempo poderá ser realizada esta atividade que representa o processo da síntese de proteínas e demonstra o surgimento de uma proteína defeituosa resultante de uma mutação genética.
Tem por objetivo facilitar a compreensão do mecanismo de expressão gênica, ou seja, o mecanismo que traduz as informações genéticas codificadas nos genes presentes em nosso DNA até a sua forma final, as proteínas, através do estudo da fenilcetonúria.
Está disponível no endereço abaixo, no formato pdf:
http://www.ccmn.ufrj.br/curso/trabalhos/pdf/biologia-trabalhos/genetica/genetica2.pdf


RECURSOS COMPLEMENTARES

Informações sobre o que é mutação e quais os tipos podem ser encontradas na enciclopédia wikipedia, no endereço:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Muta%C3%A7%C3%A3o

No site http://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/mutacao.htm também podem ser encontradas várias informações relacionadas ao tema mutação como: Analogia e Homologia; Mutação; Darwinismo; Fóssil; Evolução; Eras geológicas.


 

AVALIAÇÃO

AUTO-AVALIAÇÃO
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?


INICIANTE - 4,0 pontos
Não reconheço como podem surgir as diferenças entre seres da mesma espécie.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Reconheço que seres evoluem, mas são sei como o processo ocorre.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Reconheço a mutação como causadora de mudanças nos seres vivos.

MESTRE - 10,0 pontos
Percebo que a mutação provoca o surgimento de mudanças no seres vivos e estas, relacionadas com o ambiente promove o processo de evolução.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Exemplo de mutação Animação/simulação
Alterações na evolução dos animais são descoberta de pesquisadores Áudio
Recursos Complementares
Informações complementares podem ser encontradas nos sites acima.
Avaliação
A resposta a ultima questão: “A evolução / adaptação é Intencional ou Casual?” permite ao professor observar o grau de compreensão adquirido pelos alunos. Os alunos também podem ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Ao final da aula apresento um exemplo de uma rubrica a ser utilizada nesta aula.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Luane , Bahamas - disse:
    luane.flor@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da idéia de Áudio aula, muito boa mesmo. é mais fácil lembrar de certos assuntos e posso ouvir em qualquer lugar.


  • Rosilanne, particular , Acre - disse:
    pequenaboaventura@ibest.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei sua aula, criativa e instigante. Só pra ajudar da proxima vez poderia comentar as respostas das questões.


Sem classificação.
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