29/10/2009
Simone de Alencastre Rodrigues e Soymara Vieira Emilião
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
• Conhecer personagens da cultura de seu país;
• Ampliar seu repertório cultural com mais um conhecimento acerca da cultura popular brasileira;
• Desenvolver a expressão oral;
• Participar das discussões ouvindo e expressando suas opiniões.
Informações obtidas com os familiares sobre o tema abordado.
A professora inicia perguntando o que eles sabem sobre Folclore, e vai registrando no blocão o conhecimento das crianças acerca deste assunto. Após este registro explica à classe que folclore é um tema vasto, que envolve as pessoas, a sociedade e tudo que as cercam, mas que este será um que se restringirá somente aos mitos.
Dirigindo-se à classe pergunta se eles sabem nomear algum, ou caso já tenha surgido algum, se eles conhecem outros. Listar os conhecidos e dizer que estaremos estudando mais alguns.
Ler a lista dos mitos citados.
Sugerir a classe uma votação a fim de estabelecer um critério para a escolha da leitura desses.
Vamos imaginar que o mais votado tenha sido a MULA SEM CABEÇA. A professora distribui uma ficha, contendo um texto que fala sobre esta personagem e junto com os alunos, faz uma leitura oral, explora bem oralmente as características dessa personagem.
Depois pede para os alunos ilustrarem a MULA SEM CABEÇA, respeitando suas características, escrevendo de forma espontânea o aspecto desta personagem, que mais despertou a sua curiosidade
A professora sugere a elaboração de um cartaz com os nomes dos mitos de A a Z, onde tiver mais de um mito, através de uma votação, a turma elege apenas um nome para constar no “Alfabeto dos mitos”. Após a elaboração desta listagem, a professora pede aos alunos que copiem do quadro seu “Alfabeto dos mitos”.
Segue modelo de um Alfabeto dos Mitos.
Folha para cópia do “Alfabeto dos mitos”.
Sugestão bibliográfica:
TITULO DO LIVRO: FOLCLORIANDO
AUTOR: Almir Piedade
ILUSTRADOR: André Vilela e Mirela Spinelli
EDITORA: ELEMENTAR
TITULO DO LIVRO: PERSONAGENS ENCANTADOS
AUTOR: INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN
EDITORA: DCL DIFUSÃO CULTURAL DO LIVRO
TITULO DO LIVRO: O MAIS ASSUSTADOR DO FOLCLORE: MONSTROS DA MITOLOGIA BRASILEIRO
AUTOR: LUCIANA GARCIA
ILUSTRADOR: ROGER CRUZ E BRUNA BRITO
EDITORA: CARAMELO
TITULO DO LIVRO: Meu Livro do Folclore
AUTOR: Ricardo Azevedo
EDITORA: Ática
TITULO DO LIVRO: MITOS, HISTÓRIAS DO MESTRE ANDRE
AUTOR: Marcelo Xavier
EDITORA: Formato
Verificar avanços pontuais frente aos conhecimentos prévios apresentados acerca do tema abordado.
Observar a comunicação oral, assim como a expressão de opiniões dos alunos.
Verificar como a criança apropria-se do recurso de cópia do quadro para a folha de papel.
Faz-se necessário, até mesmo a titulo de avaliação deixar o registro na sala e ao término do projeto a professora retornar e fazer um novo registro acrescentando assim os conhecimentos obtidos pelos alunos no decorrer das aulas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!