Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MITOS DO FOLCLORE - AULA 3

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone de Alencastre Rodrigues e Soymara Vieira Emilião

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer personagens da cultura de seu país;
• Ampliar seu repertório cultural com mais um conhecimento acerca da cultura popular brasileira;
• Desenvolver a expressão oral;
• Participar das discussões ouvindo e expressando suas opiniões.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada que correspondem a 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Informações obtidas com os familiares sobre o tema abordado.

Estratégias e recursos da aula
                                       

A professora inicia perguntando o que eles sabem sobre Folclore, e vai registrando no blocão o conhecimento das crianças acerca deste assunto. Após este registro explica à classe que folclore é um tema vasto, que envolve as pessoas, a sociedade e tudo que as cercam, mas que este será um que se restringirá somente aos mitos.
Dirigindo-se à classe pergunta se eles sabem nomear algum, ou caso já tenha surgido algum, se eles conhecem outros. Listar os conhecidos e dizer que estaremos estudando mais alguns.
Ler a lista dos mitos citados.
Sugerir a classe uma votação a fim de estabelecer um critério para a escolha da leitura desses.
Vamos imaginar que o mais votado tenha sido a MULA SEM CABEÇA. A professora distribui uma ficha, contendo um texto que fala sobre esta personagem e junto com os alunos, faz uma leitura oral, explora bem oralmente as características dessa personagem.
Depois pede para os alunos ilustrarem a MULA SEM CABEÇA, respeitando suas características, escrevendo de forma espontânea o aspecto desta personagem, que mais despertou a sua curiosidade
A professora sugere a elaboração de um cartaz com os nomes dos mitos de A a Z, onde tiver mais de um mito, através de uma votação, a turma elege apenas um nome para constar no “Alfabeto dos mitos”. Após a elaboração desta listagem, a professora pede aos alunos que copiem do quadro seu “Alfabeto dos mitos”.

Segue modelo de um Alfabeto dos Mitos.

Recursos Complementares

Folha para cópia do “Alfabeto dos mitos”.

Sugestão bibliográfica:

TITULO DO LIVRO: FOLCLORIANDO
AUTOR: Almir Piedade
ILUSTRADOR: André Vilela e Mirela Spinelli
EDITORA: ELEMENTAR

TITULO DO LIVRO: PERSONAGENS ENCANTADOS
AUTOR: INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN
EDITORA: DCL DIFUSÃO CULTURAL DO LIVRO

TITULO DO LIVRO: O MAIS ASSUSTADOR DO FOLCLORE: MONSTROS DA MITOLOGIA BRASILEIRO
AUTOR: LUCIANA GARCIA
ILUSTRADOR: ROGER CRUZ E BRUNA BRITO
EDITORA: CARAMELO

TITULO DO LIVRO: Meu Livro do Folclore
AUTOR: Ricardo Azevedo
EDITORA: Ática

TITULO DO LIVRO: MITOS, HISTÓRIAS DO MESTRE ANDRE
AUTOR: Marcelo Xavier
EDITORA: Formato

Avaliação

Verificar avanços pontuais frente aos conhecimentos prévios apresentados acerca do tema abordado.
Observar a comunicação oral, assim como a expressão de opiniões dos alunos.
Verificar como a criança apropria-se do recurso de cópia do quadro para a folha de papel.
Faz-se necessário, até mesmo a titulo de avaliação deixar o registro na sala e ao término do projeto a professora retornar e fazer um novo registro acrescentando assim os conhecimentos obtidos pelos alunos no decorrer das aulas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.